quinta-feira, 31 de outubro de 2013

496 ANOS DE REFORMA! SERÁ QUE PRECISAMOS DE OUTRA REFORMA?

Por Jefferson Rodrigues
    Em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, um monge da ordem agostiniana de nome Martinho Lutero, iniciaria, um movimento que mudaria de vez a história da cristandade ocidental, a Reforma Protestante. Como pilar básico deste movimento estava o retorno às Escrituras e a simplicidade do Evangelho de Cristo.
     O tempo passou e hoje comemoramos 496 anos desta luz que raiou sobre as trevas medievais. Contudo, no contexto em que foi desenvolvido o movimento evangélico brasileiro, poucos cristãos, especialmente os ditos "gospels, possuem algum conhecimento do movimento que deu origem ao cristianismo protestante atual. Neste sentido, não só perdemos a memória de nossa história, como enveredamos por vários caminhos que distorceram a Verdade genuína de Cristo.Veja esta triste campanha criada pela IURD(Igreja Universal).
Lutero e Calvino teriam preferido a morte a ver isto ser chamado de igreja

       Com base nisto, procurarei apresentar de forma sucinta os 5 pilares sobre o qual se desenvolveu a fé Evangélica Protestante (principalmente o Calvinismo), da qual me considero herdeiro e propagador na atualidade(espero que vocês também!).
Os 5 pilares ficaram conhecidos como SOLAS, expressão de origem latina, que significa somente, só, ou unicamente. As “5 solas”, são: SOLA ESCRIPTURA, SOLA CHRISTUS, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLORIA. Veremos então, de forma resumida, o que cada uma destas “solas” representou para  a formação do pensamento Bibliocêntrico dos protestantes.
SOLA ESCRIPTURA: Este ponto ressalta a Palavra de Deus como ÚNICA fonte de autoridade para o Cristão (João 14.13;17.17; 2 Timóteo 3.16). Este posicionamento retira de cena a autoridade de qualquer dogma, tradição ou determinação humana que não seja centrada na Bíblia Sagrada. Portanto, nada que um “super ungido” dos tempos atuais disser valerá apena ouvir se contradisser os ensinos bíblicos, assim como foi com o Vaticano em 1517 na era da Reforma!
SOLA CHRISTUS: Somente Cristo (João 1.43-45; 14.6; Atos 3.18; 17.2-3; II Tim. 3.14-15; I Ped. 1.10-12; Rom. 1.1-3; 16.25-27)!Este deve ser o centro da mensagem cristão. Sem mediadores ou medianeira, sem falsos Evangelhos onde o homem é o centro. Somente Cristo! Sem rodeios ou enfeites. A mensagem da Cruz é o centro!
SOLA GRATIA: Aponta para a infinita misericórdia de Deus, onde somente a sua Infinita Graça nos constrange e nos aproxima de Deus (Ef 2.8,9). Somos salvos, unicamente pela Graça! Não precisamos de sacrifícios, ou de indulgencias modernas, oferecendo grandes ofertas para herdamos as bênçãos de Deus. Somente a graça de Deus nos é necessária, por isso disse o Senhor: “ a minha Graça de basta!(2 Coríntios 12.9)”
SOLA FIDE: Este artigo destaca a fé como único mecanismo de salvação do homem. A Declaração de Cambridge assim define: “Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.
Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.( Salmos 84:12, Isaías 64:6, II Crônicas 20:20, Mateus 7:22-23, Lucas 5:20, Lucas 18:10-14, Lucas 23:40-43, João 3:16, João 3:18, João 6:28-29, João 5:24, João 6:40, João 6:47, Atos 10:43, Atos 16:31, Apocalipse 14:12-13)
SOLI DEO GLORIA: Tudo deve ser feito para a Glória de Deus (Jeremias 24.7; Lucas 2.14; Atos 12.23; Romanos 4.20;11.36)! O culto, o trabalho, e toda obra deve ser centrada para agradar a Deus e não aos homens. Assim nos diz a Palavra de Deus: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”(Romanos 11.36). Assim deve ser nossa obra, TUDO DEVE SER PARA ELE. De nada adianta ter em nossos templos, todos os recursos, se contudo, não centrarmos para o Louvor e engrandecimento do Senhor Jesus. A mesma Declaração de Cambridge nos diz: Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.
Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.” Parece que vejo a tal da Teologia da prosperidade sendo alvo deste artigo, pois para tais pregadores a Glória deve ser dada aos homens e tudo, em todo tempo deve ser voltado para a satisfação pessoal!
Ao fazermos esta breve analise sobre as “5 Solas”, podemos perceber o quanto estamos distante dos princípios que nortearam a fé Evangélica e Bíblica. Que o Senhor abra nossos olhos e possamos retornar ao Evangelho baseado na Palavra de Deus!


Por uma nova Reforma,
Jefferson Rodrigues

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VIDEO COMPLETO: A ERA VARGAS POR BORIS FAUSTOS





Dica do Professor Jefferson: Devido a proximidade do ENEM e de outros vestibulares decidi postar este documentário sobre um importante período histórico do Brasil: A Era Vargas. Lembrando que este documentário é exibido por um grande historiador brasileiro, Boris Fausto. Não teremos o que reclamar de sua aula! Boa sorte e estude sempre mais!