terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vamos sorrir? Isso é mais comum do que se imagina!

Imagem: Blog Cristão confuso




Conselho da Biblia:
Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.(Efesios 5:28)
Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.(Colossenses 3:19)


Em Cristo,

Jefferson Rodrigues.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais bizus, para quem tá se preparando para o vestibular!






Da cultura grega clássica


Atenas

A primeira forma de governo em Atenas foi uma monarquia na qual o rei, um chefe militar, assumia toda a responsabilidade pelas decisões tomadas, acumulando as funções de chefe militar, político e religioso. O rei podia consultar uma assembléia da qual participavam outros guerreiros e pessoas comuns, mas a decisão final era sua. Essa forma de governo foi substituída por outra na qual as decisões cabiam a um pequeno grupo, ou seja, constituiu-se uma aristocracia, que quer dizer "governo dos melhores".

A aristocracia funcionava da seguinte maneira: o rei (basileus) continuou a existir, mas sua função era apenas a de presidir as cerimônias religiosas. O governo estava nas mãos de um grupo de pessoas denominadas eupátridas (que quer dizer "os bem-nascidos"), reunidas numa assembléia - o areópago. Para conduzir os assuntos da justiça e do exército eram designadas duas pessoas. O responsável pela justiça era denominado arconte, e o chefe militar, polemarco.

Porém, o abuso de poder da aristocracia provocou revoltas e reivindicações entre os excluídos das decisões políticas: os artesãos e comerciantes enriquecidos e os pequenos proprietários explorados. Essas reformas acabaram por transformar a forma de governo aristocrático em uma democracia através do seguinte processo: Instalou-se uma crise social, resolvida parcialmente por reformas que impediram a grande exploração dos camponeses pelos eupátridas, a escravização por dívidas e a perda das propriedades, o que ocorria devido à escassez de terras e à perda das colheitas. Além disso, atendendo às reivindicações, houve uma distribuição de obrigações e poder entre as várias classes sociais.

Essas mudanças, feitas pelo legislador Sólon, não eliminaras as diferenças entre as classes sociais, mas distribuíram o poder de acordo com as riquezas, o dinheiro substituiu a terra como fonte de poder. Sua reforma estabeleceu quatro classes de cidadãos, de acordo com a renda: a primeira, os pentakosiomédimnoi (capazes de possuir o equivalente a 500 medidas de grãos); a segunda, os hippeis, ou cavaleiros (300 medidas); a terceira, os zeugîztai (200 medidas); e a quarta classe, os tetas, ou thétes (sem rendimento, a não ser o salário).

No exército essa divisão se fazia sentir, pois só as duas primeiras classes contribuíam com impostos específicos para despesas militares e participavam da cavalaria, mantendo o próprio cavalo. A terceira classe (zeugîtai) pagava as contribuições ordinárias e participava da infantaria pesada, dos hoplitas, com armamento próprio. Os tetas estavam isentos de impostos, mas tinham o direito de participar da infantaria ligeira, cujo equipamento podiam custear, e de ser remadores na marinha.

Apesar das reformas promovidas por Sólon, as tensões persistiram, favorecendo o aparecimento dos tiranos, tanto em Atenas como nas outras cidades. Os tiranos eram aristocratas que tomavam o poder sustentados por forças militares mercenárias e com o apoio das classes inferiores, às quais prometiam favorecer, diminuindo os privilégios da aristocracia.

Depois do período das tiranias, surgiu um outro reformador, Clístenes, que atacou diretamente o princípio do direito familiar, que Sólon deixara intocado, e redividiu o território ateniense com o intuito de misturar pessoas de diferentes classes sociais.

Clístenes definiu três _tipos de divisão administrativa: as tribos*; as trítias e os demos, que deveriam seguir o princípio da igualdade. Os demos eram a menor divisão do território. Todos os atenienses deveriam estar registrados em algum deles. 0 conjunto de demos dava origem a agrupamentos maiores, as trítias, que eram trinta: dez para a cidade, dez para o litoral e dez para o interior. As trítias, por sua vez, eram agrupadas em dez tribos, da seguinte maneira: cada tribo compreendia todos os tipos de trítia; assim, as tribos misturavam os cidadãos das várias regiões, reunindo pessoas da cidade, do litoral e do interior, e com diferentes graus de riqueza. No ponto central da cidade cada tribo era representada no bouleuthérion, sede de uma assembléia composta por cinqüenta representantes de cada tribo, perfazendo um total de quinhentos elementos, a boulé. Cada tribo exercia o poder durante uma pritania, ou seja, uma das dez frações de tempo em que se dividia o ano, e que durava 35 ou 36 dias. Além disso, durante esse tempo, presidia uma outra assembléia, a ekklesía, composta por todos os cidadãos com idade acima de vinte anos.

Para completar a função das assembléias, que discutiam todos os assuntos do interesse da cidade, existiam os tribunais, alguns dos quais eram bem antigos, como o areópago. Mas, apesar da existência desses tribunais, a maior parte das questões era julgada pela heliaía, composta por seis mil jurados, sorteados entre os cidadãos maiores de trinta anos.

Esparta

O modelo espartano era bem diferente, e se desenvolveu em situação diversa da ateniense, uma vez que se constituiu a partir da dominação militar de um pequeno grupo, o dos espartanos, ou espartíatas (dórios), sobre o povo da região da Lacedemônia, ou Lacônia. Um legislador, Licurgo, a propósito de quem há muitas informações contraditórias, teria estabelecido, nó século IX a.C., as regras da cidade-estado de Esparta, que conservavam o poder nas mãos dos espartanos, uma aristocracia militar que dominava os outros dois grupos que existiam: os periecos e os hilotas.

Os periecos eram os antigos habitantes da região e formavam um grupo de homens livres, porém sem direitos políticos, apesar de terem o dever de se alistar no exército e pagar impostos. Viviam do que cultivavam nas terras que os espartanos lhes concederam em regiões pouco férteis. Podiam também dedicar-se ao comércio. Os hilotas estavam em pior condição: eram servos que moravam nas terras dos cidadãos espartanos, as quais tinham o dever de cultivar, sendo obrigados ainda a pagar uma taxa anual ao proprietário. Diferentemente do escravo, não podiam ser vendidos e eram aceitos no exército, ainda que em posição inferior à do hoplita.

O governo e a participação política eram privilégios dos espartíatas. Licurgo determinou que houvesse dois reis, um de cada uma das famílias importantes que se diziam descendentes dos invasores. Os reis tinham a função de presidir uma assembléia composta por 28 espartíatas com mais de sessenta anos, a gerúsia. Cada um de seus trinta membros - os reis e os gerontes - dispunha do mesmo poder de voto. A função da gerúsia era decidir sobre questões importantes, propor leis e julgar os crimes. Além dessa assembléia, havia ainda outra, a apela, composta por todos os espartíatas com mais de trinta anos, cuja função era indicar os membros da gerúsia e os éforos, além de discutir algumas questões, quando fosse da vontade da gerúsia. Os éforos eram cinco magistrados, eleitos todos os anos. Sua função consistia em fiscalizar a cidade, os funcionários e os reis.

Do século V a.C. ao século IV a.C., essas duas cidades, Atenas e Esparta, tiveram poder de liderança sobre as demais cidades-estados. Uniram-se para vencer os persas, porém, uma vez vitoriosas, tornaram-se forças rivais. Esparta passou a se impor às cidades do Peloponeso, formando uma liga que levou o nome de Liga do Peloponeso; e Atenas impôs seu domínio liderando a Confederação de Delos, através da qual se fortaleceu militar e culturalmente, atraindo muitos pensadores e artistas de vários pontos da Grécia. As duas ligas enfrentaram-se mutuamente, enfraqueceram-se e permitiram o surgimento de outras lideranças: a cidade de Tebas, por um curto período, e depois o reino da Macedônia, situado ao norte da Grécia e que mantinha com ela relações amigáveis.

No século IV a.C. o trono da Macedônia foi ocupado por Filipe, que tinha como objetivo estender seus domínios para o sul, adotando para isso a estratégia de ocupar as cidades gregas, a partir de um sistema de alianças, que tinham como justificativa investir contra os persas. Muitas cidades gregas, porém, não se interessaram pela proposta, uma vez que não havia real ameaça persa. Nos casos em que os acordos não foram feitos, as pretensões de Filipe da Macedônia realizaram-se através de conquistas militares, como ocorreu com Tebas e com a maioria das cidades gregas, que passaram a constituir o Império Macedônico. Esse período é chamado de helenístico.

Depois desse panorama inicial do passado grego, vamos, através de documentos, examinar qual a relação dos grupos sociais na pólis, qual o lugar dos deuses, dos mitos e dos heróis mitológicos nesse mundo, e como o poder dos grupos dominantes se instituiu e foi se transformando devido às tensões sociais. Para isso utilizamo-nos de fontes escritas: poesias, textos de pensadores, de legisladores, de historiadores e de dramaturgos; fazemos uso também de documentos relativos à cultura material: desenhos realizados pela missão arqueológica francesa, em fins do século passado, a partir de vasos e baixos-relevos decorados com cenas do cotidiano e da mitologia grega. Além dessas fontes, há plantas desenhadas a partir das reconstituições arqueológicas.


Fonte:http://www.culturabrasil.org/grecia.htm

sábado, 6 de agosto de 2011

Desconstruir para construir.



Texto base: “Jesus respondeu e disse-lhes: derribarei este templo e em três dias o levantarei” (João 2.19)

Não faz muitos dias que terminei uma reforma (reforma?) na minha casa. Meus amados, foi coisa de louco! Quebrava parede, erguia outras, quebrava piso, assentava novos, lixava massa, fixava colunas... Ufa! Fico cansado só em relembrar! E minhas anotações, livros, materiais? Não tinha nem idéia onde eles estavam. A casa estava de cabeça para baixo. Mas passado todo este sufoco, muita correria, muito nervosismo e algum tempo depois (confesso que parecia uma eternidade) posso hoje contemplar a reforma (ou construção) acabada. Para minhas condições financeiras (QUE NÃO SÃO AS MAIORES, DEVE SER PORQUE NÃO PARTICIPO DE NENHUMA FOGUEIRA DA PROSPERIDADE...OPS..FOI MAL) ficou maravilhosa minha casinha e só tenho que louvar a Deus por tudo que Ele me concedeu. Agora tudo está organizado, minhas coisas estão bem organizadas, tudo tem mais espaço e seu lugar específico, inclusive o quarto de minha filha ficou pronto e bem do jeito que minha esposa queria.

Você deve estar se perguntando, qual a ligação que esse fato tem com o texto base? Bem, pelo que os amados perceberam, eu passei por momentos bem desagradáveis para reconstruir minha casa. Na vida dos cristãos, iniciando pelo próprio Jesus, às vezes temos que enfrentar estas reformas, estas reconstruções, são momentos desagradáveis que pensamos realmente em desistir, pensamos: Ah se eu não tivesse feito esta escolha, talvez minha vida estaria mais tranqüila! Mas será que esta aparente tranqüilidade valeria apena?

Lembremos do próprio Mestre, se Jesus tivesse decidido ficar em sua posição de Deus, nos altos Céus, o que teria acontecido com nossa alma, ou com nossa divida para com Deus? Antes, Ele se fez homem e padeceu por todos nós (Felipenses 2.8). Foi um momento difícil, Jesus teve que enfrentar açoite, humilhação, rejeição e por fim a dura cruz(Mateus 27.26-56), tudo por amor a mim e a você. Parece fácil? Com certeza não! Mas Jesus sabia que o Pai tinha um propósito ainda maior com aquele sacrifício, pois “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”(Felipenses 2.10,11). Ele sabia que tudo aquilo que estava passando daria frutos excelentes, pois Ele mesmo já havia afirmado que [...] se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.”(João 12.24).

Jesus nos deu o exemplo! Às vezes podemos passar por momentos que parecem duros demais, difíceis demais. Momentos em que achamos que nossa vida está de pernas para o ar, não achamos mais a direção em que seguir. Entenda que para se obter uma “bela reforma” é preciso quebrar, mudar, transformar! É preciso reconstruir! Isto pode parecer doloroso, mas saiba que quando tudo está nas mãos do Eterno Criador (Salmos 139) a tarefa é bem mais fácil (Mateus 6:25-34). É necessário confiarmos no Senhor, esperar Nele, como diz o salmista “por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.”(Salmos 43:5). Saiba que Deus tem sempre o melhor para nós, podemos não compreender o motivo de estar passando por esta “loucura” em nossas vidas, mas de uma coisa tenha certeza é depois de uma grande desconstrução que podemos refazer, renovar e contemplar como a reforma divina em nossas vidas foi perfeita, assim diz o Senhor: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei paz[...]”(Ageu 2:9)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Voz da Verdade: É possível negar a Trindade sem rejeitar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra?


Continua crescendo o número de cristãos (cristãos?) que se dizem contrários à doutrina da Trindade. Seria possível alguém negar essa doutrina sem rejeitar a Palavra de Deus e o Deus da Palavra? Alguém pode ser cristão e, ao mesmo tempo, oponente da Trindade?

A doutrina da Trindade é uma das mais atacadas por movimentos pseudocristãos, dentre eles os unicistas. E, no Brasil, eles têm sido bastante convincentes na propagação de suas heresias antitrinitárias, principalmente por receberem o apoio de pastores, pregadores, cantores e líderes de louvor frouxos, sem compromisso com a sã doutrina, que valorizam as belas melodias de um famoso conjunto que diz ter a “voz da verdade”, ignorando a voz do Bom Pastor (Jo 10.27), a qual não poderá ser ignorada naquele grande Dia (Mt 7.21-23).

Viajo muito pelo Brasil e vejo que várias pessoas desavisadas, não somente apreciam os “louvores” aparentemente cristocêntricos do aludido conjunto, como também não valorizam muito a Trindade. Agem como se ela não fosse uma doutrina fundamental e inegociável.

Ora, Deus é uno e, ao mesmo tempo, triúno (Gn 1.1,26; 3.22; 11.7; Dt 6.4; 1 Jo 5.7). O Pai, o Filho e o Espírito são três divinas e distintas Pessoas. Ou seja, a Trindade implica tripessoalidade, e não triteísmo. E essa verdade contida nas Escrituras, a despeito de transcender a razão humana, deve ser aceita alegremente, pela fé, por toda pessoa que se diz cristã (1 Tm 4.6).

As três divinas Pessoas da Trindade são coeternas e iguais entre si. Mas, em suas operações concernentes à criação e à redenção, Deus, o Pai, planejou a criação de tudo (Ef 3.9); Deus, o Filho, executou o plano, criando (Jo 1.3; Cl 1.16; Hb 1.2; 11.3); e Deus, o Espírito Santo, vivificou, ordenou, pôs tudo, todo o universo, em ação: desde a partícula infinitesimal e invisível até ao super-macroscópico objeto existente (Jó 33.4; Jo 6.63; Gl 6.8; Sl 33.6; Tt 3.5). Ou seja, o Pai domina, o Filho realiza, e o Espírito Santo vivifica, preserva e sustenta.

Na redenção da humanidade, o Pai planejou a salvação, no céu (Jo 3.16; Gl 4.4,5); o Filho consumou-a, na terra (Jo 17.4,5; 19.30); e o Espírito Santo realiza e aplica essa tão grande salvação à pessoa humana (Jo 16.8-11; Tt 3.5). Contudo, num exame cuidadoso da Bíblia, vemos que, em qualquer desses atos divinos, as três Pessoas da Trindade estão presentes (cf. 2 Co 5.19; Jo 14.23; 16.23, etc.).

Uma tentativa de definição do trino Deus é: Deus Pai é a plenitude da divindade invisível (Jo 1.18); Deus Filho é a plenitude da divindade manifesta (Jo 1.1-17); Deus Espírito Santo é a plenitude da divindade operando na criatura (1 Co 2.12-16).

Para os sentidos físicos do homem, por condescendência de Deus, vemos as três Pessoas da Trindade no batismo de Jesus. O Pai eterno falou do céu, o Espírito Santo desceu em forma visível de pomba, e o Filho estava sendo batizado no rio Jordão, para cumprir toda a justiça (Mt 3.16,17). Daí a fórmula batismal deixada por Jesus mencionar a tripessoalidade divina (Mt 28.19 [aqui, o termo “nome” não é mencionado três vezes porque tem função distributiva]).

É claro que a Trindade é um mistério para nós. Se a unidade composta do homem — espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23) — continua como um fato inexplicável para a ciência e para os homens mais sábios e santos, quanto mais a triunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Mas o fato de não a compreendermos jamais deveria ser um motivo para a rejeitarmos! Afinal, as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Co 2.15). E nós, que temos a mente de Cristo (v.16), devemos discernir bem tudo.



Autor: Pastor Ciro Sanches Zibordi



Nota do editor: Vejo nesta postagem como Deus é maravilhoso, estava procurando tempo para escrever sobre este tema, em especial, por que nestes dias, aqui em Teresina, estão realizando a divulgação do Show deste grupo que se declara "unicista" e portanto, se auto declara uma seita. Agora se você pensa que é implicação, ou coisa de crente quadrado, com esta postagem feita por um dos mais respeitado teólogos das Assembleias de Deus do Brasil, pastor Ciro Sanches, talvez você mude de opinião.


Fonte: Blog do Ciro

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dr. Morris Cerullo: Conheça o controverso braço direito do Pastor Silas Malafaia em campanhas polêmicas



Assim como se intitulou e gosta de ser chamado, Dr. Morris Cerullo é um dos Pastores Internacionais da Igreja Assembléia de Deus e sócio majoritário dos escritórios do MCWE – Morris Cerullo World Evangelism – o centro do controle missionário, mas não exerce a função de pastor nem é membro de nenhuma igreja local ou congregação.

A associação Vitória em Cristo (do Pastor Silas Malafaia) afirma que Cerullo “é considerado uma das maiores autoridades mundiais em oração e batalha espiritual”, juntos eles estão lançando uma campanha de prosperidade onde os fiéis estarão doando R$ 911,00 em prol de receberem uma “multiplicação financeira” prometida.

Cerullo perdeu os pais quando criança aos 2 anos de idade e foi criado em um orfanato Judeu Ortodoxo, onde teve uma experiência, na qual segundo ele foi levado para fora para fora do orfanato por dois seres celestiais e viu a Deus face a face, então aceitou verdadeiramente a Jesus como senhor e salvador de sua vida e a partir desta que ele deu início ao seu ministério. Ele afirma que após essa experiência as pessoas devem olhar para seu rosto sempre, pois ali verão a face do próprio Deus.

Formado em 1953 na Escola Divindade em de Nova York , começou a ministrar ao lado e auxiliado de então na época sua noiva e hoje esposa Theresa, com a qual tem três filhos. Hoje possui várias entidades voltadas ao evangelísmo como a School of Ministry (Escola de Ministério, em tradução livre) que é similar a Eslavec, escola de líderes do Pastor Silas Malafaia.

  • Denúncias


Apesar de seu “bem sucedido” e conhecido ministério, o Dr. Cerullo é causador de grandes polêmicas devido sua forma de abordagem a cerca da prosperidade financeira de fiéis e de meios para obtê-la.

Hoje desligado de qualquer proximidade com o doutor, John Paul Warren, um respeitado pastor da terceira geração de assembleianos que já trabalhou para Cerullo em parceria no seu ministério, entrou com uma ação na justiça contra a organização, depois de confrontar Morris Cerullo quanto a maneira segundo ele, “antiética e as técnicas que ele usa para recolher ofertas do povo”, a ação foi movida em maio de 2000 na corte superior do condado de San Diego e aceita, sendo esta a segunda ação judicial movida contra ele.

Warren diz que Cerullo se apresenta como “Dr. Cerullo”onde quer que seja, mesmo que não tenha nenhuma formação acadêmica e nem mesmo se quer merecimento para ser chamado como tal. Conta também que logo que o evangelista Jim Bakker caiu em pecado e foi condenado e enviado a uma prisão federal por fraude, ele levantou milhões de dólares para comprar suas propriedades.

Segundo ex-parceiro, que participou de muitas viagens com Cerullo, ele afirma conseguir prever o futuro e curar os enfermos. Em algumas de suas pregações o pastor afirma que ele usa expressões como “entreguem-me suas carteiras de dinheiro” e “olhem para o profeta de Deus”.

Dean Broyles, um dos procuradores de Wanrren, diz que o alvo principal de Cerullo é levantar milhões de dólares em nome de Deus para poder manter seu estilo de vida esbanjador tanto nos Estados Unidos como no além-mar.

As acusações feitas por John Paul Warren, são um tanto quanto graves:

  • “Cerullo faz muitas promessas aos seus contribuintes, promessas que ele sabe não poder cumprir. Levanta dinheiro para projetos populares, consegue contribuições, mas nunca leva adiante os projetos e fica com o dinheiro (…) mercadeja o evangelho para fins de enriquecimento pessoal”
  • Assim que assumiu a direção dos escritórios da organização de Jim Bakker, Cerullo usava status de filantropia da MCWE para ganhos pessoais. Os procuradores de Warren afirmam, segundo uma fonte, 70% da receita de Cerullo vem de atividades comerciais da organização, o que bate de frente com a atividade filantrópica que lhe dá isenção de impostos e que sempre houveram problemas dentro da organização, sendo processado por muitos de seus ex-funcionários, devido a violações dos direitos na América.
  • Também segundo os procuradores, Cerullo está impedido de pregar na televisão da Inglaterra a menos que prove que realizou todos os milagres de cura ditos e mostrados.

O prucurador Hunter Lundy, questiona as atitudes e o estilo de vida levado por Cerullo, se seria correto para um pregador do evangelho e afirma, “Cerullo vive numa mansão confortável de doze milhões de dólares na área mais cara do Rancho Santa Fé, bairro de classe alta próximo a San Diego na California. A organização MCWE possui e controla várias propriedades, carros de luxo e um jatinho particular de 50 milhões de dólares decorado com detalhes em ouro, além de outros de menor porte. Ele declarou que seus bens valem hoje mais de cem milhões de dólares”, disse.

A intenção de John Paulo Warren ao entrar com uma ação contra Dr. Morris Cerullo é alertar aos cristãos da América sobre o verdadeiro caráter de Cerullo, pois segundo ele, durante dois anos, lhe pediu que se submetesse à liderança de uma igreja para poder ser corrigido, mas Cerullo sempre rejeitou. Warren se diz testemunha ocular em primeira mão por ter viajado muito ao lado de Cerullo e então decidiu levar seu ex-chefe à Corte.

Informações dizem que a corte de apelação do Estado da Califórnia declarou em 3 de janeiro de 2002 que a organização de Morris Cerullo, com base em San Diego está imune de litígios sob a Primeira Emenda, que orienta as cortes a não se envolverem em disputas internas de grupos religiosos.

Judaísmo

Morris Cerullo se considera um judeu cristão e tem presença forte entre adeptos desta religião já que também prega a teologia da prosperidade para eles sob a alegação que o dinheiro que doaram será para o trabalho missionário judeu.

Por outro lado na Europa o doutor pedia dinheiro para que panfletos fossem enviados a famílias judias afim que elas se tornassem cristãs. A atitude fez com que até o reverendo evangélico Chris Write condenasse a ação: “espiritualmente pervertida e pastoralmente desastroso”, disse.

Embora não haver nenhum processo por isso registrado contra o pregador, a grande maioria dos rabinos condena as suas pregações e o acusam de ser “anti-missionário” e ter praticas enganosas.

Problemas na Europa

Embora ser americano e hoje esteja entrando com seu ministério e produtos no Brasil, a anos o doutor já está na Europa onde inicialmente foi bem sucedido, mas hoje está envolto a polêmicas, controvérsias e até mortes.

No ano de 1991 seu programa no Reino Unido, o “Vitória com Morris Cerullo”, ganhou um aviso especial sendo exibido todas as vezes antes de ir ao ar, em destaque as emissoras que transmitiam seu programa tinham que alertar que os relatos de cura e prosperidade das pessoas que testemunhavam ali não tinham qualquer prova de veracidade, o mesmo valia para as palavras do líder evangélico. Hoje em dia nem sequer o programa é exibido na Inglaterra já que foi proibido pelos mesmos motivos de 1991.

Mortes

Cerullo é famoso por seus eventos em que após muita pregação e recolhimento de ofertas, afirma curar as pessoas. Apesar dos cartazes de pessoas levantando de cadeiras de rodas e outras demonstrações conhecidas de cura, existem vários casos de pessoas que morreram após acreditar no doutor sem igreja. Um dos casos mais famosos aconteceu nos Estados Unidos quando uma idosa chamada Audrey Reynolds parou de tomar seus remédios para epilepsia após receber a cura de Morris e acabou morrendo dias depois em sua banheira. Uma criança de quatro anos com câncer também morreu após crer no pregador.

Na Índia, em 1991, foi realizado um grande evento liderado por Morris onde reuniu cerca de 30 mil pessoas pobres e doentes, após duas horas de pregação o líder declarou cura aos adeptos e nada aconteceu, a confusão foi tamanha que membros do público subiram ao palco para desafia-lo a provar seu dom. No final, sob os gritos de “fraude” e “curandeiro”, Morris Cerullo foi expulso da Índia pela polícia e declarado “persona non grata” pelo governo.

Hoje e Brasil

O ministério do Dr. Morris Cerullo mudou, o tema agora é menos cura e mais prosperidade financeira através da Teologia da Prosperidade, a alta arrecadação de dinheiro continua. O doutor está chegando ao Brasil através do Pastor Silas Malafaia com campanhas que se dizem afim de ajudar o ministério do pastor brasileiro e abençoar financeiramente os adeptos. Os livros do pregador americano são vendidos no Brasil através das empresas de Malafaia que também o leva para seus eventos de treinamento de pastores, afim de ensina-los o que Cerullo prega.

Nas recentes campanhas que Cerullo fez com Malafaia, em todas os adeptos recebiam gratuitamente os ensinamentos do Dr. Morris Cerullo em suas casas.

Fonte: Gospel+

Nota do editor: Decidi publicar esta postagem por perceber que a muito o pastor Silas vem usando deste pregador para vender uma "benção" que, a meu ver, estrapola as promessas bíblicas. Confesso aos amados que ainda consigo enxergar no pastor Silas um evangelho biblico, contudo vejo em suas campanhas o triste apelo a uma prosperidade exacerbada, que só gera constrangimento aos telespectadores de seu programa. O Evangelho de Cristo é bem mais que riquezas materiais ou unção finaceira, o proprio Cristo nos deu este exemplo(Mateus 6.33;Felipenses 2.8) prefiro ficar com o apostolo Paulo que afirmou o que verdadeiramente é o Reino de Deus: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."(Romanos 14.7), ou seja, as coisas do Reino de Deus estão além da mera aparência exterior(Lucas 17.20), não podemos restringir estas bençãos a riqueza, saúde, ritos religiosos ou qualquer coisa similar, pois a verdadeira riqueza está em esperar na divina promessa de Cristo, conforme afirma João: "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna."(1 João 2.25)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Rapidinha: Qual será a igreja deles?


"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."(Galatas 5.14)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O legado de Amy Winehouse




há algum tempo tenho acompanhado com algum interesse as notícias acerca dos devaneios da cantoraAmy Winehouse.

Não conheço, nem tenho interesse algum nas suas músicas; contudo, como que percebendo um estilo de vida semelhante a muitos outros no passado que, já o vimos, rapidamente se arrastam para um fim que surge bem antes do que seria normal,fiquei atento a esta jovem estrela da música.

Assim foi com a jovem Amy: drogas e álcool minaram a sua saúde, física e mental, ao ponto da sua vida ter terminado antes dos 28 anos. Depois de em poucos anos ter granjeado uma vasta legião se admiradores, agora já nada mais sabe nem pode fazer...

Contudo, ao fazer uma análise rigorosa do impacto que a sua morte terá, não devemos escamotear a verdade em prol de uma homenagem hipócrita, muito habitual sempre que alguém desaparece.

Assim, não restam dúvidas que os seus trabalhos musicais continuarão a ser vendidos e apreciados por aqueles que até agora sempre a seguiram, e mesmo outros. Mas outra certeza eu tenho: não mais Amy será um mau exemplo de conduta social e moral para jovens e adultos.
Façamos honestamente a pergunta: que bem deixa Amy ao seu próximo e à humanidade?

Pois bem, o seu comportamento desregrado nada de bom recomenda; consumo (e em excesso) de drogas e álcool, detenção por condução estando embriagada e agressão, frequentes desavenças com o ex-marido, eis o legado que também deixa aos que quiserem recordar tudo quanto Amy foi.

Sinceramente, não sou capaz de perceber (nem devo fazê-lo) se foi o copo da paciência de Deus que transbordou ou se foi quem a instrumentalizou durante este tempo que decidiu que não precisava mais usá-la ou que ela lhe seria mais útil depois de morta. Mas daquilo que não me restam dúvidas é: Amy não terá mais comportamentos errados que passem um mau modelo aos jovens.

E se acha que estou a ser insensível para com alguém que, tragicamente, perdeu a vida,relembro a sensibilidade que Deus exige a cada jovem, incluindo Amy:
"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo" (Eclesiastes 11:9).
Tal e qual muitos outros, só falta um capítulo na vida desta jovem: o final acerto de contas com Deus. Oxalá no fim dos seus dias, no coração dela tenha restado algo que não conseguimos por agora saber...


Fonte: Excelente crítica enviada para o Historia com Cristo pelo irmão Samuel Maia
Postado por: Jefferson Rodrigues