sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PASTORADO FEMININO? O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O TEMA?

 Por Jefferson Rodrigues
Mulheres pastoras? Serão novos tempos na Assembleia de Deus? Sem dúvidas não vejo pergunta mais adequada do que esta para a recente notícia da ordenação à pastora da ex Senadora e ministra do meio ambiente Marina Silva (CLIQUE E VEJA A NOTÍCIA)! Minha surpresa se dá principalmente em razão do extraordinário fato acontecer dentro de uma denominação enraizada em suas próprias tradições e costumes como é o caso da AD. Mas não poderia concluir sem deixar a provocação: é Bíblico o ministério pastoral feminino?

Mesmo diante dos diversos pontos contrários a minha posição (sei que existirão muitos), não consigo visualizar numa análise clara a luz da Palavra de Deus a possibilidade de uma mulher exercer a função pastoral. Falo não com um olhar machista como muitos (as) já estão me taxando, mas falo do ponto de vista Bíblico. NÃO HÁ qualquer referência ao papel pastoral feminino na Palavra. Este fato de modo algum desmerece a importância da mulher, especialmente no ministério de Jesus, pois elas foram presentes em toda a sua trajetória na Terra, em sua vida (Lucas 1. 26; João 8.10), morte (João 19.25) e ressurreição, inclusive tendo Ele primeiramente se manifestado a uma mulher, no caso Maria Madalena, após sua ressurreição (Mateus 28.1).
Com isto entendemos que realmente o Mestre Jesus valorizou sobremaneira o papel feminino, contudo, em momento algum concedeu o papel de liderança da Igreja a mulher, como fica claro em todo livro de Atos (Atos 15.7), ou ainda através  da afirmação do próprio apostolo Paulo, que diz: “Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão[...]”(Gálatas 2.9)
Sei que há inúmeras idéias favoráveis a ordenação feminina, contudo, para validar tais posições torna-se necessário um enorme malabarismo cultural, e uma exegese extravagante aos textos neotestamentários. Não quero com isto, negar que o fator cultural e temporal deve ser observado. Acredito que sim! Antes porém, creio que se Deus não concedeu tal posição a mulher, nem deixou em sua Palavra subsidio para tal, nós não deveríamos forçar uma situação contraria.
Em outra oportunidade, falaremos mais sobre o tema. Amém?
Em Cristo,
 Jefferson Rodrigues

10 comentários:

  1. A Bíblia não ensina nem unção pra pastores homens, muito menos unção pra pastoras mulheres, o que devemos fazer então, deixar de extravagancias e viver o modo simples sem unções e com pratica de vida como foram todos os exemplos das mulheres citadas nas cartas de paulo que nunca receberam unção nenhuma!
    METANÓIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcio! Valeu pela sua contribuição em nosso humilde espaço. Que o Senhor te abençoe ricamente!
      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  2. "Mulheres estão sendo levantadas á cargos de Pastoras em várias igrejas, inclusive á apostolas, sabe por que? Porque muitos são os homens que se diz ser de Deus e ter chamado, estão escandalizando a obra do Senhor, já outros não querem saber de Deus! Amado Pastor com todo respeito,se eu e você não pregarmos a palavra de Deus, em breve Deus estará não usando mais a raça humana mais os animais ou até pedras!“Se não falarmos, as pedras falarão” ( cf. Lc 19,40) “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc16, 15). Se ser Pastora fosse abobinável aos olhos de Deus, ou um fato de um dos acontecimentos dos fins dos tempos estaria escrito na Biblia, e isso não está! Precisamos ser humildes e sábios, e deixar Deus usar seus vazos independente de sexo ou raça etc..., quem somos nós para impedir a vontade de escolha de Deus? Homem nenhum nessa terra tem poder para impedir que uma mulher seja consagrada e ungida a Pastora? Não sou assembleiana, sou membro da Igreja Metodista Wesleyana´e recém convertida e tenho observado às mudanças de hábitos e costumes que a igreja Assembléia de Deus vem passando, só vem demonstrando que estão cada vez mais vivendo o Amor de Deus, e não mais em religiosidade, preucupados com aparências e a vida do outro! Isso siguinifica ouvir a voz de Deus, pois o que está na Biblia não pode ser apagada e também não mais acrescentada, más através da nossa verdadeira comunhão (adoração)á Deus podemos ouvir do Espirito Santo orientações em coisas que está além do entendimento do homem do passado! Eu creio no que estou relatando aqui pois foi o que Deus revelou no meu coração. Portanto senhores cavalheiros se vós não cumprir o seu chamado para proclamar o evangelho e também em outras funções tão masculinas, mulheres ocuparão o seu lugar na historia! E assim também é um aviso á nós mulheres. Que Deus abençõe a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada irmã Perola Abençoada, em momento algum podemos impedir das amadas irmãs proclamarem o Evangelho. Jesus nos ordenou que TODOS deveriamos pregar o Evangelho, inclusive foi uma mulher que levou a noticia da ressureição do mestre (Mateus 28). O fato contestado é a ordenação de mulheres para a liderança total de uma congreação, como falei anteriormente e repito, NÃO HÁ respaldo Biblico para tal fato.
      Ademais, sei da importancia cabal das mulheres para o crescimento do Reino e espero que o Senhor Jesus levante cada dia servas dispostas a fazer a vontade de Deus, conforme nossa irmã Maria (Lucas 1.25) e tantas outras que a Biblia nos apresenta.
      Que o Pai celeste continue abençoando a sua vida ricamente!

      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  3. Tem sido uma prática de longa data essa da ordenação feminina que se encontra agora com o levantamento de apóstolos, com os novos profeta, com batalha espiritual repaginada, com teologias sistemática de antanho reeditadas, com a reconfiguração da figura do pastor reduzida a mero servidor menor dentro de uma igreja cada vez mais institucionalizada que assume perfil comercial , empresarial. Convém aos teólogos estarem debruçados sobre estes problemas e produzir um conjuntos de reflexões que resgatem "o oráculo de Iaweh nas Escrituras" e que tenha espaço e fôlego para contemplar outros temas como a questão dos fetos anencéfalos,a virtualidade, a hipertextualidade, os núcleos familiares constituídos a partir da homossexualidade, as muitas questões que envolvem gênero, os novos paradigmas nos processos de ensinagem e de aprendizagem, a inteligência artificial, as economias "glocalizadas", a possibilidade do fim do império norte-americano frente à expansão islâmica ou das culturas asiáticas, etc. Sem essa reflexão estaremos lançando material de construção a esmo sem, na verdade, edificar coisa algumna que glorifique ao Único Soberano Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago Nogueira, obrigado pela sua participação. Precisamos como Igreja, nos debruçar sobre temas odiernos, não apenas vivermos como se já estivessemos no céu, por isso, acredito ser de grande valor o debate sobre temas sociais e antropologicos com o propósito de compreender a estrutura social vigente e a partir dai adotar posicionamentos que sejam coerentes e tenham como base a Palavra de Deus.

      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  4. Muito bem colocado, o senhor não deixou respaldo bíblico para que mulheres exercessem liderança pastoral de uma igreja, mas sima o homem que deve ser o cabeça tbm no casamento. Em contrapartida, a mulher tem um papel fundamental como auxiliadora do homem no casamento(embora muitos não reconheçam) e tbm no "IDE" de Jesus. Em nada as mulheres são menosprezadas ou diminuídas. Discordo tbm do pastorado feminino, mas não vejo problema algum em a mulher falar de Cristo ou até mesmo levar a Palavra de Deus. Parabéns pelo post e pelo seu blog! Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, seja bem vinda a nosso espaço de discussão! E saiba que sem as mulheres, nossas vidas e ministérios estariam incompleto. Por isso reafirmo, que mulher é um presente de Deus tanto para a obra Sua obra como para nós, homens!

      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É Bíblico o ministério pastoral feminino? Eu poderia então formular uma pergunta parecida: Está na bíblia a palavra Trindade? Não há referência bíblica recomendando o Pastorado a mulheres? Tem algum proibindo?
    Ora, não há como ser bíblico com referência a capacidade intelectual das mulheres no ensinar. Há muito mais mulheres com um saber SÁBIO extraordinário dado por Deus do que se imagina! Não entendo como uma mulher que tendo a graça de Deus, possa gerar um Filho, Instruí-lo, educá-lo, desenvolver quaisquer habilidades a que se proponha, e não possa vir a ser uma simples pastora! Afinal o que é ser mãe senão, alguém que pastoreia=cuida de seus filhos. Ser Pastor não é pertencer a uma casta superior à toda a humanidade, mais quem tem apenas uma responsabilidade maior dada por Deus, o mesmo que capacita homens, capacita mulheres! Agora se quer questionar uma mulher que guia sozinha uma igreja tendo marido, essa eu ainda não vi!

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!