segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SIMPATIAS GOSPEIS: A LAMA E O CUSPE DE JESUS.

Por Jefferson Rodrigues
 
Texto base: Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.”(João 9.6)

Em tempos de “simpatias gospeis” e um triste “retorno a fábulas de velhas loucas”(1 Timóteo 4.7), muitos falsos profetas com o intuito de venderem suas bugigangas “gospil”, invetam todo tipo de amuleto, como rosas ungidas, óleo santo de Israel (mas que na verdade e o velho e bom óleo de soja), terra santa de Israel, sal grosso e um monte de coisinhas (geralmente “vindas” de Israel, ou quem sabe da China), enfim, são vários os mecanismos para arrecadar o dinheiro do povo. E para justificar suas baboseiras, utilizam-se do texto de João 9.6 para tentar justificar suas práticas injustificáveis. 
Daremos a seguir algumas explicações sobre o texto em destaque, focando sempre em seu aspecto interpretativo amplo e pleno. Vejamos o que nos diz o contexto do texto:
Este cego era diferente dos demais que Jesus havia curado. Ele era cego de nascença (João 9.1)! Isto significa que não possuía a estrutura ocular de uma pessoa que ficou cega no decorrer de sua vida e por este motivo era mais improvável ainda que retornasse a enxergar. Por conta desta situação, havia o entendimento que ele ou ainda seus pais teriam praticado algo terrível contra o Senhor e, portanto, não seria digno da misericórdia do Senhor, nem dos cuidados humanos. Assim Jesus viu neste homem a oportunidade impar para manifestar seu poder Divino, e foi isto que o Mestre Jesus fez!
Jesus sendo autor da vida e do universo (Genesis 1.1,26; João 1.1-3) viu neste homem a oportunidade de mostrar a todos que já haviam convivido com ele, bem como aos sacerdotes do templo, que Ele, Jesus é o autor da vida e, portanto, podia trazer do nada a existência da vida, como já havia feito no início da criação. Desta forma, como este homem cego não possuía os nervos óticos, e provavelmente as demais estruturas oculares que possibilitam uma pessoa enxergar, Jesus mostrava-se Deus naquele momento, ao restaurar a visão deste homem.
Você talvez esteja se perguntando: E a lama (lodo) e o cuspe de Jesus? Mais uma prova de como Jesus é Deus. Pois da mesma forma como o pó da Terra foi utilizado para criar o homem e com o sopro do Senhor lhe sobreveio o espírito de vida (Genesis 2.7), assim Jesus apropriou-se destes mesmos elementos para ilustrar seu poder criador, fazendo lodo com a saliva de Sua boca e com pó da terra (v.6), trazendo à existência aquilo que antes não existia e levando todos a uma profunda reflexão sobre seu poder criador.
Talvez você continue: Mas e o tanque de Siloé, ele era um local sagrado? O Senhor Jesus nunca precisou de locais sagrados para manifestar seu poder (João 5.2-8). A questão é muito simples, este tanque era amplamente utilizado para o abastecimento da comunidade e, portanto, muitas pessoas poderiam contemplar a ação de Deus na vida de uma pessoa. E foi justamente isto que aconteceu! Aquele cego testemunhou dos milagres de Jesus a todos, inclusive as autoridades judaicas (João 9.15, 30,31) e finalizou revendo o Mestre e fazendo algo que evidenciou todo o nosso discurso, pois ele tomou uma atitude que só se deve a Deus, ou seja, ele ADOROU ao Senhor Jesus (João 9.38), reafirmando a divindade de Cristo.
Meus amados irmãos, não sejam levados por curandeiros modernos com suas simpatias, mas estejam atentos a voz daquEle que é o autor da vida e nos concede as suas infinitas misericórdias, esperando de nós apenas a nossa fé e fidelidade (Efésios 2.8, Hebreus 11.6). Que o Senhor abra os olhos desta nação!


Confiando em Cristo,

Jefferson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!