quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUEM BRINCA COM FOGO ACABA SE QUEIMANDO! E QUEM BRINCA COM COBRAS?


Quem nunca ouviu a mãe gritar: “menino, quem brinca com fogo acaba se queimando?!” Apesar da aparecia de simples chavão popular, esta advertência tem muito a nos ensinar na esfera bíblico/teológica, especialmente com os últimos acontecimentos tevisionados pela IURD...ops...pela Rede Record.
Nestes últimos dias fui bombardeado com perguntas sobre esta reportagem, exibida no ultimo domingo (12/06/2012) pela Rede Record de televisão. No referido programa foram apresentadas cenas de um ritual, supostamente evangélico/cristão, que acontecia nos Estados Unidos. Neste ritual, “pastores” brincavam com cobras venenosas, faziam exibição de como eram “imunes” a sua peçonha e para piorar, outros bebiam um líquido, que supostamente seria veneno. Tudo ritmado por uma musica quase hipnótica e como sempre é costume nas seitas, baseado em um único versículo Bíblico que nos diz: “Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” (Marcos 16.18). Por conta de uma interpretação equivocada, um destes “pastores” foi picado por uma cobra cascavel e recusou-se a procurar ajuda médica. Resultado desta ação: MORTE!
Alguém sem muito entendimento Bíblico pode dizer: “mas está na Bíblia!” Realmente está, mas é regra básica de interpretação Bíblica, não basear uma doutrina apenas em um versículo isolado da Palavra de Deus. E ademais, devemos compreender o contexto que o Senhor Jesus disse estas palavras, pois em momento algum ele nos impediu de buscarmos ajuda médica (1 Timóteo 5.23), nem nos orientou a pegar em serpentes como forma de exibicionismo. Pelo contrario, o próprio Jesus ao ser tentado pelo diabo (Mateus 4.1-11), utilizou-se da Palavra de Deus para repreender o inimigo, quando este disse que se Jesus se atirasse do alto do Templo de Israel o Senhor enviaria anjos para guardá-lo. Jesus poderia ter aproveitado a oportunidade para “testemunhar” da proteção de Deus em sua vida, mas como Ele é o autor da Palavra, não teve dúvidas em responder ao diabo com a expressão: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Mateus 4.7”).
Quando Jesus deixou tal promessa, não foi pra nos dizer que poderíamos sair por aí como super homens, ou ainda, que estaríamos imunes as mazelas da vida. Jesus quis nos ensinar que o Pai celeste estaria conosco, e se por um incidente, ou mesmo maldade de alguém com intuito de impedir que a obra de Deus fosse feita, nos envenenasse ou fossemos picados por algum animal peçonhento, o Senhor poderia nos curar, impedindo que ações da natureza nos causassem a morte. Na Palavra de Deus encontramos o exemplo de Paulo, que em viajem como prisioneiro para Roma, sofre um naufrágio e sendo picado por uma víbora não sofre dano algum (Atos 28.3,4). Nesta ocasião devemos ter em mente alguns pontos, vejamos: Primeiro, era propósito de Deus que Paulo fosse a Roma pregar a Palavra de Deus (Atos 23.11). Segundo, naquele local não havia medicamentos que impedisse que ele morresse antes de cumprir sua missão (Atos 28.7) e terceiro, o fato aconteceu de forma acidental e não como forma de exibição!
Com tudo isto, podemos ver que Deus não se responsabiliza por aqueles que brincam com a mensagem de Cristo, antes, porém nos adverte: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6.7)! Devemos analisar a Santa Palavra de Deus de forma plena e não nos basearmos em tradições (como era o caso), nem devemos utilizar os dons que o Senhor nos concede para fazermos exibicionismos (Atos 8.9-20), ou em casos piores, como em sessões de descarregos, promovidas pela Igreja dona da Rede Record, usar supostos exorcismos com a pura finalidade de dominar e extorquir dinheiro das mentes incautas.
Podemos finalizar com a advertência da mamãe: “quem brinca com fogo acaba se queimando” e quem brinca com cobras....Concluam vocês!
A SEGUIR VEJA VÍDEO COMPLETO DA REFERIDA REPORTAGEM:


Atentamente em Cristo,

Jefferson Rodrigues

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo, meu irmão... o artigo expõe de maneira sóbria a interpretação da palavra de Deus, gostei muito e esclarece as dúvidas e de fato: a palavra de Deus não se contradiz e é verdadeira e fiel... abraços, meu querido, que o Senhor em Cristo abençoe nossas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado(a) irmão(ã), obrigado pela sua contribuição em nosso espaço, que o Senhor continue abençoando sua vida! Gostaria de pedir ao amado (a)que identificasse seu comentário, pode apenas deixar o nome ao termino do comentário. Não me entenda mal, é apenas uma sugestão para interagirmos melhor, mas se preferir continue contribuindo de forma anonima, ok?!

      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!