terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Último dia de aula.




Texto base: Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.”(Malaquias 4.2)
É engraçado como todo fim de ano é a mesma coisa. Tanta correria, faz prova, corrige prova, entrega nota, faz recuperação, corrige recuperação e ainda temos que transferir todas estas notas para várias fichas. Meu amigo é um trabalho sem fim para nós professores! Mas o que me motivou escrever este texto foi a reação de alguns alunos com a entrega final de notas.
Ao chegar em sala de aula com a ficha de notas percebo de longe a expectativa de todos em ver seus resultados, mesmo que durante todo o ano letivo foi informado o critério de avaliação. A cada nota aprovativa é um explosão de alegria, de satisfação, sentimento de alívio e dever cumprido. Contudo, aqueles que passaram o ano inteiro cientes do deveriam fazer e não fizeram, ficam tristes, decepcionados e muitos ainda se dirigem para o professor buscando mais uma chance para ver se conseguem aprovação. Infelizmente só resta ao professor dizer que durante todo o ano foi dada inúmeras oportunidades de aprovação, diversas vezes ele foi informado sobre sua situação e que deveriam dar mais atenção a matéria, contudo, mesmo assim você não levou a sério os avisos, nem se esforçou o bastante, portanto, agora é tarde e não podemos fazer mais nada! Ano que vem você terá outra chance!
Mas o que isto tudo tem a ver com o texto base? É simples, assim como tais alunos que brincam e não assumem compromisso com as matérias escolares e ainda acham que no final do ano irão ser aprovados, assim também ocorre com muitas pessoas em sua caminhada cristã. Jesus afirmou que “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”(Mateus 7.21), deixando claro que muitas pessoas que estão na Igreja (sala de aula), mas não fazem a vontade do Pai (suas atividades de nota) não entrarão no reino dos céus (aprovação final). Parece brincadeira, mas não é! Hoje, Jesus não deseja que ninguém fique “reprovado”(João 6.39), pois seu objetivo não é condenar o mundo, mas salva-lo (João 3.16), mas a semelhança daqueles alunos que não atentaram aos avisos, muitas pessoas preferem viver longe de Jesus, ou ainda fingem estar em “sala de aula”(Igreja), porém não fazem a vontade do Grande Mestre Jesus. Deixo a estes o aviso: o “final do ano” está próximo (Malaquias 4) e neste momento você não poderá pedir misericórdia e nem terá o ano que vem para tentar de novo (Hebreus 9.27), mas terá que ouvir do Mestre a dura expressão: “[...] Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”(Mateus 7.23)
Fica a dica, estude mais, se dedique mais e esteja sempre atento a voz do Mestre, para que ao final da jornada cristã possamos dizer assim como disse Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4.7,8)
Buscando sempre a aprovação em Cristo,
Jefferson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!