sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TEMOS PODER NA LÍNGUA PARA AMALDIÇOAR?


Texto base: “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3.9)

Se fizermos uma rápida leitura do texto acima responderemos sem titubear que SIM! Nós temos poder em nossa língua. Mas será que tal afirmação resiste a uma analise mais detalhada do texto em seus mais diversos contextos? Para melhor esclarecimento sobre este tema tão propagado pela Teologia da Prosperidade e reafirmado pelos adeptos da confissão positiva, vamos reproduzir um texto contido no livro “ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR” do Pr. Ciro Sanches, vejamos o que ele nos diz:
                "PALAVRAS PRODUZEM BÊNÇÃO E MALDIÇÃO"
Essa é uma frase antibíblica que surgiu em razão da interpretação "forçada" que os pregadores da confissão positiva fazem de algumas passagens da Bíblia Sagrada. O texto preferido deles é Tiago 3.10, que nada tem que ver com o poder do homem de produzir bênção e maldição.
Em Tiago 3, o apóstolo empregou a linguagem figurada para enfatizar a influência da língua, seja positiva, seja negativa (vv. 1-5). Ele a compara a um pequeno fogo, capaz de incendiar uma floresta inteira (v. 6). E a ênfase, nesse caso, é a maledicência, e não o poder de fazer mal às pessoas mediante o pronunciamento de maldições (vv. 7,8).
Com o objetivo de corrigir a postura dúbia de alguns crentes, Tiago disse: "Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (vv. 9-11)
Nenhuma palavra humana produz bênção divina nem maldição diabólica! O profeta Elias fez confissões negativas: "... e pediu em seu ânimo a morte, e disse: Já basta, ó Senhor: toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais" (1Rs 19.4).
Quem não conhece a narrativa bíblica e acredita nos pregadores da confissão positiva deve pensar que Elias teve uma morte terrível, haja vista as suas confissões! Mas, o que diz a Bíblia? O profeta foi socorrido por Deus, cumpriu a sua missão e, por fim, "... subiu ao céu num redemoinho" (2Rs 2.11).
Então podemos falar qualquer coisa? Nada do que falamos tem efeito? Também não é assim! Não temos poder de determinar, como se fôssemos deuses, que coisas positivas ou negativas aconteçam. Por outro lado, não devemos usar a nossa boca para falar coisas negativas, visto que isso trará conseqüências negativas.
Há pessoas ímpias que vivem pronunciando maldições, e isso, sem dúvidas, não resultará em bênçãos. Quem vive falando palavras negativas e desejando o mal para os outros, diferentemente de Elias, que vivia um momento difícil, está buscando o mal. Davi se referiu aos ímpios, quando disse: "Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha..." (SI 109.17)
São muitas as passagens que esses pregadores do evangelho antropocêntrico utilizam. Eles desprezam o estudo contextual da Bíblia, preferindo fazer valer as suas experiências e interpretações pessoais. Entretanto, todas podem ser refutadas, haja vista contrariarem verdades fundamentais ensinadas por Jesus e os apóstolos.
Em Provérbios 18.21, está escrito: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". Quer dizer, então, que este versículo anula todas as outras verdades da Palavra de Deus? Se podemos determinar a vida pela confissão positiva, por quem Jesus morreu na cruz? Ora, os provérbios devem ser interpretados como provérbios!
Na maioria das vezes, os provérbios apresentam expressões exageradas com a intenção de enfatizar as verdades neles contidos. Veja que, no mesmo capítulo 3, encontramos o seguinte provérbio: "Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria" (v. 4). Tente aplicar isso litoralmente!
No versículo 21, Salomão apenas enfatiza que devemos usar a língua para bendizer a Deus, e não para o mal, amaldiçoando os homens. E isso está de acordo com o que vimos acima sobre o ensinamento de Tiago.
Portanto, rejeitemos esse versículo "novo" e a falaciosa doutrina contida nele, de que há um poder sobrenatural em nossas palavras. Que confiemos mais no poder da Palavra de Deus (Hb 4.12) e refreemos a nossa língua (Tg 3.2), usando-a para bons propósitos (1Pe 3.9,10). (CIRO SANCHES em ERROS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR, 2004, p.91-92)
Amados irmãos com esta breve explicação esperamos levá-lo a compreensão de que Deus não divide a sua Glória com ninguém ou com outros falsos deuses (Isaias 42.8). Assim, Ele não concederia a nós, na condição de homens falíveis o poder de amaldiçoar alguém. Já imaginou o que faríamos se tivéssemos poder para destruir vidas? Com certeza, ao ficarmos irados desejaríamos fazer como os discípulos, que desejaram destruir uma cidade com fogo do Céu, sendo imediatamente censurados por Jesus (Lucas 9.54-56). Estejamos sempre prontos a pedir ao Senhor que abençoe vidas (já que também não temos poder para fazê-lo, podemos no máximo invocar o nome do Senhor para que Eele abençoe as vidas), pois assim nos ensinou o Pai celeste:
Assim vocês abençoarão os israelitas:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.
Assim eles INVOCARÃO O MEU NOME sobre os israelitas, e eu os abençoarei". (Números 6.23-27)

Diante do exposto façamos como nos ensinou o mestre Jesus, desejando sempre ao próximo aquilo que gostariamos que fosse feito a nós (Mateus 7.12), pois agindo desta maneira, cumprimeremos um grande mandamento "amar o próximo como a nós mesmos"(1 Jo 3.23)


Abençoado por Cristo,
Jefferson Rodrigues

4 comentários:

  1. Eu acredito que a palavra tem poder sim! Foi citado acima que nós não temos poder para matar pessoas! Como não?! O que mais vemos nos noticiarios são pessoas que mataram outras, não com palavras, mas matam. Temos que ler a escritura e intepreta-la sim, mas é muito facil pegar somente aquilo que acreditamos. Vamos ver o que Jesus falou em Marcos 11:23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
    Alguns podem dizer: Mas isso é um absurdo como vamos lançar um monte ao mar? O monte pode ser qualquer coisa que venha impedir o evangelho a avançar. Antes Dele dizer isso aos discipulos Ele demonstrou isso amaldiçoando a figueira com palavras e ela morreu, e os discipulos ficaram maravilhados com aquilo e por isso Jesus disse esse versiculo. E quando Jesus falou para a tempestade cessar, Ele não pensou nem fez gestos, Ele simplesmente falou, mas podem dizer Ele é Jesus Ele tem o poder! Mas Ele mesmo disse que fariamos obras maiores do que Ele, Jesus queria dizer que o mesmo poder que age por intermédio do Espirito Santo no qual o ressucitou dos mortos está agindo em nós. No evangelho de João não diz que Jesus é o Verbo ou a palavra? Será que Deus não quer nos ensinar alguma coisa? As nossas palavras só darão frutos se dissermos com fé, Jesus disse: Mas se crer que fará aquilo que se diz! Não tem como a fé agir para o mal de uma pessoa Paulo mesmo falou isso em Gálatas 5:6 que a fé opera pelo amor, então se eu disser para uma pessoa morrer claro que ela não morrera, mas se eu disser para uma pessoa que ela é abençoada realmente ela será abençoada, a benção não vem de mim mesmo mas de Cristo não tem como pessoas serem abençoadas de outro lugar, a não ser de Deus e se eu e Cristo somos um, então a benção vem Dele. Com o que eu devo ficar com o que a biblia é bem clara dizendo, ou com a interpretação de teólogos ou doutores? Eu prefiro ficar com as palavras simples e bem claras de Jesus o Mestre dos Mestres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto é uma satisfação tê-lo participando conosco. Quanto a suas argumentações fica mais que evidente que o amado irmão não entendeu o contexto das referidas citações, nem mesmo leu com o devido cuidado o restante da postagem. Você compreendeu que falo tirar vidas através de suas palavras? Outro ponto, todas as menções as obras de Cristo, foram feitas somente por Ele, para testemunhar do seu poder Divino! Não podemos comparar o poder Criador dEle com qualquer palavra que podemos dizer! Até mesmo para que possamos abençoar alguém é em nome do Senhor conforme citado. Então, meu querido, continue confiando na Biblia, pois ela é regra de fé para qualquer cristão, contudo não seja levado por todo vento de doutrina, sem nem mesmo perceber. Estude mais sobre esta tal de confissão positiva (que por sinal foi criada por um teólogo). E entenda que é pela fé que somos salvos (Ef 2.8,9), mas a citação referiada de Marcos 11.23 em momento algum nos autoriza amaldiçoar alguém, muito menos apresenta que temos poder para falar e alguém ser destruído. É claro que nossas palavras tem poder...mas não no sentido que você nos expõe, elas tem poder de deixar um irmão fraco na fé, ou mesmo matar espiritualmente alguém que precisa de nossa ajuda, pois imagine alguém que esta desanimado e outro chega e diz que não tem mais jeito para sua vida, como ficaria esta pessoa? Com certeza muito mal!Por este motivo devemos amar o nosso próximo e sempre interceder por nossos irmãos proferindo palavras que expressam o Amor de Deus em nossos corações.
      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  2. Tow de volta pelo seu blog!
    E pelo visto tenho muito que me atualizar!
    Fico feliz em ver vc sendo usado por Deus dessa forma!
    Fique na paz!

    SD Alvez

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!