quinta-feira, 15 de março de 2012

PERGUNTE AO MISSIONÁRIO. SERÁ QUE ELE RESPONDE?


Nada mais comum, hoje em dia, do que ligar a TV em algum canal e nos deparar com programas ditos evangélicos. Na maioria dos casos, tais programas oferecem soluções mágicas para sua vida financeira, “olho gordo”, mal olhado, “espinhela caída” e tudo que está indo contra sua prosperidade material. Mas o que vemos é uma total falta de conhecimento da Palavra de Deus por parte dos bispos, missionários e apóstolos. Isto ficou ainda mais claro para mim ontem (14/03/2012), quando me deparei com um famoso missionário, respondendo a seguinte pergunta em seu programa de TV na Band: “Missionário, porque João Batista começou a batizar?”

A resposta não poderia ser mais evasiva. O missionário de forma superficial, respondeu: “Ele começou a batizar porque o Espírito Santo mandou. Ele não inventou nada!” Fiquei chocado não pela sua afirmação de que foi o Espírito Santo que mandou, mas pelo simples fato dele, o missionário, ser o líder máximo de uma grande igreja e expor tal assunto de forma tão resumida e ainda deixar subentendido de que João Batista deu início ao costume de batizar. Precisamos entender que o costume do batismo já era habitual entre os judeus, como forma de purificação (Êxodo19.10, Levítico 15.13) e que no período em que João esteve batizando, tal método era comumente utilizado como forma de  iniciação de novos convertidos ao judaísmo, conforme nos apresenta as notas explicativas contidas na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal e Bíblia de Estudo MarcArthur. Nas duas versões, a nota explicativa para Mateus 3.6, destaca que “O batismo já era administrado aos gentios prosélitos que iam para o judaísmo” (Biblia de Estudo MacArthur) e ainda “Os judeus usavam o batismo como iniciação dos novos convertidos; por esta razão, os discípulos de João já estavam familiarizados com este ritual” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal).
Me causa preocupação em ver tais igrejas se dedicarem exclusivamente a vitória material, e pouco conhecer da palavra de Deus, pois se o líder máximo se embaraça em assuntos tão simples, o que dirá nos mais complexos! Talvez por este motivo fique mais fácil resumir tudo a ações de demônios, como o referido missionário faz costumeiramente!
E para finalizar, fica a dica dada pelo Apóstolo Paulo para aqueles que se pretendem ensinadores: “[...] se é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Romanos 12.7)

Aprendendo sempre com Cristo,
Jefferson Rodrigues

3 comentários:

  1. É meu irmão quanta sapiência nas palavras deste mi$$ionário gospel né!

    METANÓIA e reforma com o ESPIRITO SANTO já!

    ResponderExcluir
  2. Marcio, meu amigo revolucionário, obrigado pela sua contribuição!

    ResponderExcluir
  3. Mas este RR Soares é triste. Um herege, apóstata. Não tem menor noção sobre Bíblia. Tudo dele é respondido com uma ou duas palavras e sem um argumento que realmente convença ou explique. Péssimo. Totalmente sem conhecimento histórico ou bíblico. Apenas mais um pedir dízimos e ofertas. No caso dele é "patrocínio".

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!