segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Viva la revolucion!


É interessante quando ocorre a passagem infância/adolescência, é a fase das mudanças em turbilhão, nesse momento se quer tudo e nada ao mesmo tempo. Mas é também o despertar dos pensamentos que servirão de base a uma vida inteira.

Na nossa juventude elegemos os nossos interesses, hobbies, “heróis”. E, com isso mais ou menos definido, temos a vontade de mudar o mundo. Num curso de história, por exemplo, é bastante comum ver vários indivíduos ostentando camisas, que trazem nas estampas seus “heróis revolucionários”, e destes, Marx e Che Guevara são os preferidos.

A questão da revolução permeia as mentes e os corações. Mas o que é uma revolução? A Astrologia (ciência dos astros) nos diz tratar-se do movimento que um astro realiza ao redor de outro… mas ainda não nos é suficiente, façamos então a mesma pergunta às ciências humanas, então diz aí, o que é revolução? a revolução é uma ruptura, transformação radical da ordem estabelecida, seja ela política, econômica e social. Por conseguinte, a conseqüência de uma revolução é a mudança radical na vida dos povos.

Mudança, esse é o anseio de muitos. E muitas foram as revoluções que ocorreram, quem nunca leu algo ou ouviu falar da francesa, cubana, russa, pois é, mas como elas já são por demais conhecidas, falemos de outra revolução, uma que se iniciou a pouco mais de 2000 anos atrás, por Jesus de Nazaré. Vejamos uma passagem.

Jesus já havia arregimentado os discípulos, pregava o evangelho do reino, e sua fama já corria por toda a Síria e muitos iam a seu encontro levando enfermos, atormentados, lunáticos, enfim, pessoas que sofriam dos mais variados males, com isso uma grande multidão o seguia.

Então, Jesus vendo a multidão, sobe a um monte, senta-se e começa os seus ensinos ao povo e aos discípulos. Essa ocasião é bastante conhecida, foi aí que ocorreu o chamado “Sermão da Montanha”, onde Jesus fala de 9 bem-aventuranças.

A parte que pretendo mostrar para que se veja mais claramente outros aspectos revolucionários, está registrado nos versículos de Mt 5.38-48.

Nesta parte Jesus cita alguns pontos da lei (que norteavam a sociedade de então), bem rigorosos por sinal, saber: 1 – “Olho por olho dente por dente” (a Lei de Talião), 2 -“amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo”.

Com relação à primeira, Jesus sugere que as pessoas não paguem mal por mal, e demonstra na ocasião de alguém receber um tapa, que oferecesse também a outra face. Muitos ainda hoje criticam tal ação e dizem algo do tipo: “eu não sou besta, vou nada, deixar os outros me bater! que nada!”. O resistir ao mal não significa ser um saco de pancadas ou um sádico, mas sim estar disposto a verdadeiramente oferecer perdão, seja qual for o delito sofrido.

Sobre a segunda, Jesus critica uma espécie de “amor panelinha”, o fato de nossa conveniência e facilidade em demonstrar amor para com nossos amigos em detrimento dos demais, ele nos diz: “Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?”(Mt 5.46).

Agora imaginem tudo isso numa sociedade do olho por olho! uma baita proposta de mudança, uma revolução percebe? Se olharmos a nossa sociedade logo veremos muitos pontos que podem e devem ser transformados, a revolução meche com o que está quieto, o apóstolo Paulo já não propôs “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Rm 12.2).

Quando alguém se converte e aceita o sacrifício de Jesus na cruz, abandona o velho homem e suas práticas errôneas, já é nova criatura, eis que tudo se faz novo. Este é mais um exemplo de revolução, é só para mostrar que tem várias em andamento, as misericórdias do Senhor se renovam a cada dia.

É isso aí, e dessa revolução você pode participar como agente revolucionário, pregando o evangelho, ou aceitar os ideais da revolução, recebendo a Cristo como salvador. Eu já aderi, e digo mesmo: viva la revolucion!.

*****************

Por: Gleison Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!