Texto base: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”( 1 João 1:7)
Caros Leitores, o que me motivou a escrever esta postagem foi esta foto logo acima, tirada durante um serviço policial que realizava na cidade de Teresina. Fiquei imaginando o que seria “aplicar o sangue de Jesus”? E mais, se tratando de uma Igreja neopentecostal (que geralmente é cheia de inovações) deduzi que a finalidade desta “GRANDE CAMPANHA” não era bem a função original que a Palavra de Deus dá para o precioso Sangue de Jesus, então pensei: se já ouvimos ( e ouvi mesmo!) tantas utilidades extra bíblicas para o sangue do amado Mestre, porque não fazer um texto, sem muitos rodeios teológicos, para explicar para o povo a utilidade deste precioso Sangue. Então vamos lá:
1. Substituindo sacrifícios da Velha Aliança.
No Antigo Testamento eram realizados diversos rituais de purificação do povo de Israel (confira o livro de Levítico ), sendo o mais importante deles os sacrifícios( Levítico 1 à 5), para perdão dos pecados do povo. Estes sacrifícios eram realizados em situações distintas, sendo que para cada tipo de pecado haveria uma forma especial de oferecer o sacrifício. Contudo, destacamos em especial, o Holocausto (Levítico 1), a Oferta pelo pecado (Levítico 4) e a Oferta pela culpa ( Levítico 5). O Holocausto e a Oferta pelo pecado e pela culpa eram sacrifícios oferecidos de forma individual, onde cada pessoa oferecia seu sacrifico para perdão dos seus pecados, colocando a mão, ou as mãos no caso dos sacerdotes (Levítico 4:15) sobre a cabeça do animal sem defeito (símbolo de Cristo) que seria morto e assim, simbolicamente, teria transferido seus pecados para aquele animal que deveria ter seus restos queimados(exceto o couro e o sangue). Em geral era um carneiro, mas poderia variar de acordo com as posses da pessoa. Este animal, inocente e sem defeitos, seria sacrificado pelo sacerdote e seu sangue espargido no altar como sinal de purificação dos pecados da pessoa (Levitico 1). A outra forma, era realizada anualmente (Levítico 16), desta vez só o sumo sacerdote poderia oferecer este sacrifício e era realizado em favor dos seus próprios pecados e de todo a nação de Israel. Em ambos os casos percebemos que o sangue era o objeto de purificação dos pecados do povo, pois “[...] sem derramamento de sangue, não há remissão [de pecados](Hebreus 9:22b, grifo nosso). Contudo esta forma era uma provisão temporária e parcial pois em Hebreus 10:14 nos fala: “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.” Isto pelo fato da Lei ser “temporária”, ser apenas um tutor que ensinava e apontava para e sobre Cristo (Gálatas 3:24, Colossenses 2:17) e ainda pela falta de entendimento dos ofertantes dos sacrifícios, que tinham seus corações longe do arrependimento que era necessário para o perdão dos pecados, e confiavam apenas no que era ofertado, o salmista Davi já expressou : “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:16,17).
2. Jesus: O sacrifício Eterno
Diante do exposto, vemos que o sacrifício e o derramamento de sangue de um cordeiro, puro e sem manchas e defeitos era necessário para o perdão dos pecados de todo aquele que pecasse contra o Senhor Deus. Todavia, estes sacrifícios deveriam serem feitos todos anos, em especial o realizado pelo Sumo Sacerdote ( Levítico 16). Mas pela infinita misericórdia de Deus, Ele nos preparou um Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), era o plano redentor do Pai celestial. Jesus ofereceu-se como sacrifício Eterno pelos nossos pecados, “pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor; não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio. Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” (Hebreus 9:24-28, NVI)
Portanto, queridos irmãos o sacrifício realizado pelo nosso amado Jesus, e o seu precioso Sangue derramado na Cruz, serve como purificador de nossos pecados (1 Pedro 1:18), permitindo que desta forma nos acheguemos a Deus e tenhamos paz com o Altíssimo ( Efésios 2:13; Apocalipse 1:15). Não podemos diminuir a importância deste precioso sacrifício atribuindo utilidades fúteis, a uma tão preciosa oferta que o Senhor deu por nós, oferta esta que nenhum de nós poderíamos pagar (Colossenses 2:14), a salvação de nossas almas e a comunhão com Deus(Romanos 5:1). Deixemos as “simpatias gospel” e aprendamos que “[...] o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”( 1 João 1:7b).
Em Cristo,
Jefferson Rodrigues.
aplicando o sanque de jesus meu Deus tenha misericordia por um acaso o sangue de cristo e ingeçao para se aplicar?
ResponderExcluirmeu amado irmao jeffersom nos temos que cada dia nos dedicarmos na oraçao para que a nossa asenbleia de Deus nao venha aderir ese tipo de coisa pois me sinto mau quando vejo esse tipo de coisa mas que o senhor tenha misericordia
paz de cristo
A PALAVRA DO SENHOR DIZ: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;(JOÃO 5:39)
ResponderExcluirA PAZ DO SENHOR!
O Sangue de Jesus tem o poder de nos proteger, de nos abençoar e etc... você é um critico, exameni-se o homem pois a si mesmo, disse o ap. paulo, so saber falar, falar e falar, e você o que você tem feito para cristo, ja que você diz ser "apaixonado por cristo"? ou sera que você se entessa mas em trabalha e estudar e criticar...so critique alguem no dia que você tiver autoridade para criticar. Deus Abênções irmão! =)
ResponderExcluirCaro Anonimo das 14:58, vejo que você não se deu ao trabalho de ler a postagem, pois se tivesse feito, não estaria com tanta ira ao se dirigir a minha pessoa. Quanto a autoridade para criticar, veja, que não faço com minhas palavras, mas apresento na Palavra de Deus as razões para mantermos uma fé solida, diferentemente de você que apenas acusou e não mostrou com base bíblica minha falha ou erro. Como disse anteriormente sou apaixonado por Cristo sim, e trabalho arduamente para o crescimento de seu Reino. Faço isso todos os dias, ou acha que um "anjo" revelou para mim tais coisas? Tudo é feito com muito estudo da Palavra e oração. E você o que tem feito para Reino? Lembre que quando fizermos tudo para o Reino , ainda seremos chamados de servos inuteis! E é assim que me sinto, inútil, mas pela Graça de Cristo temos feito alguma coisa para o seu Reino. Espero sinceramente que abandone, esta amargura e começe a fazer como a Igreja de Beréia, onde tudo era examinado e ainda foram considerados nobres por tais atitudes (Atos 17.11)
ResponderExcluirQue o Senhor te abençoe e te ilumine.
kkkkkkkkkkkkkkkkk....
ResponderExcluireu nem descuto so oro santo demais?vamus ora pra ser arebatado
acho melhor vcs bando de crente se unir e ganhar as vidas perdidas,e nao critica as outras igrejas sou catolico mas nossa igeja nunk se levantou uma contra outra...
ResponderExcluirCriticar não leva ninguem à lugar nenhum meu amado! Ja que você diz ser tão santo e trabalha ardentemente na obra de Deus... Porque você ainda não foi arrebatado? ELIAS, trabalhava ardentemente na obra de Deus, e Deus o levou ! Vá orar amado, jejuar, e não ficar criticando igreja nenhuma... Talvez se você fizer isso, Deus te dê as soluçoes para os teus problemas.
ResponderExcluirCaro Anonimo Católico, você deveria conhecer melhor a historia de sua denominação, ou por acaso nunca houviu falar no Cisma do Oriente, que deu origem a Igreja Católica Ortodoxa? Outro ponto relevante a ser observado meu caro é que, caso não tenha percebido, não estou criticando apenas, estou com esta postagem, apresentado aquilo que a Biblia diz sobre um tema extremamente relevante em nossos. No mais meu amigo, fique a vontade para criticar ou mesmo contribuir com suas opiniões. Fraternalmente em Cristo.
ResponderExcluirCaro Anonimo das 1:05, não irei me prolongar nesta discussão com você, principalmente porque vejo que continuou sem ler a postagem. Faça o seguinte, leia o texto e me diga se falei alguma coisa contraria a Palavra de Deus! Outro ponto meu querido(a), seremos arrebatados não é por trabalhar para o Reino e sim pela misericordia de Deus e sinceramente espero encontra-lo na Glória com o Senhor, assim como também estarei lá. Fica na Paz e não tenha timidez, critique a vontade, mas faça isto com base bíblica ok?!
ResponderExcluirAh, quase esqueci, se não fosse pelas críticas meu querido (a) você não seria evangélico(caso seja) hoje e ainda estariamos fazendo a vontade de Roma. Foi graças as críticas feitas por nossos irmãos reformadores que hoje temos liberdade para ler e estudar a Palavra de Deus. Aproveita esta liberdade e não fique preso a idéias de pessoas que querem aprisionar você! Fraternalmente em Cristo!