sábado, 16 de julho de 2011

O Sangue de Jesus é igual a Bombril: 1001 utilidade?

Imagem de celular: Jefferson Rodrigues

Texto base: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”( 1 João 1:7)

Caros Leitores, o que me motivou a escrever esta postagem foi esta foto logo acima, tirada durante um serviço policial que realizava na cidade de Teresina. Fiquei imaginando o que seria “aplicar o sangue de Jesus”? E mais, se tratando de uma Igreja neopentecostal (que geralmente é cheia de inovações) deduzi que a finalidade desta “GRANDE CAMPANHA” não era bem a função original que a Palavra de Deus dá para o precioso Sangue de Jesus, então pensei: se já ouvimos ( e ouvi mesmo!) tantas utilidades extra bíblicas para o sangue do amado Mestre, porque não fazer um texto, sem muitos rodeios teológicos, para explicar para o povo a utilidade deste precioso Sangue. Então vamos lá:

1. Substituindo sacrifícios da Velha Aliança.

No Antigo Testamento eram realizados diversos rituais de purificação do povo de Israel (confira o livro de Levítico ), sendo o mais importante deles os sacrifícios( Levítico 1 à 5), para perdão dos pecados do povo. Estes sacrifícios eram realizados em situações distintas, sendo que para cada tipo de pecado haveria uma forma especial de oferecer o sacrifício. Contudo, destacamos em especial, o Holocausto (Levítico 1), a Oferta pelo pecado (Levítico 4) e a Oferta pela culpa ( Levítico 5). O Holocausto e a Oferta pelo pecado e pela culpa eram sacrifícios oferecidos de forma individual, onde cada pessoa oferecia seu sacrifico para perdão dos seus pecados, colocando a mão, ou as mãos no caso dos sacerdotes (Levítico 4:15) sobre a cabeça do animal sem defeito (símbolo de Cristo) que seria morto e assim, simbolicamente, teria transferido seus pecados para aquele animal que deveria ter seus restos queimados(exceto o couro e o sangue). Em geral era um carneiro, mas poderia variar de acordo com as posses da pessoa. Este animal, inocente e sem defeitos, seria sacrificado pelo sacerdote e seu sangue espargido no altar como sinal de purificação dos pecados da pessoa (Levitico 1). A outra forma, era realizada anualmente (Levítico 16), desta vez só o sumo sacerdote poderia oferecer este sacrifício e era realizado em favor dos seus próprios pecados e de todo a nação de Israel. Em ambos os casos percebemos que o sangue era o objeto de purificação dos pecados do povo, pois “[...] sem derramamento de sangue, não há remissão [de pecados](Hebreus 9:22b, grifo nosso). Contudo esta forma era uma provisão temporária e parcial pois em Hebreus 10:14 nos fala: “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.” Isto pelo fato da Lei ser “temporária”, ser apenas um tutor que ensinava e apontava para e sobre Cristo (Gálatas 3:24, Colossenses 2:17) e ainda pela falta de entendimento dos ofertantes dos sacrifícios, que tinham seus corações longe do arrependimento que era necessário para o perdão dos pecados, e confiavam apenas no que era ofertado, o salmista Davi já expressou : “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51:16,17).

2. Jesus: O sacrifício Eterno

Diante do exposto, vemos que o sacrifício e o derramamento de sangue de um cordeiro, puro e sem manchas e defeitos era necessário para o perdão dos pecados de todo aquele que pecasse contra o Senhor Deus. Todavia, estes sacrifícios deveriam serem feitos todos anos, em especial o realizado pelo Sumo Sacerdote ( Levítico 16). Mas pela infinita misericórdia de Deus, Ele nos preparou um Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), era o plano redentor do Pai celestial. Jesus ofereceu-se como sacrifício Eterno pelos nossos pecados, “pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor; não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio. Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” (Hebreus 9:24-28, NVI)

Portanto, queridos irmãos o sacrifício realizado pelo nosso amado Jesus, e o seu precioso Sangue derramado na Cruz, serve como purificador de nossos pecados (1 Pedro 1:18), permitindo que desta forma nos acheguemos a Deus e tenhamos paz com o Altíssimo ( Efésios 2:13; Apocalipse 1:15). Não podemos diminuir a importância deste precioso sacrifício atribuindo utilidades fúteis, a uma tão preciosa oferta que o Senhor deu por nós, oferta esta que nenhum de nós poderíamos pagar (Colossenses 2:14), a salvação de nossas almas e a comunhão com Deus(Romanos 5:1). Deixemos as “simpatias gospel” e aprendamos que “[...] o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”( 1 João 1:7b).




Em Cristo,

Jefferson Rodrigues.

2 comentários:

  1. Este "post" traz uma elucidação proveitosa para neófitos e estudantes da Bíblia. Depois que eu conheci e estudei os mecanismos do culto levítico, muitas dúvidas foram sanadas. E a harmonia que pude perceber entre o livro de Hebreus e Levíticos, me permitiu uma base sólida pra construir o entendimento de todo o evangelho. Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Natan, obrigado pela visita! Infelizmente, não são apenas neofitos que esquecem-se da utilidade real do Sangue e Sacrifício de Jesus, até mesmo crentes antigos, costumam fazer e falar muita bobagem sobre o assunto.

    Em Cristo,

    Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!