O ministério de ciência e tecnologia
sul-coreano cedeu à pressão de uma organização educacional - a
Sociedade para a Revisão dos Livros Didáticos - formada por professores
do ensino médio e fundamental do país e determinou que as editoras de
livros didáticos aplicados na educação pública revisem os seus textos de
forma a remover todas as informações sobre a Teoria da Evolução de
Darwin.
A
movimentação começou no mês passado, quando uma petição para revisar
textos em apostilas foi aprovada pelo Ministério da
Educação do país. Muitas publicações, que mostravam exemplos da teoria
sobre ancestrais de cavalos, por exemplo, foram apontadas pela Sociedade
de Revisão de Apostilas, que, por sua vez, quer “apagar” esse “erro”
dos textos educativos.
O conteúdo sobre a evolução dos
humanos também deve ser removido – inclusive aquela famosa figura que
mostra um ancestral muito parecido com um macaco se transformando em um
homem, de Charles Darwin.
Antipatia à evolução
Em uma pesquisa de 2009 realizada para o documentário sul-coreano A Era de Deus e Darwin , quase um terço dos entrevistados declararam não acreditar na evolução. Destes, 41% disseram que não havia provas científicas suficientes para apoiá-la, 39% disseram que contradiz suas crenças religiosas, e 17% não entendem a teoria. Estes números se aproximam aos dos Estados Unidos, onde uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisas Gallup mostrou que cerca de 40% dos americanos não acreditam que os humanos evoluíram de formas menos avançadas de vida.
As raízes da antipatia da Coreia do Sul para a evolução não são claras, parte se explica pela presença forte do cristianismo no país, contudo é bom lembrar que se metade dos coreanos praticam uma religião, a maioria se divide entre o cristianismo e o budismo.
Segundo a revista NATURE uma pesquisa realizada entre os professores do ensino fundamental e médio do país concluiu que a crença religiosa não foi o fator determinante da não aceitação da teoria da evolução entre este grupo. Na verdade, a pesquisa indica que mais de 40% dos professores de biologia concordaram com a afirmação proposta na investição: "Boa parte da comunidade científica duvida da ocorrência da evolução", e a 50% discordaram da declaração: "os seres humanos modernos são o produto de processos evolutivos".
Obviamente a retirada das teses evolucionistas está restrita somente aos livros didáticos de ensino fundamental e médio, que como no Brasil, tratam a questão como verdade absoluta. O sistema de ensino da Coréia do Sul é um dos melhores do mundo e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang lidera o ranking das melhores universidades do mundo com menos de 50 anos.
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