sábado, 26 de janeiro de 2013

ANTES DA PAZ, O ARMAGEDOM.



Por Jefferson Rodrigues

Para alguns historiadores[1] o século XX foi testemunha das maiores catástrofes militares que a humanidade já presenciou, especialmente em razão das Duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), com cerca de 70 milhões de pessoas vitimadas. Além destes terríveis conflitos, outros conflitos alcançaram proporções desastrosas, tais como a famigerada Guerra do Vietnã (1959-1975), deixando cerca de 1 milhão de feridos e mortos, fruto de um dos maiores conflitos ideológicos da contemporaneidade, a Guerra Fria.
 A Guerra Fria (1948-1989) consistiu numa polarização de interesses entre duas potencias militares, União Soviética (atual Rússia) e os Estados Unidos. De um lado estavam as potencias comunistas, lideradas pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que tentavam conquistar território e impor seus ideais comunistas, camuflando um totalitarismo sem precedentes. Do outro lado estavam as potências alinhadas com o ideal capitalista defendido pelos Estados Unidos, sendo em grande medida defensores dos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade. Não queremos com isto fazer partidarismo pró Estados Unidos, mas para efeito Bíblico, a nação estadunidense sempre apoiou os pensamentos bíblicos e cristãos. Em contrapartida, as nações comunistas têm como principio excluir qualquer tipo de manifestação religiosa, tornando seu líder político como único que merece ser reverenciado.
Com a Guerra fria, a humanidade viveu 51 anos de profunda tensão, pois tanto a URSS quanto os EUA eram (e ainda são) detentores de um arsenal nuclear capaz de aniquilar toda a vida existente no planeta. Foram anos de medo, com ameaças de destruição mútua a todo instante! Mas como percebemos, mesmo diante de um poder tão destrutivo, não aconteceu o fim. Sabe por quê? Ainda não era a hora determinada no relógio do Senhor (Ec 3:1; 2 Pe 3:9). Toda a existência está debaixo das mãos do Deus Todo Poderoso, e tudo acontece somente quando o Senhor ordena que se faça (Gn 1:1-26; At 17:28; Cl 1:16). Os maiores conflitos que a humanidade vivenciou não aconteceram no século XX ou começo do XXI. Eles ainda estão por vir! Serão as duas últimas guerras mundiais: o Armagedom (Ap 16:14-16) e a Revolta Final, chamada de “Gogue e Magogue”  (Ap 20:8-10). Em virtude da Revolta Final (“Gogue e Magogue”) acontecer somente após o Milênio (Ap 20:8-10), trataremos deste tema em momento oportuno.É claro que não sabemos quando estes conflitos efetivamente acontecerão, mas podemos afirmar que serão os últimos antes que a atual existencia seja tranformada pela vinda do Senhor em poder e Glória (Mt 24:30).
Agora observaremos as características da penúltima grande guerra mundial, que acontecerá no fim da Tribulação (Ap. 16.12-16; 19.11-21) e antes do começo do milênio, o Armagedom. A palavra hebraica que origina o nome desta guerra -“Armagedom” - significa “monte ou montanha de Megido”, local onde já aconteceram diversas batalhas decisivas na história de Israel (Jz 5:8,30; 1 Sm 29:1; 31:1-13; 2 Rs 9:27; 2 Rs 23:29,30;). Porém esta batalha será diferente de todas as outras, pois o Diabo, o Anticristo e o Falso profeta convencerão - através de espíritos de demônios - as nações existentes da terra para se reunirem nas Montanhas de Megido e prepararem-se para destruir totalmente Israel (Ap 16:16).
Esta não será apenas uma batalha, mas entendemos que serão vários conflitos sangrentos, pois “a palavra grega ‘polemos’, traduzida por ‘guerras’ em Apocalipse 16:14, geralmente significa uma guerra prolongada”[2]. Assim deduzimos que poderão durar vários dias ou semanas até que o Israel esteja prestes a sucumbir, afinal para este povo será o “grande dia do Senhor”(Ap 16:14), onde a “plenitude dos gentios” será completa (Rm 11:25 b). O salmista profeticamente anteviu este conflito ao dizer: Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas” (Sl 2:1-3). Este será o pensamento tolo que terão os homens movidos pelos seus desejos, e sendo influenciados pelo Diabo e seus agentes. Estas nações acreditam que poderão exterminar o povo de Deus da face da terra, acreditando que desta forma atingirá os planos do Senhor. Ledo engano! Afinal a Bíblia nos diz que: Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis”(Ap 17:14).
Será uma movimentação bélica que terá um final surpreendente, pois enquanto os homens da terra se armam para a Batalha final contra Israel (Ap 19:19), o Senhor virá em poder e glória e de forma espetacular o Senhor Jesus livrará o seu povo (Rm 11:26) e eles reconhecerão ao Senhor Jesus como seu Messias prometido que cumpriu o concerto com Israel, que consistia em livrá-los e estabelecer o reino de Davi na terra(Is 29:7; Jr 31:31; Rm 11:27). Podemos então perceber que as palavras do salmista se cumprem aqui ao vaticinar: “Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião” (Sl 2:4-6). O Senhor castigará aqueles que se levantarão contra o seu povo (Mt 25:31-46) e o inferno final será inaugurado, pois o Anticristo e o Falso profeta serão lançados no lago ardente de fogo e enxofre (Ap 19:20). Quanto ao Diabo, ainda não será o seu julgamento definitivo, mas o Senhor o prenderá por mil anos e impedirá qualquer influencia maléfica no mundo (Ap 19:20).
Portanto, o Armagedom marcará dois grandes eventos proféticos: o fim da Grande Tribulação e o Retorno do Senhor Jesus com os salvos em poder e glória (Mt 24:30; Jd v.14). Este último evento também culminará com o estabelecimento do Julgamento das nações que se levantaram contra o povo judeu (Mt 25:31-46). Após este julgamento será estabelecido o reinado de mil anos de paz sobre a terra, chamado de Milênio. 


Esperando em Cristo,
Jefferson Rodrigues

[1] Destacamos a obra de HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. Companhia das Letras -2º Ed, São Paulo, 1995.


[2] ICE, 2010, p. 76

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!