quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O PROBLEMA DO SOFRIMENTO HUMANO: UMA BREVE ANÁLISE.



Por Jefferson Rodrigues

Introdução


“Por que comigo SENHOR?!!!” Quantos de nós já nos pegamos fazendo esta pergunta. Parece inconcebível que num mundo governado por um Deus justo e bom pessoas que aparentemente são boas venham a sofrer. O problema do sofrimento humano é um dos pontos mais controversos dentro da doutrina cristã. Contudo, mesmo sendo difícil de compreender é impossível negar a existência do sofrimento. Bastar olhar para os desastres naturais onde vidas são ceifadas, ou para a quantidade de crimes hediondos que vemos nas grandes cidades, ou pior ainda, para o número de pessoas que vivem de modo honesto mas que mesmo assim padecem com uma enfermidade terminal. Nossa pequena mente humana não consegue digerir tais coisas e diante disso somos impulsionados a questionar a ação do criador.
A bondade de Deus e o problema do sofrimento

Em tais situações somos tentados a questionar a existência de Deus, bem como sua bondade. É por isso que antes de mais nada é preciso entender que Deus, de fato, é a essência da bondade. No Senhor Deus podemos encontrar todos os padrões necessários para que possamos entender o que de fato é ser bom. Rejeitamos a ideia de que o que para justiça humana é considerado irremediavelmente má venha a ser considerado bom aos olhos de Deus. Faço essa afirmação com base no conceito de que aquilo que nos resta de entendimento sobre o que é bom ou justo é resquício do ideal plantado pelo próprio Deus em nossa mente. Portanto, ainda que distorcido pelo pecado, temos um padrão de bondade que emana do próprio Deus. Nas palavras do grande escritor C.S.Lewis é semelhante a uma criança que tenta desenhar um círculo e não o faz com perfeição até que atinja as habilidades necessárias para tal. Contudo, ainda que informe, aquele círculo feito pela criança apresentará as características de um círculo. De igual modo, o homem pecador terá a ideia do que é bom, mesmo não podendo atingir o padrão de bondade ideal requerida pelo SENHOR.
A metáfora acima citada serve para defender que Deus em hipótese nenhuma pode ser considerado autor do mal como já foi sugerido por alguns teólogos fatalistas. Para o escritor arminiano Roger Olson, “[...] embora Deus tenha o direito e o poder de fazer o que lhe aprouver com qualquer criatura, o caráter de Deus como amor e justiça supremos tornam certos atos de Deus inconcebíveis. Entre estes estaria a preordenação do pecado e do mal[1]”. Neste ponto, podemos fazer coro com as Escrituras que afirmam categoricamente: “Deus é amor” (1 Jo 4.8). Ora, se Deus é amor, então por que ele permite o sofrimento humano?
O amor Divino e a responsabilidade humana
Para responder a esta questão quero me ater a duas situações: a amor de Deus e a responsabilidade humana. Em primeiro lugar é preciso entender que o amor de Deus não é a liberdade para que o ser humano seja feliz no sentido hedonista, ou seja, na satisfação imediata do seu prazer pecaminoso. Para começarmos esta questão é preciso esclarecer inicialmente a ideia geral do que é o Amor de Deus. Na verdade, quando amamos alguém de verdade, como por exemplo um filho, não permitimos que ele ou ela seja feliz no sentido hedonista. Sempre dizemos não, sempre impedimos que eles prossigam em direção a um precipício que venha os ferir.
Para aquele que está tendo suas vontades no momento cerceadas parece que não há amor em proibir que se alcance o prazer pleno. Isso de algum modo pode causar um sofrimento momentâneo. Não obstante, o fim desta ação é sempre o bem real daqueles que são amados. Neste sentido é imprescindível ouvirmos mais uma vez a voz de C.S. Lewis sobre o tema: “O problema de reconciliar o sofrimento humano com a existência de um Deus que ama só é insolúvel enquanto associarmos um significado trivial à palavra "amor" e considerarmos as coisas como se o homem fosse o centro delas. O homem não é o centro. Deus não existe por causa do homem. O homem não existe por sua própria causa. ‘Porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas’" (Ap 4.11)[2].
Deste modo, o amor de Deus não pode ser visto como permissividade. Outrossim, o Amor de Deus também impõe limites e faz com que os homens sejam limitados em suas vontades e em razão de sermos limitados e temporais não compreendemos que aquele momento de sofrimento momentâneo é projeto de Deus a fim de ensinar seus filhos e sua criação sobre algo maior. As vezes oramos por uma cura, uma solução de problemas ou mesmo um livramento e estes pedidos não são atendidos. Devemos lembrar que em hipótese nenhuma isto implica retirar o amor Divino da equação. Na verdade, para aquele que não há limites temporais e que conhece todas as tangenciais do universo, a pronuncia de um não é um ato de sabedoria e amor que para seres limitados como nós pode parecer incompreensível no momento, contudo, sem dúvidas esconde um pensamento muito mais alto. Em tais situações só podemos pedir a Deus para que nossos corações sejam confortados e aceite sua Santa decisão.
Por último, quero falar da responsabilidade humana. Sim, Deus criou homens com liberdade de decisão. Doutra forma, não poderíamos falar em responsabilidade humana, pois como poderíamos ser culpados ou responsáveis por algo que não tínhamos outro opção a não ser cumprir “os decretos ocultos de Deus?”. Infelizmente, a liberdade humana é permeada pela influência do pecado e, portanto, sempre tenderá a práticas que desagradam o plano original de Deus. Neste caso, quando olhamos, por exemplo, para uma família que foi vítima de uma enchente em um morro do Brasil e ali morreu crianças inocentes, podemos perguntar: onde estava Deus neste acidente? Bem, é preciso entender que há a responsabilidade humana neste caso hipotético (mas muito real). Podemos responder com as seguintes indagações: quem permitiu que essa casa fosse construída nas encostas de morros? Por que não foi tomada medidas de segurança antes? A família poderia ter sido livrada deste acidente pelas ações do poder público?
Da mesma forma encontramos situações similares, ao vermos um trágico homicídio ou acidente de transporte (terrestre, aéreos ou marítimos). Em tais situações sempre haverá mortes prematuras, dor e sofrimento. Em tais casos vemos claramente a consequência do pecado, da maldade e ganância que invade os corações de homens perversos em natureza. É um ciclo que só será contido quando definitivamente todas as coisas estiverem sujeitas ao Deus Pai (1 Co 15.28) e tudo o que corruptível tomar a forma incorruptível.
Podemos refletir em cima destas questões e afirmar que muitas tragédias como essas citadas poderiam ser evitadas com ações adequadas dos homens que em razão do pecado, sempre tendem a atitudes que desagradam ao Pai Celeste. Corroborando com nossa afirmação encontramos a fala do filosofo norte americano William Lane Graig que diz: “As escrituras indicam que Deus entregou a raça humana ao pecado, e ela o tem escolhido livremente; Deus não interfere para impedir, mas deixa a depravação humana seguir seu curso (Rm 1.24, 26, 28). Isso apenas serve para tornar Deus ainda maior a responsabilidade moral da raça humana perante Deus, assim como a nossa impiedade e a nossa necessidade de perdão e de pureza moral[3]
Outro ponto que é imprescindível abordar é a forma como devemos nos portar ante o sofrimento de um povo ou de uma pessoa. Em razão de nossa mente filosófica sempre buscaremos uma razão explicita para o sofrimento inesperado pelo qual alguém esteja passando. Contudo, em momentos de dor recomendamos que você guarde suas especulações filosóficas e teológicas para si mesmo. Nada que dissermos para uma pessoa que está com seu coração ferido pela dor irá aliviar o sofrimento naquele momento. O ideal é que diante do sofrimento alheio saibamos quando nos calar e apenas orar por aqueles que sofrem. Se possível estendamos nossos braços para ajudar e abraçar aqueles que estão debaixo do julgo da dor de um sofrimento, ou como diz o pastor Erwin W. Lutzer: [...] declarações superficiais não ajudam e, de fato, ferem. Às vezes, precisamos apenas nos sentar ao lado daqueles que estão sofrendo, permitindo que saibam que nos importamos. Nesses momentos de choque e dor, nosso silencio, aliado à nossa presença demonstra afeto, acalma muito mais que ficarmos falando sobre promessas e propósitos de Deus[4]”. O que o autor enfoca é a necessidade de deixar discursos teológicos para um momento posterior, devendo no momento focar em gestos que transmitam amor aquelas vidas que estão sofrendo, demonstrando na prática o amor ao próximo ensinado por Jesus.
Considerações finais
Concluímos esta breve reflexão reafirmando: não é simples explicar a razão para existência do mal e do sofrimento. Não há uma explicação que feche todas as lacunas que surgem diante deste problema. Contudo, é importante que tenhamos em nossa mente que Deus em seus planos infinitos e insondáveis estará conosco em nossa dor. É bem provável que ele não responda às suas indagações, ou o porquê do sofrimento pelo qual você está passando, assim como foi com o personagem bíblico Jó. Não obstante, ainda que Ele não responda tenha certeza que o Senhor estará com você em todas as circunstancias. Encerro este ponto citando as palavras do escritor estadunidense Joe Coffey, em sua obra Defenda sua fé (2012): “Ele é o único Deus que abriu caminho da cruz para a alegria, de modo que suas lágrimas aqui na terra um dia se transformarão, no céu, em lágrimas de alegria. Um dia vou sentar com meu irmão mais novo, John, e riremos até que as lágrimas rolem em nosso rosto. Mas não riremos porque o céu é maravilhoso. Vamos rir porque nossas lágrimas aqui foram finalmente redimidas[5]”.

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
COFFEY, Joe. Defenda sua fé: pondo por terra as gigantescas questões da apologética. 1ª edição. São Paulo: Vida Nova, 2012.
CRAIG, William Lane. Apologética para questões difíceis da vida. 1ª edição. São Paulo: Vida Nova, 2012.
LEWIS. C. S. Cristianismo puro e simples. São Paulo: Martins Fontes, 2005
___________. O problema do sofrimento humano. 2ª Edição- São Paulo: Vida, 1986.
LUTZER, Erwin W. Um ato de Deus? Respostas difíceis acerca do papel de Deus nos desastres naturais. 1ª Edição- Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
NASCIMENTO, Valmir. A razão da nossa esperança: alegria, crescimento e firmeza nas cartas de Pedro. 1ª edição: Rio de Janeiro. CPAD, 2019.
OLSON, Roger. Teologia arminiana: mitos e realidades. 1ª Edição- São Paulo. Editora Reflexão, 2013.
RODRIGUES, Jefferson. Lições de Sobrevivências. 1ª edição. Teresina: Editora Filadélfia, 2012.




[1] OLSON, 2013, p.155
[2] LEWIS, 1986, p. 24
[3] CRAIG, 2012, p.104
[4] LUTZER, 2014, p. 16
[5] COFFEY, 2012, p. 46

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