quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem este Jesus pensa que é?



Texto base: [...] Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?(Lucas 18:8)

Certo dia estava pensando, se por um acaso Jesus viesse fazer uma “inspeção” na igreja que Ele mesmo fundou, o que aconteceria? Foi um momento meio louco e fiquei imaginado como seria a reação de muitas pessoas que se acham donos da igreja ao serem confrontados com as fortes palavras do Mestre. Vejamos algumas possíveis situações:

1.Com certeza tais pessoas iriam interrogá-lo sobre a sua hospedagem, onde Ele gostaria de ficar, se num hotel cinco estrelas, num chalé ou talvez curtir aquela casa de praia no litoral do nordeste. Mas veja o que Ele responderia: “[...] o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8:20).

Após uma reposta desconcertante dada pelo Mestre, os dirigentes modernos iriam perguntar ao mestre quanto seria o cachê que Ele cobraria para ministrar suas palavras e se teria algum dvd, apostila ou livro para vender. E afirmariam que se fossem realizados muitos milagres a arrecadação dobraria! Mas uma vez o Rei Jesus diria: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8)

Já sem saber o que fazer, todo desconcertado, o “pastor” pergunta se Ele gostaria de verificar a arrecadação da Igreja e conferir se todos os irmãos estavam em dia com seu “carne da prosperidade”, se a “contribuição do crente fiel” foi paga e se todos estavam em dia com seus dízimos, afinal isto era prova de fidelidade a Jesus. Neste momento, acredito que o Mestre, olha para o pastorzinho carregado de dogmas e diz: meu servo, meu servo “dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.” (Lucas 11:42 b)

2. Saindo dali, o Senhor Jesus foi convidado a ir numa Igreja Pentecostal radical, digamos que o nome dessa igreja fosse “É o Amor de Deus”, pois bem, ao entrar na Igreja foi recebido pelos obreiros que logo o conduziram para um lugar especial onde só estavam os “melhores” da igreja. Neste ponto Jesus os impediu e disse: “Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;”(Mateus 20:26). Atordoados, eles não sabiam mais o que fazer, até que iniciou o culto de doutrina, onde o pastor local expôs o código doutrinário da igreja, onde em um de seus artigos proibia veemente o uso de qualquer enfeite, perfume ou algo parecido pelas mulheres, além de impor pesadas punições aos membros que tivessem algum pecado revelado. Jesus então se levantando com indignação por ver tudo aquilo brada em alta voz: [...] não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.(Mateus 23: 3b, 4, 13). Vendo que não havia mais o que fazer o dirigente decide encerrar o trabalho e despedir Jesus.

3. Por fim, Jesus vai visitar uma igreja que prometia riquezas para seus fiéis, dizendo que tudo o que eles oferecessem na terra, Deus os daria em dobro. Falavam ainda que crente não poderia passar por dificuldades financeiras, pois nascemos para vencer. O Mestre, com um olhar entristecido e até de desapontamento fala a todos:

- “[...] no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33) e prosseguiu dizendo: lembram-se dos meus apóstolos? Pedro já nos dizia: “[...] alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”(1 Pedro 4.13)

É neste momento, quando Jesus iria continuar seu discurso, que um homem que parecia ser o “pastor” daquela igreja, se dirige a todos e diz:

- Este daí não é Jesus! Nosso Jesus é aquele deus que pode nos dar toda a riqueza que precisamos e nos ofertou os primeiros lugares e não os últimos!

Jesus vendo que o coração daquele homem já estava cheio de amor as riquezas (1 Timóteo 6:10), o amoroso Mestre, profere as ultimas palavras antes de retornar ao Pai:

- Meu filho “[...] ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam, Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:20,21).

Com o coração endurecido aquele “pastor”, pensou consigo: Quem este tal de Jesus pensa que é? Estamos muito bem aqui sem Ele!

Esta ilustração serve para nos fazer refletir sobre como temos tratado o nosso Mestre em nossas igrejas? Temos dado espaço para Ele durante os trabalhos? E o principal de tudo, sua palavra tem sido obedecida por nós? São muitas indagações, mas o certo é que devemos mudar nossas atitudes a cada dia, pois em breve Jesus virá e achará fé na Terra? Maranata, ora vem Senhor Jesus!( Apocalipse 22:20)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues

3 comentários:

  1. Precisamos voltar ao verdadeiro evangelho sem barganhas com DEUS.
    Metanóia e reforma da igreja com o ES já!

    ResponderExcluir
  2. Quando o povo de Deus disser não a isso a coisa muda descobrimos o porque que a catolica antes não permitia que o povo lessen a bíblia

    ResponderExcluir
  3. Não nos deixemos enganar!!!!!!!

    VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA:

    Mateus 7:15
      Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

    Mateus 24:11
      E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

    O SEGREDO É SEGUIR O QUE NOS ORIENTA aPALAVRA!!!!

    Gostei no versículo que nos adverte sobre o peso que impunha os fariseus ao povo.

    VEJA O QUE A BÍBLIA NOS REVELA SOBRE ESTE TIPO DE PESSOAS!

    Tiago 1:22
      E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

    ENFIM...

    I João 4:1
      Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

    DEUS ABENÇOE A TODOS

    ISMAEL MESQUITA

       



       

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!