domingo, 3 de julho de 2011

Não sou de ferro! Sou de barro!


Texto base: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. (2 Cor 4:7)

Sabe quando você acorda e parece que aquele dia não é pra ser vívido, ou que você está no lugar errado, meio assim: Pare o mundo que eu quero descer! Pois é meus amados, tem dias que me sinto assim. Tem dias que acordo desanimado, sem vigor e pensando que a vida não faz sentido. Digo a todos: sou de barro! Não sou de ferro!

Percebo que um grande mal que aflige a Igreja, em especial, a liderança é a síndrome do Super Homem. Parece que somos feitos de ferro e que nunca sentimos necessidadeS, ou simplesmente necessidade. Necessidade de conversar, não sobre discussões teológicas intermináveis, mas simplesmente falar coisas simples, bobas e alegres. Necessidade de ser ouvido e não apenas estar sempre pronto para dar uma resposta sábia que todos esperam. Necessidade de errar. Não errar o alvo (pecar, pecado), mas errar na opinião, errar na certeza, voltar e refazer tudo de novo. Temos necessidades, temos angustias e sabe de uma coisa, não estou só!

A bíblia apresenta diversos servos de Deus que se angustiaram que passaram por momentos de desanimo ou até mesmo quiseram desistir. Davi escreve diversos Salmos em meio à tribulação e angustia (Salmo 69:17). Elias encontra-se em tamanha aflição que prefere esconder-se em uma caverna (1 Reis 19:9). Paulo clama ao Senhor por três vezes para que lhe fosse tirado um espinho da carne (2 Coríntios 12:9), mostrando que já não agüentava mais aquela aflição e no final da sua vida preso em Roma escreve a Timóteo dizendo que “ninguém me assistiu na minha primeira defesa , antes todos me desampararam . Que isto lhes não seja imputado.(2 Timóteo 4:16)”, mostrando que estava passando por aflições, tanto que no versículo 9 ele diz a Timóteo “procura vir ter comigo depressa”. São todos exemplos de servos de Deus, mas são todos homens, frágeis, vasos de barro. E por que barro?

Barro significa simplicidade, barro apresenta um caráter de fragilidade, pode ser quebrado. O vaso de barro depende daqueles que cuidam dele, se não houver cuidado especial ele poderá se quebrar. Mas, destacamos um ponto essencial em ser vaso de barro: ainda que se quebre sempre poderá ser refeito nas mãos do Oleiro ( Jeremias 18:4), na mão Daquele que tudo criou. Sempre o Eterno Oleiro poderá fazer um vaso ainda melhor, um vaso de honra na casa de Deus (2 Timóteo 2:20) e este Oleiro celestial estará sempre disposto a dizer a estes vasos: “a minha graça de basta (2 Coríntios 12:9)” e que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.(Salmo 30:5)

Que eu possa ser sempre este vaso de barro, e que os amados irmãos também sejam. Para que o Oleiro esteja sempre nos quebrando e fazendo de nós um vaso ainda melhor!

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues.

4 comentários:

  1. Muito bom seu texto. É confortador ter um refúgio de boas idéias e pensamentos na Internet.
    José Soares.

    ResponderExcluir
  2. José Soares, obrigado pela visita, seja sempre bem vindo ao nosso espaço.

    Em Cristo,

    Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo Jefferson! Como já dizia o Fruto Sagrado "Nessas horas que eu me lembro
    Que o sofrimento é um megafone
    É Deus pra mim gritando
    que eu não sou o super-homem" ♪♪

    ResponderExcluir
  4. Kalipsia obrigado pela visita. Realmente não somos super-homens nem mulheres-maravilha, mas somos dependentes do Pai!

    Em Cristo,

    Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!