sábado, 15 de junho de 2013

CRIMES DE INTERNET: EU QUERO A SUA CONFIANÇA!


   Por Jefferson Rodrigues
 
     Texto base: “Abstende-vos de toda a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).
Em tempos de internet, ninguém está só. Somos bombardeados por emails, chat’s, convites online e toda espécie de interações que tem na rede mundial de computadores a sua ancora. Desta interligação surgem também problemas como, por exemplo, a falta privacidade e/ou de segurança para nossas transações comerciais, e o pior, expõe nossas famílias a intromissões de pessoas com as mais variadas intenções.
Em relação a este último item, surge a problemática do assédio sexual e das investidas de pessoas mal intencionadas para com nossas filhas (os), irmãs (os), sobrinhas (os) e etc. Se as pessoas abordadas por estes sujeitos (as), com más intenções, estão na faixa etária entre 0 e 14 anos, esta atitude é classificada como pedofilia (lei 11.829/2008), se o caso envolve menores entre 14 e 18 anos incompletos trata-se de corrupção de menores, de acordo com o Artigo 218 do Código Penal brasileiro, com pena de 1 a 4 anos de reclusão.  Em 2008, foi sancionada a LEI 11.829/2008 (ELABORADA PELA CPI DA PEDOFILIA) com o objetivo de coibir os abusos cometidos contra crianças e adolescentes. A respeito deste tema o Senador Magno Malta elaborou uma cartilha que nos apresenta as maneiras mais comuns como estes criminosos agem contra suas vitimas vejamos alguns itens:
·        Quem são os abusadores?
 Os abusadores, na maioria das vezes, são pessoas aparentemente normais e do círculo de confiança das crianças e adolescentes, como por exemplo, familiares, amigos, vizinhos, colegas ou mesmo os seus responsáveis. Mas podem ser também desconhecidos, que abordam a vítima pessoalmente ou pela Internet. Hoje em dia muitos abusadores fazem uso da Internet, por meio dos chamados sites de relacionamento (FACEBOOK, ORKUT, GAZZAG, MYSPACE, etc.), MSN, salas de bate-papo (CHATS). Alguns se fazem passar por crianças e adolescentes, criam com a vítima um laço de amizade, através do qual tentam marcar um encontro. Também há abusadores que pedem que a vítima tire suas roupas e
exponha o seu corpo diante de uma câmera de vídeo (Webcam) e depois passam essas imagens pela rede, fazem ameaças e chantagens contra as vítimas.

·        Como agem os pedófilos?
Os pedófilos se infiltram na vida da criança e agem de acordo com as suas necessidades: procuram se aproximar dando o que a criança quer, gosta ou precisa. Dessa maneira, o pedófilo diminui a chance dela se defender das situações de abuso e de negar seus pedidos: a criança passa a se sentir devedora da ajuda recebida. De modo geral, o pedófilo recorre a um modo de aproximação com a criança que se inicia pela fabricação de interesses comuns, brincadeiras ou jogos, através das quais vai angariando a amizade, aceitação e confiança da criança.
O pedófilo costuma apresentar-se como um adulto alegre, participativo e cooperativo, sempre disposto a atender o desejo ou a necessidade da pequena vítima, condições que, por vezes, passam despercebidas pelos pais. O pedófilo dá presentes (doces, brinquedos, roupas, etc.), geralmente sem motivo e às vezes exageradamente caros; conhece filmes, artistas e programas infantis (para criar interesses em comum); oferece passeios sem a companhia dos pais;etc.
Assim, esta mesma cartilha nos orienta que o uso da internet não deve ser proibido, contudo deve haver a supervisão de pessoas responsáveis. Afinal se você não está fazendo nada errado porque esconder de seus pais?
 Aos adolescentes Cristãos devo alertá-los para o que nos diz a Palavra de Deus: Abstende-vos de toda a aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5.22). Veja algumas dicas de como  fugir da aparência do mal:
1-   Evitem expor fotos sensuais, ou que deixem margem para uma dupla interpretação na internet. Assim como evite usar roupas que não condizem com sua faixa etária, como saias curtas, vestidos que marcam o corpo, shortinhos, camisetas apertadas e outras peças que exponham seu corpo.
2-   Excluam do rol de amigos todas aquelas pessoas mais velhas que se aproximam com elogios e gracejos, o fim de tais conversas será a tentativa de conquistá-la (o). Se possível apresentem tais conversas a seus pais ou responsáveis.
3-   Não acredite que você será penalizada (o) por seus pais caso venha a exibir estas conversas para eles. O silêncio é um poderoso mecanismo de domínio usado por estes criminosos. Tenha certeza que eles é que podem ser presos e condenados por tais práticas.
4-   Conversem com seus líderes na Igreja e peça que sejam dadas palestras sobre o tema.
5-   Dedique-se as coisas que são para o crescimento do Reino de Deus (Colossences 3.1,2)! Lembrem-se que a Bíblia nos orienta “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmo 101.3 a).

Por fim, não tenham medo, o Senhor Jesus veio trazer liberdade para você (João 8.32), a Lei está do seu lado, portanto, tenha confiança e DENUCIE! Tanto vítimas como pessoas que sabem de alguém que foi vitima pode DENUCIAR  ao “Disque 100” – Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) – ligação anônima.

 Para mais informações visitem estes sites:                  www.todoscontraapedofilia.com.br/site/  www.denunciar.org.br/ www.safernet.org.br/ http://www.magnomalta.com


Por uma sociedade mais justa,

Jefferson Rodrigues


4 comentários:

  1. Eu Acredito que os pais e a escola, orientando suas crianças, é a maneira mais eficaz de evitar abusos por parte dos pedófilos.
    um belo exemplo de orientação, é aquele velho ensinamento de não aceitar convite, dinheiro ou favor de quem não conhece, ou se conhecer, que não tenha que fazer ‘coisas com o corpo ‘ para ganhar esse dinheiro ou presente.
    Um abraço!! Eliúde Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliúde que alegria vê-la em nosso espaço! Continue contribuindo com seus comentários. Que o Senhor te abençoe ainda mais!
      Em Cristo, Jefferson Rodrigues

      Excluir
  2. É cada vez mais imprescindível a discussão desse tema, pois as ações desses pedófilos expandem-se facilmente e, acredita-se, que um dos fatores que podem favorecer, em muito esse fenômeno, é a ausência afetiva, moral, educacional, etc., de pais, familiares para com as crianças e adolescentes. Estas por sua vez, procuram quem preencha essa carência omitida pela família, entrando em cena esses oportunistas.
    Portanto, ressalto aqui, a inclusão imediata dos pais e/ou responsáveis na vida, como todo, de seus filhos, respeitando suas identidades, porém moldando-as mediante princípios, borientando-os sobre os benefícios e males reais que se inserem em nossa sociedade.
    “Soltar um incapaz no mundo virtual é o mesmo do que soltar uma criança sozinha numa feira livre, num festival musical, num circo em dia de apresentação...”(Içami Tiba).
    “Sempre foi, é e deverá ser uma preocupação educativa dos pais saberem com quem andam os seus filhos. ”(Içami Tiba). http://educacao.uol.com.br/colunas/icami-tiba/2011/10/18/pais-filhos-e-amigos-virtuais-dos-filhos.
    Xero a todos os que amam educar e todos os educandos.Ivone Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone Martins, concordo em gênero, número e grau com cada palavra sua! Que o Senhor continue te abençoando ricamente.
      Em cristo, Jefferson Rodrigues.

      Excluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!