quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

SUBSÍDIO LIÇÃO1 CPAD - JOVENS 1º TRIMESTRE 2018


LIÇÃO BIBLICA JOVENS: SEU REINO NÃO TERÁ FIM
SUBSÍDIO LIÇÃO 1- JOVENS 1º TRIMESTRE 2018
Aula em: 07/01/2018
AUTOR DA LIÇÃO: PR NATALINO DAS NEVES

Por Jefferson Rodrigues

No primeiro trimestre de 2018 a CPAD lançou a nova lição a ser trabalhada pelas classes de jovens. É uma lição assaz teológica em sua introdução, talvez pelo fato do autor ser doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, falamos do Pr Natalino das Neves.
Entendemos que a lição por si já é suficiente para atingir os objetivos propostos pelo autor e editores. Contudo, acreditamos poder ajudar aos nobres professores ao trazer algo que possa ampliar a temática abordada na lição 1. Queremos com este breve subsidio ajuda-los a enriquecer sua aula e seus conhecimentos, mesmo sendo ciente de que tal desejo seja por demais ambicioso para alcança-lo em apenas poucas linhas. Assim, vamos aos pontos que acreditamos poder auxiliá-los nesta lição:
I.              QUEM FOI MATEUS?

Para responder a esta questão é bom utilizarmos os recursos que nos são postos tanto pela história como pela própria Bíblia Sagrada. Apesar de não haver muitas informações a respeito dele nas Escrituras, frisaremos as seguintes informações:
a)    Ele aparece em todas as quatros listas dos apóstolos descritas nos evangelhos em Mt 10.3; Mc 3.118; Lc 6.15 e Atos 1.13;
b)    Mateus é uma contratação de Matatias, que em hebraico significa “presente de Yahweh”. Também era chamado de Levi, provavelmente por ter algo com os levitas (Mc 2.14), daí alguns estudiosos acreditarem que é possível que seu nome pessoal fosse Mateus Levi, ou então, Mateus, o levita.
c)    Sua residência ficava em Cafarnaum, onde exercia o cargo de cobrador de impostos, ou publicano. Neste ponto é importante destacar que publicanos eram mal vistos pelas comunidades judaicas. Para os judeus eles eram traidores ou no mínimo usurpadores do próprio povo em favor dos invasores romanos. Assim, Mateus tinha uma posição dúbia: ao tempo em que tinha um bom salario junto ao império romano, este era mal visto pelo seu povo.
d)    Não obstante a sua posição econômica, ele não pensou duas vezes ao ouvir o convite de Jesus. Imediatamente seguiu o mestre deixando tudo para trás (Mt 9.9; Mc 2.14; Lc 5.27,28). Neste ponto temos um grande exemplo: Para seguir a Jesus precisamos ter decisão e coragem! Deixe tudo e siga ao Mestre

II.            SUA OBRA E MORTE
Não temos tantas informações sobre a história de vida de Mateus. Na verdade, pouco é falado sobre ele nos Evangelhos Sinópticos. Contudo, a tradição cristã faz algumas considerações que são pertinentes. É presumível que ele tenha trabalhado em lugares diversos como a Judéia, Egito, Etiópia e a Partia. Ele ainda é identificado como um mártir da fé. Contudo, segundo o Dicionário Wycliffe “uma linha de tradição diz que Mateus morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia. As Igrejas gregas e romanas, por outro lado, celebram seu martírio[1]” . Assim, não podemos afirmar com convicção a forma como este servo de Deus morreu. Mas temos convicção que Ele estará juntamente conosco na presença de Jesus na Eternidade!
III.           POR QUE ESTUDAR ESTE EVANGELHO?
Posso dizer que tal pergunta é retórica, tendo em vista se auto responder, pois por ser a Palavra de Deus já se torna leitura obrigatória para todo cristão. Contudo acredito ser pertinente estabelecer alguns pontos que sirvam de incentivo extra para iniciar agora a leitura e o estudo deste maravilhoso livro.
a)    Em Mateus veremos uma ponte clara entre o Antigo e Novo Pacto. Poderemos ver claramente que o Antigo Testamento era um livro de promessas que deveriam ser cumpridas no Messias. Ao observamos o Evangelho de Mateus vemos claramente que tais profecias foram cumpridas. Mateus faz questão de registrar isso! Segundo o comentarista Warren Wiersbe “Mateus apresenta pelo menos 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. Escreveu principalmente a leitores judeus para mostrar-lhes que Jesus Cristo era, de fato, o Messias prometido[2]
b)    Através deste Evangelho teremos a oportunidade de conhecer um dos discursos mais profundos e primorosos de Jesus sobre moralidade, bondade, amor, Reino e tantas outras mensagens essenciais à fé cristã. Veremos de forma ampla o famoso Sermão do Monte em sua íntegra (Mt 5-7). Além desta mensagem outras são vistas de forma mais ampla e detalhada no Evangelho de Mateus do que através dos demais sinóticos. Um exemplo disso pode ser visto no conjunto de texto conhecido como o “Pequeno Apocalipse” em Mateus 24 e 25, que nos apresenta um resumo escatológico dos eventos finais da humanidade.
c)    Somente neste Evangelho vemos Jesus sendo apresentado como Rei. O verdadeiro Rei do povo Judeu, e agora de toda a terra. Jesus é apresentado vindo diretamente da linhagem real de Davi e cumprindo em si todas as profecias messiânicas do Antigo Testamento. Neste ponto nos ajuda o comentarista William Hendriksen ao dizer que “Mateus retrata Jesus especialmente como Rei. Não se pode negar que o vemos surgir de uma dinastia real, que ouvimos sobre a adulteração do seu reino por parte dos judeus e Pilatos, que ele mesmo se apresenta como verdadeiro Rei de Israel, e que na conclusão Ele funciona como Rei, possuindo toda autoridade no Céu e na Terra[3]”.
d)    Por fim, é através das lentes do “ex-publicano” que podemos contemplar que a serviço deste Rei haverá o seu povo. Não mais composto de Judeus apenas, mas sim composto de todos aqueles que O aceitem como seu Senhor. Em Mateus são lançados os fundamentos da Igreja de Cristo assim como é dada a garantia de que “...as portas do inferno não prevalecerão contra ela [Igreja]” (Mt 16.18). É valido destacar que Mateus é o único autor que faz uso da palavra Igreja (gr. ekklesia).
Por todas estas razões é essencial que se inicie os estudos deste livro o mais urgente possível! Mateus é um Evangelho riquíssimo e, portanto, indispensável para o estudo de todos os cristãos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto acreditamos que os professores e alunos poderão ter um apoio para iniciar sua aula. É claro que não esgotamos o tema, mas entendemos que estas informações extras compiladas acima poderão ser de grade valor para que nossos alunos tenham maior interesse no estudo do Evangelho de Mateus, bem como nesta lição que leva o nome “Seu Reino não terá fim”. Esperamos ter contribuído com todos! E desejamos uma boa aula a todos os mestres e alunos!
Em Cristo,
Jefferson Rodrigues- Evangelista da Assembleia de Deus, Escritor e Teólogo.






REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Biblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2015. Vol. 4.
DAS NEVES, Natalino. Lições Bíblicas Jovens: Seu Reino não terá fim. Rio de Janeiro, CPAD, 2018.
HENDRIKSEN, William. Comentário do NT-Mateus Vol 1. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico expositivo: Antigo e Novo Testamento. 9ª reimpressão. Santo André, SP: editora Geográfica, 2015. Vol. 1, 2, 3, 4, 5 e 6.






[1] PFEIFFER; VOS et ali, 2011, p.1238
[2] WIERSBE, 2014, p.9
[3] HENDRIKSEN, 2010, p.111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!