segunda-feira, 21 de maio de 2012

PASTOR DESAFIA E EU RESPONDO: “GALINHA QUE SE ACOMPANHA COM PATO ACABA MORRENDO AFOGADA”

Por Jefferson Rodrigues
Como bom nordestino que sou, desde cedo aprendi a valorizar os ditados populares ditos por minha amada mãezinha e por minha avó, além de sempre elencar aqueles mais curiosos falados por nossos conterrâneos nordestinos. Entre os ditados, há ainda poesias e repentes que, sem dúvidas, expressam uma sabedoria muito peculiar do sertanejo. Podemos citar: "A fome é o melhor tempero", “pouca farinha, meu pirão primeiro”, “velho é a estrada e os carros ainda andam nela”, “em terra de cego que tem um olho é rei”, “mais enfeitado que burra de cigana”, “se avexe não, a lagarta rasteja só até criar a asas” entre tantos outros ditos e frases que exalam as necessidades e anseios do nordestino.
Dentre aquelas frases que mais atraem a minha atenção está a que deu origem a esta postagem. Você pode me perguntar: afinal o que esta frase quer nos ensinar? Bem, com base na sabedoria nordestina, esta frase nos orienta a tomar cuidado com as nossas companhias. Veja o que aconteceu com a galinha, que andava acompanhada do pato mesmo não sabendo nadar e teve como consequencia sua morte por afogamento. Assim somos nós se não soubermos escolher nossas amizades, seremos fatalmente ligados aos erros cometidos pelas más companhias e sofreremos as consequencias destas escolhas.
A Bíblia nos ensina que “as más conversações corrompem os bons costumes.”(1Corintios 15.33) e que se sabemos fazer o bem e não fazemos cometemos pecado(Tiago 4.17), isto tudo nos orienta a examinar nossas companhias e exortá-los a fazer o que é correto. Com base nisto, quero falar de um programa evangélico exibido no último sábado (19/05/12), onde um tele pastor famoso, desafiou os blogueiros a apontarem seus erros teológicos, ou a falha em sua pregação sobre a prosperidade.
Caro leitor, confesso que o amado pastor, foi durante muito tempo um canal de benção contra as heresias e que o mesmo teve (e ainda tem) coragem de denunciar diversos absurdos contra os interesses evangélicos. Mas o que o renomado irmão esqueceu foi de cuidar com quem ele estava se acompanhando, pois para satisfazer seus interesses empresariais aliou-se a verdadeiros violadores da Palavra de Deus, verdadeiros piratas do Evangelho, onde buscam tosquiar as ovelhas e não cuidar delas. Por conta destas atitudes, hoje, é difícil dissociá-lo destas imagens, mesmo que o referido pastor apresente uma bela oratória e não tenho dúvidas que ele pregará a verdadeira prosperidade bíblica (pois ele aprendeu o que era certo, mas não tem feito).
Isto posto, concluo dando um sábio conselho nordestino a este prezado pastor: “galinha que se acompanha com pato acaba morrendo afogada”


Sempre ouvindo os conselhos da vovó e principalmente os  de Cristo,

Jefferson Rodrigues

4 comentários:

  1. Muito bom mano já dá pra aquecer o negocio.
    METANÓIA já!

    ResponderExcluir
  2. ta + do q certo prof prosperidade prosperidade pão da vida zero!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amado amigo, Shalom!fico triste em conhecer sua opinião em certas situações...não faça estes tipos de comentários ou criticas, vc tem uma posição muito importante que é de ser o anjo da igreja, seja o exemplo...então não julgue as pessoas, principalmente se for alguém que serve á Deus! Deus tem me ensinado que o verdadeiro servo dele é quele que quando ver o erro, ele não aponta com o dedo..más entra em silêncio e ora! Seja portanto a diferença...Lembre-se que "oculto não dura p/ sempre", o que for de ser será revelado e as mascarás de muitos cairão!assim como temos observado na mídia os últimos acontecimentos.Continue usando seu blog p/ espalhar o amor de Deus e sua palavra, testemunho de milagres e etc...não use seu blog para jogar pedras, apontar erro dos outros.
    A Bíblia ensina que quem erra deve ser repreendido. Mas aqui esclarece que somente a repreensão vinda de um coração limpo não comete pecado.
    JESUS nós ensina através de sua palavra abertamente sobre como deve ser a repreensão. Em Mateus 18:15, JESUS declarou que “Se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste a teu irmão”. Em Lucas 17:3, o texto fica completo ao dizer que depois de ter sido dada a repreensão, perdoa-lhe a ofensa que lhe tiver feito. É interessante perceber que só podemos repreender alguém que podemos falar diretamente com ele. Se alguém errou e eu passo a comentar aquele erro, isso não é repreensão, é fofoca, é ser linguarudo. Se eu vejo o erro de alguém que está longe de mim, que eu não tenho condição de lhe repreender pessoalmente, entre mim e ele, então só tenho uma escolha: ficar calado.
    Me perdõe, pelas palavras..
    Que Deus abençoe á todos nós!

    ResponderExcluir
  4. "Perola abençoada" fico grato pela sua participação em nosso espaço, como sempre equilibrada. Contudo, devo discordar da amada irmã, pois em momento algum estou fazendo fofoca, antes, dou um conselho a todos aqueles que se pretende ensinadores: estejam atentos com quem vocês andam! Observe que evito inclusive expor o nome do programa e do nobre pastor, mas isto não me exime de expor meu ponto de vista contrário as ações equivocadas que existem em nosso meio. Quanto a julgar, lembre-se que tal atitude não deve ser tomada com base na aprencia, ou seja no farisaimo, mas deve ser conforme a reta justiça, de acordo com a Palavra de Deus (João 7.24). Não busco atingir a ninguém, mas antes procuro advertir ao nossos irmãos sobre as ações incoerentes de muitos falsos profetas que surgem em nosso meio, não esqueça que esta deve ser a atitude de um verdadeiro obreiro de Deus, cuidar do rebanho para que não se percam. Em qualquer função de liderança na Igreja, devemos advertir sobre os erros de muitos que se julgam pastores, assim como nos ensinou os Apostolos do Senhor. Em todo caso, aceito seu posicionamento, sem contudo considera-lo de todo coerente biblicamente, pois se assim fosse JEsus não teria nos advertidos: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores."(MAteus 7.15). Que a Graça e a PAz de Cristo esteja sobre você!

    Em Cristo, Jefferson Rodrigues

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!