quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tá com medo? Pede (ao Senhor), que vai sair!

Texto base: E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” (I Reis 19.9)

Onze horas da noite, aproximadamente. Coturnos (botas) encharcados, roupas extremamente molhadas, o cansaço domina nossas mentes. A barriga está gritando de fome, as pernas não respondem mais aos comandos de nossos cérebros e para dificultar ainda mais, uma voz incessante que teima em dizer: “VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR! SE NÃO AGUENTA PEDE PRA SAIR!

Quantos mais ouvíamos isso, tínhamos vontade de continuar, de prosseguir, de mostrar que poderíamos nos superar. Nesta empreitada, um era esteio do outro, existe até um ditado que fala: “a adversidade une”. Isto é verdade. Quanto maiores eram os obstáculos, maior era nossa união. A madrugada avança, aquela noite parece não ter fim. E a voz continua: “VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR! PEDE PRA SAIR!”. Pensávamos: por que não vamos embora? Por que não desistimos de vez? E quando alguém dizia que ia pedir para sair, que não agüentava mais, o pelotão se unia e fortalecia aquele membro cansado e desanimado até que ele desistisse daquela idéia de abandonar o curso.

No horizonte surge algo de novo, as trevas da noite começam a ser substituídas pelo azul marinho do romper da aurora - talvez já fosse mais de cinco horas da madrugada. Aquele raio de luz no horizonte nos fortalecia, o sono e cansaço começava a diminuir e sabíamos que a luz do amanhecer nos traria renovo para suportar mais um dia no objetivo de concluir aquele curso militar. De repente, ouvimos o toque da corneta, era o toque de formatura no acampamento. Todos acreditavam que seria mais um exercício militar, mas para a surpresa da tropa, era o encerramento daquela semana de acampamento militar no Exército. Iríamos voltar para casa, para o conforto, porém, com uma sensação maravilhosa de dever cumprido, de que superamos nossos maiores medos e desafios. Por fim, tínhamos uma certeza: se não fosse a nossa união não teríamos vencido estes desafios! Toda aquela aflição, medo, dores, angustia, se transformaram em ótimas lembranças, em exemplo de superação e de como podemos superar a nós mesmos.

Este pequeno resumo mostra um pouco de minhas experiências profissionais, como soldado do Exercito e como policial militar de um grupo de elite. Mas você pode está se perguntando: O que isto tem haver com Elias? Ou com a vida Cristã? Bem, vou explicar.

Nosso texto base apresenta um servo de Deus que tinha alcançado uma vitória espetacular sobre seus inimigos (I Rs 18.40), era um homem destemido ( a exemplo de nossos soldados), enfrentava os obstáculos de frente, como fez com os falsos profetas de Baal e de Aserá (I Rs 18). No entanto, ele sentiu-se cansado, desanimado e com medo (I Rs 19.4) perante seus maiores desafios. Teve medo de perder a vida, estava cansado e sentia-se sozinho. Qual foi a solução que Elias encontrou? Preferiu esconder-se em uma caverna(I Rs 19.9).

Quantos servos de Deus têm agido da mesma forma diante das adversidades de nosso tempo! Tem buscado as “cavernas da vida”, a exemplo de Elias, estão em depressão, sentindo-se sozinho, acreditando que a tribulação não vai passar! Meus amados o medo faz parte da natureza humana, ele é um sinal de auto preservação, o medo nos garante o cuidado com nossa vida e nos dá cautela para agir. Elias teve medo, os militares de nosso exemplo tiveram medo, talvez você esteja com medo de não superar tantas dificuldades. Contudo, o Senhor não desampara seu servo fiel, Ele apareceu ao profeta, logo ao amanhecer, com uma voz suave e delicada (I Rs 19.12) garantido que Elias não estava só, ainda tinham sete mil joelhos que não se dobraram aos deuses (I Rs 19.18) e estes companheiros iriam fazer-lhe companhia.

Mesmo que muitas vozes estejam lhe dizendo que “VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR! PEDE PRA SAIR!”, transforme estas palavras em motivação, saiba que é nas noites mais escuras que podemos ver as estrelas mais brilhantes e lembre-se que o Senhor não permite tentação ou provação maior do que podemos suportar ( I Cor 10.13), e sabe aquele amanhecer, não me lembro de um mais bonito que aquele! Talvez seja porque ele veio após uma noite de forte tribulação, talvez porque ele representou a vitória sobre um grande desafio. Mas uma coisa posso garantir é após uma noite de choro que surge a alegria (Sl 30.5), é após nossas maiores lutas que contemplamos grandes vitórias!

Elias passou a noite na caverna, mas foi ao amanhecer que o Senhor lhe apareceu e o fortaleceu para continuar sua jornada. A noite que passei com meus companheiros também foi dura e difícil, mas foi com o amanhecer que contemplamos o fim do sofrimento e o início do gozo em vencer mais este obstáculo. Não desanime! Saia da caverna! E saiba que sempre teremos esta promessa: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça[...]” (Ml 4.2a), nascerá sempre a esperança em Cristo Jesus!



Esperançosamente em Cristo,

Jefferson Rodrigues

5 comentários:

  1. Irmão Jefferson, as lutas são muitas, as vezes chegamos achar realmente que não vamos conseguir, pensamos até que estamos só, aí lembramos que temos um Deus que afirma na sua palavra que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
    E essas tribulações não se comparam com a glória que nos espera. Então, isso nos consola de uma tal forma que nossa esperança em Deus cresce a cada tribulação.
    Penso que estou em uma escola, onde o professor é Cristo, e essas tribulações não passam de uma matéria chata, é chata,mas é essencial para minha aprovação.
    A paz do Senhor! Que Deus continue abençoando você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão Ana Claudia, realmente vivemos numa escola e não há melhor professor que o nosso Senhor Jesus! Fica na Paz amada!

    ResponderExcluir
  3. 'Nas noites mais escuras que podemos ver as estrelas mais brilhantes' Fato! Lindo texto.

    ResponderExcluir
  4. desistir e para covardes e medrosos

    disse o senhor a gideao:e demais o povo que esta com tigo ,para eu entregar os midianitas nas suas maos",israel poderia se gloriar contra mim ,dizendo:aminha propria mao me livrou.
    dice o senhor a gideao apregoa,pois aos ouvidos do povo,dizendo:quem for timido(covarde)e medroso,voute e retire-se da regiao montanhosa de giliade,entao, voutaram ,do povo vinte e dois mil e dez mil ficaram(juizes7,2:3 mas depois de mas uma prova quando o senhor pede a gideao que leve o povo as aquas e so trezentos foram aprovados
    resumindo o senhor presisa de qualidade nao de quantidade
    diz :a palavra muintos serao chamados mas poucos serao escolhidos

    ResponderExcluir
  5. Kalipsia, seja bem vinda ao nosso espaço! Senti sua falta em nossas postagem. Continue conosco, no História com Cristo! Abraços fraternos em Cristo

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!