segunda-feira, 28 de maio de 2012

TRÊS VERDADES BÍBLICAS SOBRE O AMOR

Texto base: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4.8)



Se existe um tema que a Igreja parece ter esquecido é o Amor. Cansei de ver alguns irmãos “torcerem” o rosto quando se anuncia que a mensagem que será pregada fala sobre Amor. Parece que tal temática está fora de moda, ou ainda não diz respeito a mensagem de Cristo. Ledo engano, esta é a própria mensagem do Senhor Jesus (João 3.16). O amor é cantado, falado e anunciado desde o Antigo Testamento e finda com a Revelação final do Senhor. Toda a Bíblia nos fala sobre amor, seja ele no sentido carnal, de desejo (Eros) ou no sentido pleno, espiritual (Ágape). Contudo, deixarei três verdades - poderiam ser mil ou mais - que a Palavra fala sobre o Amor (Ágape), vejamos:


1.   Amor não é paixão. (1 Coríntios 13.7)

Apesar da paixão (amor Eros) ser um sentimento inerente a natureza humana, pois baseia-se no olhar, no desejo, no enlace entre homem e mulher, como podemos ver Salomão expressando todo seu desejo e paixão pela sua noiva Sunamita (Cantares 4.9,10). Não obstante, este sentimento nunca pode ser confundido com o Amor, pois a paixão pode acabar, é como chuva de verão , vem de forma torrencial, mas assim como vem ela também se vai rapidamente. A paixão pode levar o homem ou mulher a cometer loucuras que depois irá se arrepender, pois este sentimento se baseia apenas nos desejos do coração, e Palavra de Deus assim nos fala sobre isto: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”(Jeremias 17.9)

Neste sentindo, devemos observar que diferentemente do Amor que tem como símbolo maior a doação (1 Coríntios 13.7), a paixão é egoísta e tem como objetivo principal a satisfação pessoal, mesmo que isto implique em desgraça na vida de alguém (2 Samuel 11.1,2;13.15). Portanto, podemos tranquilamente definir que amor não é paixão!

2.   Amor não é invejoso (Romanos 12.9)

Quando pensamos em inveja, ligamos diretamente a disputas e contendas entre os irmãos, tanto que Paulo nos diz : “Andemos honestamente, como de dia; [...] nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.”(Romanos 13.13). Assim entendemos que a inveja está ligada às brigas existentes na Igreja e que tem por finalidade a morte espiritual de muitos irmãos. A Palavra de Deus é bem clara ao afirmar que “Deus é Amor” (1 João 4.8), contudo, está mesma Palavra nos orienta a amar nossos irmãos sem hipocrisia, sem fingimento ou falsidade (Romanos 12.9;13.9) e portanto, não devemos ter inveja do irmão que canta melhor, prega melhor, é mais alto, mais forte, mais rico, enfim, daqueles que acreditamos serem de algum modo superior a nós. O verdadeiro amor não sente inveja, nem ciúmes do irmão, antes sente prazer com a vitória do próximo (Tiago 5.13), se alegra na alegria do irmão (1 Coríntios 13.4).

Muitos tem afirmado que amam a Deus, que tem entregue suas vidas em prol da obra de Deus, mas infelizmente estes mesmos são incapazes de contemplar a vitória do irmão, sem antes causar discussão, contendas. Para tais pessoas a Palavra de Deus nos adverte que este é um mentiroso (1 João 4.20), pois se não consegue amar ao irmão que está vendo, convivendo dia-a-dia, como então amará a Deus a qual ele não viu? Em vista de tais argumentos, podemos concluir afirmando que o amor não pode ser invejoso, pois “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade” (1 Coríntios 13.4,5)

3.   O amor é doação. (1 João 3.16)

Não existe verdadeiro amor sem entrega total, sem doação, antes esperando o bem estar do próximo ao nosso próprio. A Palavra de Deus nos apresenta a maior prova de Amor dada aos homens, a morte de Cristo Jesus por nós (João 3.16). E como seguidores do Mestre, bem como seus imitadores (1 Coríntios 11.1), devemos amar sem restrições, cuidando, nos preocupando com cada um daqueles que necessitam de nossas ações. Por este motivo João nos orientou que “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”(1 João 3.16). O verdadeiro amor se importa com o próximo, por isso devemos “dar vida pelos nossos irmãos”. Como? Dê a sua vida em oração por aqueles irmãos que se afastaram, que estão em dificuldades ou que simplesmente estão vivos e sujeitos as investidas do inimigo. Dê a sua vida através dos cuidados com os necessitados (2 Coríntios 9.9), daqueles que muitas vezes não possuem nem o alimento. Dê a sua vida por Amor, entregue-se ao trabalho de resgate de milhares de almas que padecem, pois o verdadeiro amor consiste em dar a vida por nossos irmãos!

Ainda que você se sinta perseguido por alguma pessoa, ou afligido, saiba que devemos orar por tais pessoas e lembrar que o verdadeiro amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”(1 Coríntios 13.7). Fazendo desta forma mostraremos que “[...] Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.(Gálatas 2.20)




Amado por Cristo,

Jefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!