terça-feira, 8 de novembro de 2011

“Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante...”

Texto base: “[...] porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.” (Lucas 16.8)

Faz poucos dias que ouvi, durante um serviço de rotina, em uma praça de Teresina esta letra de musica que deu título a nossa postagem. A letra dizia assim: “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante [...] do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. O autor desta melodia, Raul seixas, foi e ainda é considerado um propagador de idéias anticristãs e há quem diga, satânicas. Não precisa ser um profundo conhecedor da biografia de Raul Seixas para concordar com tais afirmações, e não quero em hipótese nenhuma fazer apologia a sua vida. Contudo, destaco algo positivo nesta afirmação proferida por este “filho deste mundo”.

Quando resolvi escrever este texto, assim o fiz por ver que muita gente em nossas Igrejas permanece com “aquela velha opinião formada sobre tudo”. São opiniões que em muitos casos tem arruinado a vida de muitos cristãos. Preferem “matar a vaca para eliminar o carrapato”, ou seja, consideram que tudo que é moderno ou atual é pecaminoso, não levando em conta que o pecado está até no que é velho, o pecado está naquilo que fazemos das bênçãos que a modernidade nos traz. Entendam que não estou defendendo o liberalismo teológico, pois acredito que a Palavra de Deus é imutável, mas contesto ações de homens. São irmãos que seguram-se em experiências pessoais que tiveram no passado ( positivas ou negativas), mas que por uma conjuntura histórica e social não faz o mesmo efeito hoje. É notório que toda mudança costuma causar medo, toda transformação gera expectativas, e isto é inegável. Não obstante, a questão maior está em permanecer com atitudes que em nada ajudam para o crescimento da Igreja, somente por medo, ou então, enfrentar suas angustias e mudar, ser uma metamorfose constante, balizada pela Palavra de Deus.

A Igreja precisa ser repensada, reformada e restaurada! Imaginem se Paulo, Lutero, Calvino e tantos outros reformadores tivessem ficado com sua velha opinião formada sobre tudo, será que teríamos a oportunidade de hoje estarmos vivendo o Evangelho? Acredito que estaríamos debaixo de uma Lei morta! Assim meus amados, devemos deixar o medo de lado! Será que até um “filho deste mundo” percebe isto e nós, “filhos da luz”, não percebemos? Infelizmente, por conta do medo, muitos irmãos até bem intencionados (ou não), impedem que uma reforma, uma metamorfose ocorra em muitas Igrejas, e por conta disto a cada dia o trabalho tem dado menos frutos excelentes. São pessoas que embriagam-se em tradições de homens e esquecem-se que o propósito de tudo é Cristo e que a missão que Ele nos deu foi a de fazer discípulos (Mateus 28.19). Lembrem-se fazer discípulo, dar frutos e glorificar o Reino de Deus (Mateus 5.16), esta é nossa missão!

Não tenha medo de ousar, de apresentar idéias e de fazer a obra para o crescimento do Reino de Deus! Saiba que as oposições surgirão, seja influenciadas por vaidades humanas, seja por ações do inimigo de nossas almas (1 Pedro 5.8), mas não esqueça que Jesus nos fez esta promessa: “ [...] e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.(Mateus 28.20). Nele podemos confiar!


Desejoso por mudanças feitas por Cristo,

Jefferson Rodrigues

6 comentários:

  1. Muito edificante essa postagem, parabéns mesmo.
    Metanóia e reforma nos corações dos servos do altíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Marcio obrigado pela sua partipação . Fica na PAz irmão!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da postagem..a mais pura verdade foi dita nessa postagem...que Deus o abençoe...parabéns ..sempre nos traz edificantes informaçoes.

    ResponderExcluir
  4. Sara obrigado pela contribuição. Permaneça firme no Senhor, que Ele não desampara um servo fiel. Fica na Paz irmã!

    ResponderExcluir
  5. É infelizmente em nosso meio existem pessoas que em vez de apoiar,torcem para que não der certo...,sim por vários motivos,porém mais importante é saber quem está fazendo, sabe para quem está fazendo e Deus como conhecedor dos nossos corações, sabe de tudo.Mais a palavra de Deus nos diz que: o homem ver o exterior porém Deus ver o coraçâo.

    ResponderExcluir
  6. Ir. Valéria precisamos prosseguir, sem jamais desanimar, pois nosso alvo maior é Cristo Jesus! Que o Senhor abençoe a você e toda sua família.

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!