terça-feira, 15 de novembro de 2011

CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO GOSPEL!







Por quê chegamos ao fundo poço? Simplesmente porque ele,  Edir Macedo, dono da Record e da Igreja Universal (...é a Universal do descarrego, do banho com sal grosso, da fogueira “santa” de Israel e de tantas outras coisas) agora virou teólogo apologético, ou seja, defendendo práticas corretas nas igrejas. Talvez se ele tivesse lido um pouquinho mais a Bíblia e não tivesse apenas se envolvido em disputas financeiras, como sempre -  pois a disputa, não se enganem, é entre cantores gospel que foram contratados pela Som Livre e a sua produtora (Line Recordes) que ao que parece tem enfrentado serias dificuldades – Macedo teria visto o que foi ensinado por Jesus: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.(Mateus 7.3-5)
Tais práticas como o “cair no espírito”, ou a “sessão do descarrego”, ou ainda a “A lâmpada mágica” para iluminar caminhos, são todas praticas anti - bíblicas e que estão indo contra os princípios da Palavra de Deus. Uma coisa podemos aproveitar em tudo isto: é que meninices espirituais estão sendo apresentadas e talvez (... e só talvez) faça “lideres” infantis repensar seus atos em muitas Igrejas. Quanto ao Espírito Santo, deixarei algumas breves “funções” que Ele desenvolve na vida do cristão, são elas:
•    Convencer o homem de seus erros e da necessidade de buscar a Deus (João 16.8)
•    Consolar os corações aflitos dos cristãos (João 14.16, Romanos 8.28)
•    Conceder aos homens DONS para que a IGREJA SEJA EDIFICADA (Romanos 12.28-30, I Coríntios 12 a 14, Efésios 4.11,12)
•    Ajudar-nos no processo continuo de santificação, que fica evidenciado pelo Fruto que o Espírito Santo produz no cristão (Gálatas 5.22)
Quanto ao Fruto que o Espírito produz no crente (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança), este sim, é a perfeita demonstração de que somos cheios do Espírito de Deus, pois com tais sentimentos ou ações vivemos um Evangelho pleno de acordo com a vontade de Deus. Em nenhum momento a palavra de Deus concede oportunidade para exibicionismo ou escândalos no meio da Igreja. Ainda que sejam apresentadas na Bíblia algumas manifestações sobrenaturais, como o ocorrido em Pentecostes (Atos 2), não vemos Deus humilhar as pessoas, submetendo-as a imitações grotescas de animais, ou ainda simplesmente pessoas caindo sem nenhum propósito. A este respeito citarei uma passagem esclarecedora exposta pelo renomado teólogo pentecostal Ciro Sanches:

“As argumentações “bíblicas” para se defender o “cair no Espírito” são as seguintes, resumidamente: “Em Gênesis 2.21, Deus fez Adão dormir. Por que ele não faria, hoje, o crente dormir, ao ser cheio do poder? Da mesma forma, Abraão ouviu Deus falar quando estava em profundo sono (Gn 15.12). Finalmente, Daniel, Saulo e João caíram pelo poder do Senhor (Dn 10.8,9; At 9.4-8; Ap 1.17)”.


No primeiro exemplo, Deus fez Adão dormir para formar a mulher (Gn 2.22). No caso de Abraão, o sono não foi proveniente de Deus. Ele estava cansado, depois de ficar em pé aguardando uma resposta do Senhor, que veio por meio de uma tocha de fogo (Gn 15.13-21). Nenhum dos episódios, pois, fornece base para o “cair no Espírito”. Aliás, há também exemplos negativos, como o do dorminhoco Êutico (At 20.9), que inclusive estava em um culto...


As experiências de Daniel, Saulo e João também não proporcionam bons argumentos aos defensores da “nova unção”. Daniel contemplou uma grande visão, depois de jejuar durante três semanas (Dn 10.1-3). Paulo viu uma forte luz, que cegou os seus olhos (At 9.8,9). E João viu Jesus em sua glória (Ap 1.10-18). Nessas circunstâncias, seria mesmo impossível permanecer de pé. Mas eles não perderam a consciência, tampouco foram derrubados.
Eles caíram por não suportarem a glória do Senhor. Mas as suas quedas foram casos específicos, e não exemplares. Segue-se que os argumentos, baseados nos textos empregados para defender o “cair no Espírito”, são inconsistentes. E, por isso, é importante ver o outro lado da moeda.
Segundo a Bíblia, Deus nos quer de pé (Ez 2.1; 11.1; Mc 10.49; Ef 5.14). Em contraposição, quem gosta de lançar as pessoas ao chão é o Diabo (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus e seus apóstolos nunca impuseram as mãos sobre pessoas para levá-las ao chão.
A prática da “queda espiritual” já está ocorrendo em muitas igrejas. Curiosamente, alguns “ministradores” de tal prática, como este articulista já presenciou, seguram as pessoas com uma das mãos na testa e a outra na parte inferior das costas, tornando a queda inevitável. Ora, se a pessoa cai de poder, por que forçar a sua queda? E sempre há obreiros para ampará-las...
Em seu livro Evangélicos em Crise, Paulo Romeiro combate essa novidade: “O programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma reportagem no dia 16 de abril de 1995 em que mostrou o desenrolar de um culto na igreja Vineyard, de Toronto. As cenas foram grotescas. As pessoas riam histérica e descontroladamente enquanto rolavam no carpete. Um homem se arrastava pelo chão, urrando como um leão” (Mundo Cristão, p. 80).
Quanto ao “urro do leão” e à “unção do riso”, Romeiro esclarece: “Alguns citam Isaías 5.29 para defender o urro (...) Mas aqui é uma metáfora (...) As pessoas que usam Isaías 5.29 para defender o urro do leão usariam também Isaías 40.31, ‘sobem com asas como águias’, literalmente para tentar sair voando? (...) Para justificar a ‘unção do riso sagrado’, seus defensores citam Gênesis 18.12, em que Sara riu (...) Entretanto, esta passagem nada tem a ver com gargalhada santa. Além disso, Sara riu de incredulidade, uma atitude nada recomendável para o cristão” (idem, pp. 80,81)” (CLIQUE AQUI e confira texto na íntegra)

Acredito que não precisamos nos assustar com esta reportagem, pois às vezes Deus usa até mesmo “Nabucodonosor” o rei da Babilônia (2 Reis 24.11) para libertar o povo de algumas práticas incorretas, e percebo que isto está novamente ocorrendo, porém não devemos nos enganar, pois apesar de tudo “Nabucodonosor” continua longe dos caminhos do Senhor!
Oremos para que o Senhor Jesus tenha misericórdia de todos nós e nos faça voltar à simplicidade do Evangelho de Cristo. Veja a seguir video da reportagem exibida pelo Domingo Espetacular da Rede Record no dia 13/11/2011:



2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Jefferson. Não podemos e nem devemso nos calar ante as aberrações que tentam macular o meio cristão. Gostei do seu blog e estou seguindo-o. Se desejar, visite-me em www.igrejabatistadoverbo.blogspot.com. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ir. George é um prazer tê-lo conosco. Já visitei seu blog e já passei a segui-lo. Em breve estarei comentando por lá. Fica na Paz amado.

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!