segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MISAEL: PODERIA SER VOCÊ! - PARTE I



Era só mais um dia em Rio Calmo, minha cidadezinha natal. Meu nome é Misael... é, igualzinho ao nome dos amigos de Daniel: Misael e Azarias. Já devem imaginar o porquê, sou filho de crente! Sabe, cresci na Igreja, vi meus pais indo a Igreja todos os dias de culto, me ensinado a fazer o que é certo, dizendo que o mundo é cheios de coisas pecaminosas, não agüentava mais este papo! Nada mudava em minha rotina. Realmente não sabia mais o que fazer para sentir um pouco de emoção, de prazer ou como dizem meus amigos, de adrenalina. Minha casa até que é bem arrumadinha, não temos falta de nada. Perdi minha mãe aos dez anos de idade em um acidente de carro. Meu pai trabalha bastante, cuida de tudo e nunca tivemos que enfrentar dificuldades, tudo parece perfeito!

Perfeito até demais! O que eu poderia fazer para melhorar minha vida? Mudar minha rotina? Sentir emoção? Cara, parece que vou enlouquecer! Para piorar minha chatice, ainda existe meu irmão. Ele faz tudo para ser o “perfeitinho”. Acorda cedo, chega cedo em casa, vai a Igreja, canta no grupo de jovens da Igreja e ajuda meu pai em tudo que ele precisa. Ele é insuportável! Pensei até em pregar uma peça nele, sabe como é, né? Fazer ele parecer um bobo. Mas no fim, não consegui, meu pai descobriu tudo e me deu uma bronca. Acho que meu pai não gosta de mim, ou melhor, acho que ninguém aqui gosta de mim.

Aquele dia seria diferente! Tinha recebido um convite de um amigo para visitar sua cidade, Prazeres, é perto daqui. Lugar bonito e grande, gente descolada, ninguém fica preso a tradição, ou a besteira de religião. Meu amigo me disse uma frase que achei legal, era mais ou menos assim: “Lá em minha cidade ninguém é de ninguém”! Fiquei imaginado que tudo seria diferente em minha vida. Foi então que tive uma idéia: Como eu sabia que meu pai não gostava de mim, ele não sentiria minha falta, nem ele e nem ninguém por aqui! Vou pedir para ir morar alguns meses com meu amigo em Prazeres.

Meu pai não gostou da idéia. Tentou me convencer a ficar por aqui em Rio Calmo. Mas eu estava decidido, afinal já completei 18 anos! Contra argumentei bastante e convenci-o a me deixar ir. Eu não tinha grana para esta jornada. Foi aí que pedi o cartão de minha conta poupança do banco - era para financiar meus estudos, pagar faculdades, comprar livros e etc. – meu pai olhou para mim e surpreendentemente, não contou estória, foi ao seu quarto e apanhou em uma gaveta escondida, uma carteira onde estava meu cartão e o do meu irmão ( que já estava na faculdade de agronomia em Rio Calmo) e trouxe e me entregou o cartão me disse:

- Tenha juízo garoto, ai está a economia de toda uma vida.

Prontamente eu retruquei:

- Não se preocupe, vou fazer com que este dinheiro renda muito mais. Vou investir em um comércio com meu amigo.

Fui à rodoviária – Prazeres ficava a umas cinco horas de viajem de Rio Calmo – e comprei minha passagem, era quase 13:00h. Sai de Rio Calmo as 14:30h e por volta de 19:00h cheguei em Prazeres. Cara, que imagem linda! Eram prédios luminosos, muitos carros nas avenidas, gente para todo lado, sirene de policia. Parecia que eu tinha nascido para aquilo. Estava em casa! Ao chegar à rodoviária, meu amigo, André e uma turma descolada foram me buscar. Ao me verem já foram dizendo:

- E ai Misael preparado para enfrentar a night?

Fiquei me interrogando o que seria aquilo. Sabia pelo pouco conhecimento em inglês que tinha que significava noite. Mas prontamente respondi:

-Estou sempre pronto André!

Fomos ao pequeno apartamento do André. Parecia que a um bom tempo não via uma faxina. Era roupa em cima da mesa, copos espalhados no chão, resto de pizza no sofá, garrafas e mais garrafas de cervejas na pia, no banheiro, na cozinha. Enfim, tava uma bagunça. Ele então me orienta:

- Ai Misael, coloca tua mala em um lugar por ai e vamos nessa.

Fiquei imaginando pra onde íamos. Mas não contei estória embarquei na deles. Seguimos pelas ruas da cidade, era tudo muito novo. As luzes da noite me deixavam como que extasiado, parecia que estava hipnotizado. Passamos por uma rua escura (estávamos no carro do André, um Corsinha preto, ano 98) e ao pararmos no sinal vi uma cena que nunca tinha visto em Rio Calmo: mulheres seminuas se vendendo. Um delas com os seios de fora se encostou no carro e ofereceu seus serviços...

...SE DESEJAM SABER O RESTO DA HISTÓRIA DEIXE SEU COMENTÁRIO, APROVANDO OU NÃO A CONTINUAÇÃO DESTA TRAJETÓRIA DE VIDA.

Em cristo,

Jefferson Rodrigues

2 comentários:

  1. NAO SOU UM PLENO LEITOR DA PALAVRA, ENTÃO NAO SOU CAPACITADOR PARA JULGAR POR ESSE PRISMA, TODA VIA, CONCORDO SIM,QUERO SABER A TRAGETORIA DE VIDA.
    Pedro Ezequias

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante para refletir, muitos irão se identificar em alguns pontos da história.Lembrei da TERESA,da parábola do Filho Pródigo. Fiquei curiosa e gostaria de saber a continuação da trajetória de Misael.

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!