Por Jefferson Rodrigues
Entre alguns grupos de teologia "reformada" há uma falsa acusação
contra os pentecostais de que pregamos uma doutrina que promove um
elitismo espiritual (Batismo com o Espírito Santo), e que por conseguinte, rejeitamos a ideia de que todos os cristãos possuem o
Espírito Santo. Na verdade é oposto a isto, pois aceitamos e defendemos que todos os cristãos ao
confessarem a Cristo como Senhor tornam-se habitação do Espírito Santo e,
portanto, possuem o Espírito em sua vida. Não obstante, defendemos um
revestimos de poder subsequente à salvação denominado de batismo com o Espírito
Santo. É neste ponto que mais uma vez os opositores desta doutrina afirmam que
erramos, pois eles citam o texto de 1 Coríntios 12.13 como prova de que todos
os cristãos são batizados com o Espirito Santo. O texto diz: “Pois todos nós fomos batizados
em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos,
quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”(1 Cor 12.13)
Sem dúvidas o texto nos apresenta uma forte
indicação de que todos somos batizados com o Espírito Santo. Porém, precisamos perguntar: o texto está se referindo a uma experiência de
revestimento de poder posterior a salvação? Ou o texto dentro do seu contexto
refere-se à inclusão de um cristão no Corpo místico de Cristo, a igreja? Se sua
reposta for sim para esta ultima questão e não para a primeira, então entendo
que você compreendeu de fato o texto Paulino. Passemos analisar o capítulo completo.
O capítulo 12 inicia-se tratando sobre dons
espirituais (v.1). Na verdade há uma possibilidade de que Paulo referia-se a um
grupo de irmãos (os espirituais, gr. pneumatikon) que se consideravam superiores aos
demais por desfrutarem de alguns dons espirituais e, portanto, entendiam que
somente eles eram pertencentes à Igreja de Cristo. Por essa razão, Paulo começa
a explicar que existe uma diversidade de dons (vv 4-10) e que estes são
concedidos pelo Espírito a cada cristão como convém. A partir do versículo 11 o
foco é mudado para a diversidade de dons que existe na Igreja e enfoca na diversidade
de membros e dons que existe no Corpo, porém, ele destaca que nenhum membro
deve sentir-se superior ao outro, “Pois
todos nós fomos batizados em (gr. ‘en’)
um Espírito, formando um corpo [...]” (1
Co 12.13). Ou seja, através do Espírito Santo, todos os
crentes foram inseridos no Corpo místico de Cristo, independente da capacidade
espiritual que possua. Aqui Paulo não estava se referindo a uma experiência de
poder da qual João Batista havia profetizado (Mt 3.11), ou aquelas que foram
descritas no livro de Atos (e.g. At 10.42-47). Este batismo ao qual Paulo se
refere é a inclusão de todos os Cristãos no Corpo de Cristo através do Espírito
Santo (Jo 16.8)
Esta
diferença pode ser entendida pela forma do texto que pode ser traduzido como
batizados “pelo” Espírito. Mais uma vez a preposição, no grego, escolhida por
Paulo é “en” e sendo esta uma preposição versátil no grego, precisamos escolher
a melhor tradução a partir do contexto. E observando o capítulo 12, vemos que Paulo
utiliza-se desta preposição sempre com o intuito de dizer “pelo”. Prova disso
são os versículos 3 e 9. No versículo 3 lemos o seguinte: “portanto, vos quero
fazer compreender que ninguém que fala pelo (en) Espírito de Deus
[...]E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo (en) Espírito Santo”. Ele continua
neste mesmo entendimento no versículo 9 quando apresenta a lista de dons:
“[...]e a outro, pelo (en) mesmo Espírito, a fé; e ao
outro, pelo (en) mesmo Espírito, os dons de curar”. É razoável entender que
no versículo 13 a preposição “en” também assuma a ideia de “pelo”
ao invés de “com” ou “no” como quando se refere ao batismo com o Espírito Santo
(Mt 3.11; At 1.5). Assim, a partir deste entendimento compreendemos que o termo
“batizado ‘pelo’ Espírito Santo” “indica que o Espírito Santo é o meio ou o
instrumento pelo qual este batismo acontece[1]”.
Após
esta analise exegética do texto é possível compreender que a experiência a qual
Paulo se refere neste texto é o fato do Cristão ser inserido no corpo de Cristo.
Esta ideia é reafirmada até mesmo por teólogos que seguem uma linha diversa
da pentecostal. Vemos por exemplo Champlin afirmar enfaticamente que este texto
“não se trata do batismo que infunde poder, aludido em Atos 2.4[2]”,
mas que ele ressalta a capacidade de tornar os cristãos unidos a partir da ação
do Espirito. Segundo Champlin “a influencia do Espírito é que transforma e une,
conferindo-lhes uma mentalidade espiritual e um só estado metafisico. Faz deles
uma só entidade espiritual[3]”.
E consolidando este pensamento temos a posição do comentarista bíblico Donald
S. Metz que afirma: “Paulo procura eliminar as tensões e as rivalidades insistindo
na unidade essencial dos crentes em Cristo [...] Dessa forma, judeu e gregos,
servos (escravos) ou livres, todos participam da mesma experiência comum de
pertencer a um único corpo a Igreja[4].
Todos
estes autores fazem coro com nosso entendimento e reafirmam a posição que
defendemos. Para finalizar este ponto, achamos pertinente apresentar a posição do renomado teólogo pentecostal Roger Stronstad que, de forma
sintética, apresenta a diferença entre batismo com (no) o Espírito Santo e
batismo pelo Espírito: “(I)
batismo pelo Espirito,
que incorpora a pessoa ao Corpo de Cristo (I Co 12.13) e (2) batismo no [com]
Espirito, que primariamente da poder a pessoa (Mt 3.11: Mc 1.8; Lc 3.16; Jo
1.33; At 1.5; 11.16; veja também Lc 24.49; At 1.8)[5]”.
Assim, compreendemos que a interpretação adequada para este versículo ficou
clara, não sendo necessário nos alongar nesta discussão.
Que o Espírito continue nos guiando através de sua Palavra!
Em Cristo,
Jefferson Rodrigues
Que o Espírito continue nos guiando através de sua Palavra!
Em Cristo,
Jefferson Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!