quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Forró Gospel: “Meu paredão é de Jesus” #TabajaraGospel


Por Antognoni Misael

Mais uma vertente musical vem se destacando nos autofalantes do Nordeste evangélico: é o forró eletrônico. Faço menção aqui do grupo “Expresso Pentecostal”, que não deixa de ser uma réplica do forró estilo “Calcinha Preta”, “Limão Com Mel”, etc., e que vem sendo alternativa comum em festas, retiros e comumente figura como fundo musical no cotidiano dos sons dos automóveis convertidos.

Mas o destaque 2011 fica para batida envolvente do tal “Forró do Felipão”, ‘ex-forró moral’. Felipão, que antes compunha o rentável mercado do forró de plástico e realizava várias turnês por todo Norte/Nordeste levando “cachaça e pegação” à moçada, após se declarar um nova criatura, decidiu se manter na vertente musical de origem e inserir letras demasiadas “cristãs” – agora, diferentemente ele leva Jesus e Salvação!

Com o seu sucesso mais conhecido, “Meu paredão é de Jesus”, o irmão tem causado polêmica entre a opinião de grupos evangélicos: ‘conservadores versus estrategistas’ – afinal o som do Felipão é evangelístico? Ele se faz de louco pra ganhar os tolos? (isso é outro debate!) Entretanto, sem fazer juízo de valor, até porque não conheço a bem o “Forró do Felipão”, o que me preocupa é observar que no pretexto de se ganhar pessoas para reino, a música dita cristã, chegue a profundos níveis de pobreza poética, letrista, instrumental e teológica. CONFIRA O VIDEO ABAIXO E DEIXE SEU COMENTÁRIO:


Não simpatizo de forma alguma com a “proeza” de se ter no nosso meio, réplicas de gente com tanto mau gosto. Vivemos numa democracia – Certo!, mas não somos obrigados a achar belo o que não se reconhece como ridículo. Outra coisa, não me venham com a desculpa de que Deus o usa grupo A ou B – claro que Deus usa quem Ele quer, se usou uma mula, obviamente poderá usar humanos, dos mais pífios aos súditos. Mas isso não significa aprovação; alguém pode ser usado sem portanto obter aprovação do Senhor. (A Bíblia é cheia de exemplos assim!)

Seguindo a tendência atual de decadência musical evangélica, certamente logo teremos algumas versões de uma suposta “Garota ex-safada”, “Aviões do Forró Gospel”, “Calcinha ex-Preta (mas agora Branca como a neve)”, “Luan Santana do Senhor”… Aliás depois que a marca do gospel mostrou pra que veio, muita gente promete estrear com pé direito ne$te mercado de GeZui$$. Não esqueçamos, o cantor Latino dias atrás profetizou que logo logo virá!! #Aleluia!

***
FONTE: Antognoni Misael é pós-graduando em história da música, editor do Arte de Chocar e colaborador do Púlpito Cristão

3 comentários:

  1. Hoje em dia, ainda há muitas pessoas classificando os ritmos em diabólicos, macabros, IMPRÓPRIOS,malignos, infernais e tudo o que for de ruim, mesmo sem ter conhecimento algum sobre o assunto ou mesmo sem conhecer a história do próprio ritmo,A nossa ojeriza quanto a alguns estilos musicais podem nos levar a tomar certas atitudes bobas e impensadas,é muito fácil uma pessoa dizer que o Forró não é de Deus, quando ela não gosta de Forró.É um problema sério quando os irmãos não sabem discernir o "não gostar no estilo" (que varia de pessoa para pessoa), do estilo "Improprios" (como costumam tachar),É necessário ressaltar que na Bíblia NÃO há qualquer referência sobre ritmo que Deus não se agrade, Creio que Deus dá mais importância a outros aspectos (como a mensagem que a música trás, por exemplo) do que o ritmo em si,devemos relevar a inocência do ritmo Ele é apenas um conjunto de batidas, ou a volta periódica de tempos fortes e fracos, que podemos executar até com nossas próprias palmas,A questão da diferença de estilos deve ser tratada com caultela,Muitos irmãos acham que apenas os ritmos que lhe agradam são os corretos,São irmãos orgulhosos que muitas vezes acabam magoando outras pessoas, para defender seus gostos musicais, mesmo sem ter o menor embasamento bíblico, acrescento...se não tem o mesmo gosto musical que o teu irmão tem, não entre em discussões sem fim,tenha paciência e aceite-o como ele é, pondo o amor de Cristo e o respeito acima de todas as diferenças que nós temos, inclusive as musicais!!!
    Valquíria Leal

    ResponderExcluir
  2. Valquiria, obrigado pela particição. Quanto ao ritimo concordo que em nada a Palavra trata sobre ritimos, mas devemos convir que tudo deve ser feito com ordem e descencia, ainda mais se chamamos determinadas musicas de louvor, pois há uma enorme diferença entre um e outro. Fica na paz e que o Senhor continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite á todos concordo com a irmã Valquiria Leal tem muita gente que julga dmais certos irmãos só porque eles ouvem forro gospel mais deixe eu esclarecer uma coisa aqui..
    Exemplo
    Se o Felipão ñ tivesse escrito á letra da musica MEU PAREDÃO É DE JESUS muita gente hoje ñ conheceria á jesus cristo em menção da letra é do ritmo que impulsiona á pessoa,ñ evangélica a se converte á jesus cristo.
    Ressaltando o povo do mundão pensa que ser crente e ser careta ser caseiro de casa pra igreja e etc.Mais ser cristão é ser um povo santo um povo alegre que vai morar no céu.
    Eu particularmente amo forro gospel desde que tenha letra que fale do verdadeiro amor de cristo em nossas vidas.
    Mais ñ vai ser porq eu goste de forro gospel q eu vou criticar outros ritmos.
    Pelo contrario eu apoio qualquer ritmo porq o ritmo e só um conjunto de batidas, mais o principal alvo é sim a letra,á palavra de deus no conjunto das batidas que impactam os verdadeiro adoradores...
    Que deus abençoes á todos...
    Hermany Alves

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!