quarta-feira, 4 de abril de 2012

DICA PARA EBD/CPAD: LIÇÃO 2 PARA O DIA 08/04/12, “A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO”




Por Jefferson Rodrigues

SOMOS FISICAMENTE SEMELHANTES A DEUS?

Texto base: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; [...]”(Genesis 1.26 a).
A lição de número 2 da revista de EBD/CPAD trata sobre a manifestação de Jesus em sua glória, neste ponto aparece a problemática interpretativa sobre o livro e os eventos contidos em Apocalipse. Para alguns trata-se de pura simbologia, contudo, não podemos acreditar num posicionamento extremo como este, pois assim como existem simbologias (Apocalispe 1.13), existem ainda mais literalidade de fatos (Apocalipse 20.11). Neste ponto entra a questão da manifestação em glória de Jesus e do Pai. Seria o Senhor fisicamente semelhante aos Homens?

Para responder a tal questionamento é necessário recorrermos ao Livro de Genesis, onde contemplamos a criação do homem: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; [...]”(Genesis 1.26 a). A partir deste ponto é recorrente a afirmação de Deus nos criou fisicamente semelhante a Ele e, portanto, devemos entender a revelação de Cristo glorificado (Apocalipse1. 14) apenas como simbólico. É claro que Deus não nos criou com suas características físicas, principalmente porque entendemos que pelas próprias palavras de Jesus “Deus é espírito” (João 4.24). Segundo nota na contida na Bíblia de Estudo MacArtur (2010) sobre Genesis 1.26, ele nos diz que o termo NOSSA IMAGEM e SEMELHANÇA
[...] definiu o relacionamento peculiar do homem com Deus. O homem ser vivente capaz de incorporar os atributos da comunicação de Deus (cf. 9.6; Rm 8.29; Cl 3.10; Tg 3.9). Na sua vida racional, o homem era semelhante a Deus no sentido de que era capaz de raciocinar e tinha intelecto, vontade e sentimento. No sentido moral, ele era semelhante a Deus porque era bom e sem pecado (MACARTHUR, 2010, p.19)

Ou seja, segundo este renomado teólogo o texto em foco não se refere a semelhança física entre Deus e os Homens. Afinal devemos ter em mente que o Senhor é infinitamente mais do que imaginamos, afinal “[...] grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti [...]”(2 Samuel 7.22).
Seguindo o mesmo raciocínio encontramos a afirmação do teólogo pentecostal Elinaldo Renovato, que assim nos esclarece: “Não devemos confundir imagem natural com imagem física, pois Deus é espírito e não tem partes físicas, a exemplo do homem” (RENOVATO, 2008, p.255). Para o referido autor, a semelhança que o homem possui com Deus está em sua pessoalidade, tais como emoções, inteligência e vontade e não se refere a limitação física de Deus em relação ao ser humano.
Entendido este ponto, vejamos algumas manifestações do Criador que denotam seu caráter extraordinário:
  1. A Glória de Deus (ou sua presença) encheu o Templo de Salomão (2 Crônicas 7.1-3) de forma sobrenatural ;

  2. Daniel não conseguiu ficar em pé ante a presença de um ser celestial, que para alguns seria Cristo Glorificado (Daniel 10.5,6), posição aceitável tendo em vista a semelhança com manifestação descrita em Apocalipse 1.13-15;

  3. O próprio Jesus afirmou que Deus não é fisicamente como homens, mas é espírito (João 4.24)

  4. As visões dos profetas Isaias ( 6.1-6) e Ezequiel (10.1-21) corroboram com os fatos descritos por João em Apocalipse 4, mostrando o extraordinário mundo celestial.

Em meio a todas estas demonstrações, entendemos que o nosso Deus é infinitamente mais do que podemos imaginar (1 Coríntios 2.9) e que por seu infinito Amor se fez homem, viveu entre nós e nos ensinou o significado da palavra Amor. Por fim, vejamos o que nos diz a Palavra de Deus: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.5-8)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues – Professor/Coordenador da EBD na Assembleia de Deus, no bairro Buenos Aires, Teresina/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!