domingo, 4 de setembro de 2011

Igreja funciona dentro de boate na rua Augusta; veja vídeo

Rua Augusta, 486. Às 3h de um sábado, dezenas de pessoas se aglomeram em frente ao Clube Outs, uma das muitas casas noturnas da região.

Para entrar, é preciso enfrentar seguranças engravatados e desembolsar R$ 20. Lá dentro, flanelados, tatuados e emos dançam hits da música pop dos anos 1980 e 90.

Rodrigo Paiva/Folhapress
O pastor Junior Souza, 37, fundou há dois anos a Capital Augusta, igreja que funciona dentro do Clube Outs.
O pastor Junior Souza, 37, que fundou a Capital Augusta há dois anos, em frente à boate onde acontecem os cultos

No dia seguinte, por volta das 18h, a casa continua a mil. Mas as portas estão abertas a qualquer um. Sob a luz de holofotes, uma banda anima um público jovem. Num telão, letras de músicas sobre louvor e compaixão. No bar, as garrafas de Smirnoff e Heineken permanecem intocadas.

O show termina, e Junior Souza, 37, surge. Veste uma camiseta preta estampada com o símbolo matemático que representa o "diferente", tem o antebraço tatuado e brinco na orelha.

Dá alguns avisos, indica o lugar onde fica a caixinha de contribuições e anuncia pelo microfone: "Agora a gente vai fazer um intervalo e já continua o culto, beleza?".

A pausa serve para que os fiéis da Capital Augusta possam trocar ideias. A Capital, como os habitués a ela se referem, é uma igreja protestante, fundada em 2009 pelo pastor Junior. O grupo inicial era formado por músicos, designers e gente que "já vivia a vida da Augusta", segundo o pastor, que é professor de inglês e dá aulas na Faculdade Teológica Metodista Livre.

Quando o intervalo termina, Junior, de frente para um laptop, começa a ler um versículo da Bíblia. Carismático, ele às vezes quebra a leitura e traduz um trecho sagrado para uma fala informal.

A maioria dos presentes ainda não chegou aos 30 anos. São jovens antenados, que compartilham sua fé no Facebook e no Twitter. No site da igreja, são disponibilizados podcasts religiosos.

Dono de um corpo tatuado, o skatista e publicitário Bidu Oliveira, 20, diz que sofreu preconceito em outras igrejas e ali encontrou uma comunidade. "O foco aqui é Jesus", justifica.


imagens: Felix Lima e Lucas Braga Bordon / edição: Inara Chayamiti

A Capital permite a ingestão de bebidas alcoólicas, desde que com moderação. Sexo, melhor dentro do casamento. "O projeto ideal é a castidade, mas, se não é essa a sua realidade, vamos seguir o caminho da reparação", aponta o pastor. Gays são bem-vindos. "Na Augusta, é natural que eles frequentem. Nosso slogan é: 'Proibido Pessoas Perfeitas'."

Além do culto no Outs, há reuniões semanais nas casas dos integrantes. "Ali dividimos as alegrias e frustrações da vida em SP", diz Junior, um paranaense de Assis Chateaubriand.

Antes de chegar à capital, ele era ligado, no interior, a uma igreja Vineyard, associação criada na Califórnia dos anos 1970. Não gosta de ser chamado de evangélico. "Tenho vergonha do que esse termo se tornou no Brasil", confessa.


Rodrigo Paiva/Folhapress
Culto da Capital Augusta, igreja que reúne cristãos protestantes aos domingos no Clube Outs
Culto da Capital Augusta, igreja que reúne cristãos protestantes aos domingos no Clube Outs, na rua Augusta

O aluguel do imóvel na Augusta é bancado por 12 pessoas da liderança da Capital. O dinheiro das doações, segundo o pastor, vai para missões religiosas e outras instituições. Valentim Van der Meer, promoter da boate, diz que aceitou alugar o espaço por simpatizar com a igreja. "É o mesmo público que frequenta o Outs na balada."

Por volta das 21h, o culto termina ao som de Metallica. Por uma coincidência irônica que só uma rua tão augusta pode permitir, a poucos metros dali, no número 501, fica o Inferno Club. "É legal ter uma igreja na porta do inferno, mas, infelizmente, ele não está acessível. Eles cobram o dobro do aluguel daqui", diz o pastor, rindo.


FONTE: Folha de São Paulo


Nota do editor: É alternativo, legalzinho, mas... até que ponto a escolha de um bar glorifica ou honra o nome do Senhor Jesus? Os cristãos primitivos se reuniam em suas casas e até em tumbas, isto ocorria não por modismo, mas por estarem sendo perseguidos pelas forças romanas. Agora, escolher um ambiente que está carregado de um simbolismo profano para "criar" uma igreja, local de culto ao Deus Todo Poderoso, acredito ser mais um forma de auto promoção, ou mesmo, uma forma de manter a velha maneira de viver. Paulo nos diz: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano"(Efésios 4:22). Você pode até pensar que "o que importa é o interior", mas, eu ainda penso que "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.(Tito 2:7,8)". Assim, precisamos ser exemplo em todas as nossas ações e um bar, numa rua cheia de tentações, não é, a meu ver, o melhor lugar para um cristão frequentar assiduamente. Amém?


2 comentários:

  1. Amém!

    Se essa moda pega, irão alugar a "Beth Cuzcuz" ou o "69 Drinks" p/ fazerem culto lá..kkk

    Senhor Jesus, volta logo...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É INTERESSANTE COMO AS PESSOAS GOSTAM DE CRITICAR OS QUE SÃO CONSERVADORES OU QUALQUER QUE SEJA, LEMBRE-SE SE VOCÊ TÊM TELHA DE VIDRO PODE TER CERTEZA QUE ATIRARAM PEDRAS, É VERGONHOSO SIM, A DIFAMAÇÃO DO EVANGELHO SEJA PELOS CONSERVADORES E SEJAM PELOS LIBERAIS, MAS PREFIRO OS CONSERVADORES CLASSICOS, INFELIZMENTE A TEOLOGIA LEVADO POR UM LADO EGOCENTRICO SEPRE IRA ALIVIAR O PESO DAQUELE SE QUE ACHA CERTO MAIS NA VERDADE ESTA MAIS QUE ERRADO, AGORA COMO POSSO EU DIZER QUE NÃO TEM PROBLEMA A TATUAGEM, ACREDITO QUE NA BÍBLIA ESTAJA ESCRITO QUE SOMOS TEMPLOS DE CRISTO, NÃO UM CENTRO CULTURAL DE ORANMENTAÇÕES RIDICULAS, ONDE TÊM BASE BÍBLICA PARA TAL ABOMINAÇÃO DE TATUAR-SE, LAMENTAVELMENTE ESTÃO MUITO NA CONTRA MÃO DA IGREJA PRIMITIVA, DESCULPE MAS PRECISA ACEITAR E CONHECER A JESUS NOVAMENTE.

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!