terça-feira, 6 de março de 2012

DICAS PARA EBD, LIÇÃO 11 EM 11/03/12: COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE.


O trabalho e o Cristão
Texto base: Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Tessalonicenses 3.10)
Amados irmãos, devido à solicitação de alguns professores da Escola Dominical, procuraremos a partir de agora apresentar alguns temas que sejam pertinentes às lições propostas pela revista de EBD produzida pela CPAD. Neste subsídio, trataremos sobre o valor do trabalho, tendo como base o tema da lição de numero 11 (Como alcançar a verdadeira prosperidade).

Em tempos de teologia da prosperidade, muitos irmãos têm entrando na onda de dinheiro fácil. Acreditando que Jesus é uma espécie de “Pirâmide empresarial”, onde com um pequeno investimento financeiro você terá a promessa de dinheiro fácil por toda sua vida. Infelizmente, assim como fatalmente ocorre com estas Pirâmides, os cristãos que investem nesta “teologia de vida fácil” também serão decepcionados, pois perceberão que tudo não passou de esperteza de algum “empresário gospel” com a finalidade de fazer com que seus lucros atinjam números extraordinários. O Senhor Jesus não prometeu riquezas financeiras, antes ele nos promete que o Pai celestial nos dará o necessário para vivermos (Salmo 37.25; Mateus 6.33), nos promete que o nosso Deus cuidará de nós! (Isaías 49.15). Deseja prosperar financeiramente? Eis o sábio conselho: “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.”(Provérbios 13.11)
No outro extremo estão aqueles que por acreditarem que a Volta de Cristo é iminente decidem não mais trabalhar e com isto vivem à custa de outros irmãos que trabalham e se dedicam no crescimento profissional. O caso da Igreja em Tessalônica é bem singular, pois naquela comunidade a esperança da vinda de Cristo tornou-se viva, até mais do que podemos imaginar (1 Tessalonicenses 4.13-18; 2 Tessalonicenses 2.1). Naquela comunidade muitos resolveram viver como se não precisassem se dedicar ao trabalho e neste sentindo, o Apostolo Paulo foi enfático em corrigir tais irmãos, afirmando que aqueles que não querem trabalhar para se sustentar que não comam também (2 Tessalonicenses 3.10). Além disto, o apostolo afirma que o exemplo foi dado por ele mesmo, ou seja, que Paulo trabalhou dia e noite para não sobrecarregar os irmãos (v.8).
Muitos com a idéia de que foram chamados para a obra não se dedicam mais ao trabalho. Contudo, como deixou bem claro o apostolo Paulo, o trabalho é algo que dignifica o homem e nem mesmo a esperança da Volta de Cristo é motivo para estarmos ociosos. Foi o próprio Deus que instituiu o trabalho na vida do ser humano e isto ocorre antes mesmo da queda ainda no Éden, vejamos: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” (Genesis 2.15). Com esta afirmação, a Palavra de Deus nos orienta que mesmo no paraíso edênico o homem não estava isento de trabalhar e que esta era a vontade do Deus criador. É claro que no Éden não havia fadiga no trabalhar e que o cansaço, o estresse e todo desgaste físico e mental no trabalho são frutos do pecado (Genesis 3.17-19), mas o que entendemos com isto é que assim como no paraíso inicial o homem trabalhava, assim também no Reino futuro iremos trabalhar, não com dor ou cansaço, mas com alegria para o Reino de Deus (Apocalipse 21).
Assim entendemos que para alcançarmos a “Verdadeira prosperidade” e dentro dos preceitos da Palavra de Deus, não encontraremos uma formula mágica contida nos livros de auto ajuda. Nem será com ofertas financeiras, que beiram o estelionato, que o Senhor te fará prosperar. Precisamos entender que para alcançarmos a verdadeira prosperidade devemos realizar três princípios básicos: Confiar em Deus, Trabalhar e administrar o que o Senhor nos concedeu. Fazer a vontade de Deus é refletido no ato de confiar nele (Salmo 37.5). Assim como um Pai que ama seus filhos, assim Ele cuidará de nós (Mateus 7.11). Se o Senhor cuida de nós, então Ele também  nos concedendo saúde e paz de espírito para enfrentarmos os obstáculos naturais que surgem na vida de todo ser humano (Mateus 5.45), especialmente na luta cotidiana pela sobrevivência em nossos trabalhos. Por fim, devemos fazer uma administração racional de tudo aquilo que nos concedeu o Senhor (Efésios 5.15,16), agindo desta forma poderemos então dizer que alcançamos a verdadeira prosperidade bíblica!

Prosperando em Cristo,
Jefferson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!