segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANO DE AULA PARA LIÇÃO DA EBD Nº 12 EM 18/03/12: “O PROPOSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE”

“O PROPOSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE”


Caro professor, a seguir apresentarei uma sugestão de como o amado (a) irmão (a) poderá  guiar-se durante a lição de numero 12 da EBD/CPAD. Lembre-se que o plano de aula serve apenas para direcionar o professor, assim como a revista, você não deve estar preso ou engessado no plano ou na revista, pois afinal lidaremos com pessoas que divergem em seus posicionamentos e portanto, devemos aproveitar esta maleabilidade para enriquecer nossa aula.
OBJETIVO GERAL:
Ø Compreender que tudo que temos provém de Deus, portanto, deve servir para o crescimento do seu reino. (Romanos 11.36)
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ø Compreender que Deus é a fonte de toda a prosperidade;
Ø Conscientizar-se de que todos têm carências e que estas podem ser supridas pelo Senhor;
Ø Explicar porque devemos ajudar os necessitados e carentes.
Metodologia:
Sugiro ao nobre professor (a) que faça uso das discussões em classe, especialmente através do método pergunta/resposta. Para isso estimule o aluno através de algumas perguntas básicas no inicio da aula, como por exemplo:
Ø O que Paulo nos quer ensinar em 1 Timóteo 6.9,10?
Ø É possível o crente ser rico e salvo?
Ø Deus abençoa financeiramente aos cristãos? Em caso positivo, qual o objetivo desta benção?
Assim o professor poderá dar início a uma discussão que de acordo com a turma e com seu estímulo renderá bons frutos.
 1º PONTO DA LIÇÃO:
Logo após um breve momento de discussão, você apresentará o ponto I e como sugestão, leia no início do tópico  Romanos 11.36, onde o Apostolo Paulo declara: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”(Rm 11.36). Assim você direcionará esta discussão com base em que tudo foi feito por Deus e nós somos apenas mordomos que teremos que prestar contas com Ele um dia (2 Coríntios 5.10)
2º e 3º PONTO:
Para o tópico II e III, sugerimos como parte de sua reflexão a seguinte pergunta: Quem é o seu próximo? Para validar esta discussão, fale sobre a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37). Em Seguida fale sobre o Amor ao próximo e como este amor  está ligado diretamente ao Amor ao Pai celestial (1 João 4.19-21). Por fim destaque que o Deus tem cuidado de cada um de nós e para isto ele tem envidado seus anjos (mensageiros), e não falo de seres celestiais, mas mensageiros terrenos, através do amor ao próximo (conferir Mateus 25.33-40). Para maior enriquecimento Leia nosso artigo EVANGELHO DA AÇÃO = EVANGELIZAÇÃO (CLIQUE AQUI).
4º PONTO:
Neste ponto entra nossa retribuição por tudo que o Senhor tem nos concedido. Devemos ser prósperos para assim ajudar no crescimento do Reino de Deus, pois este já está entre nós (Lucas 17.21). Devemos fazer aquilo que o apostolo Paulo nos orienta: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;” (2 Coríntios. 9.7,8). Nossa contribuição é essencial para que o Evangelho seja pregado em todas as partes. Devemos fazer não como forma de barganhar com Deus, mas sim porque amamos o Reino de Deus e queremos que este reino chegue a mais pessoas ao redor do mundo. Por isso Paulo nos diz: “como pregarão se não forem enviados? [...]”(Romanos 10.15). Devemos contribuir com nossas ofertas para missões, assim como para ação social, agindo desta forma veremos o Reino de Deus entre nós!
Finalize sua aula orando pelos missionários ao redor do mundo e pelos trabalhos de ação social em sua Igreja que é a personificação do Amor através das boas obras (Tiago 2.17)
RECURSOS:
Ø Revista da EBD/CPAD, Quadro de acrílico, pincel, Bíblias de Estudo e outros.

AVALIAÇÃO:
Ø Será continua, e deverá se basear nos frutos produzidos pelo aluno em sua comunidade cristã.

Caro irmão (ã) assim concluímos este plano de aula e esperamos ter contribuído para seu melhor desempenho em classe e para o Crescimento do Reino de Deus.



Em Cristo,


Jefferson Rodrigues – Professor/Coodernador de EBD na Assembléia de Deus, bairro Buenos Aires, Teresina-PI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!