quinta-feira, 22 de março de 2012

DICA PARA EBD/CPAD: PLANO DE AULA PARA A LIÇÃO 13, DO DIA 25/03/2012.


SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE.

Caro professor, chegamos ao final do primeiro trimestre e juntamente ao final de nossa lição. Aproveite para provocar a turma realizando alguns questionamentos que façam os educandos refletirem sobre as lições estudadas no trimestre. A orientação pedagógica da Revista traz três perguntas que podem ser utilizadas como ótimos pontos de contato, vejamos:
Ø “Qual lição vocês consideram mais relevante?” “Por quê?” “O que podemos extrair desta lição para nosso uso diário?”
Lembre-se, são apenas sugestões e que de acordo com o desenvolvimento de sua turma você poderá estender ou reduzir o tempo que será usado para esta discussão.
OBJETIVO GERAL DA LIÇÃO:
Ø Apresentar Jesus como a fonte da verdadeira prosperidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Entender que a vida abundante consiste no equilíbrio;
Ø Explicar quais são os erros acerca da pobreza;
Ø Conscientizar-se de que a vida abundante não superestima o corpo nem nega a alma.
RECURSOS:
Ø Revista da EBD/CPAD, Quadro de acrílico, pincel, Bíblias de Estudo e outros.

AVALIAÇÃO:
Ø Será continua, e deverá se basear nos frutos produzidos pelo aluno em sua comunidade cristã.


TRABALHANDO A LIÇÃO
·        INTRODUÇÃO:
Ao iniciar esta aula pergunte aos educandos se pobreza ou riqueza são sinais das bênçãos de Deus? Cite o exemplo de José de Arimatéia que era rico e mesmo assim seguiu a Cristo (Mateus 27.57), doando inclusive o tumulo que serviu para enterrar o corpo do Mestre. Em contrapartida, mostre que os Apóstolos não eram ricos e sim homens comuns (Atos 3.6), como Pedro que era um pescador. Conclua a discussão mostrando que o problema está onde temos colocado nosso coração, pois “onde estiver o vosso tesouro, ali também estará o vosso coração” (Mateus 6.21)
·        1º E 2º TÓPICO:
Para enriquecer a discussão constante nestes dois tópicos da Lição, é importante lembrar que a dicotomia (divisão) entre a matéria (corpo) e o espírito não faz parte dos ensinos de Bíblicos. Tal fato torna-se claro através da divisão do corpo sendo apresentada em corpo, alma e espírito e que o corpo será parte integrante de nossa vida futura ao lado do Senhor (1 Coríntios 15.35-44). Segundo o professor em Teologia Vernon Pudy(2010, p.512-513), na obra “Teologia Sistemática: uma perspectiva Pentecostal”, afirma que esta forma de perceber o corpo distinto da alma é uma herança Greco-romano, trazida através dos ensinos de Agostinho que foi amplamente influenciada pelas idéias de Platão, onde o corpo era distinto da alma. Infelizmente, esta visão permeia nosso meio evangélico e muitos tem endeusado  o sofrimento físico.
No outro extremo estão aqueles que supervalorizam a riqueza e negam que a pobreza possa fazer da vida do cristão. Para contestar tais crenças, verifique o que Paulo nos orienta, vejamos: “Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males [...]” (1 Timóteo 6.9,10)
·        3º TÓPICO:
Pergunte a turma se é correto o cristão praticar atividades físicas. Dependendo das respostas questione, se o templo do Espírito Santo merece ser bem cuidado. Após esta pequena discussão, lembre a turma que o cristão deve cuidar daquilo que o Senhor nos deu, ou seja, da nossa vida como um todo, que inclui corpo (matéria), alma (emoções) e espírito (relacionamento com Deus). Para isto torna-se necessário uma vida equilibrada, que para a Palavra de Deus é fruto do Espírito Santo, conhecida como temperança (Gálatas 5.22).
Não podemos negligenciar nosso corpo físico, devemos cuidar de nossa alimentação, saúde e manter hábitos saudáveis. Contudo devemos lembrar que o cristão está sujeito a provas, inclusive na sua saúde, porém, nunca devemos esquecer que Jesus nos orientou: “Digo-vos isto para que em mim tenhais paz: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”(João 16.33)
Assim terminamos mais um trimestre e aproveitem para esclarecer dúvidas e sempre buscar mais informações que possam enriquecer seu ensino/aprendizagem. Não se esqueça, este plano de aula é apenas um norte, um direcionador para sua aula!
Que o Senhor abençoe a todos ricamente!


Em Cristo,

Jefferson Rodrigues – Professor/Coodernador de EBD na Assembléia de Deus, bairro Buenos Aires, Teresina-PI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!