terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Evangelho da ação = Evangelização!



Texto base: “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;” (Mateus 25.42)


Eis uma difícil pergunta: o que posso fazer para ser salvo (Atos 16.31)? Se você é cristão de confissão evangélica saberá que a resposta é bem simples, ou seja, nada que você fizer lhe garantirá a salvação (Efésios 2.8), pois a salvação é um presente de Deus para a humanidade e só Ele concede esta dádiva (Mateus 19.26). E com base neste conceito de salvação pela Graça de Deus, surge um excelente argumento para não cumprir nossas obrigações para com o ser humano, afinal, não preciso de boas obras para demonstrar a minha salvação, dirão alguns. Mas será que é isto que a Santa Palavra de Deus nos ensina?

Analisando cuidadosamente os discursos do Mestre Jesus e todo o contexto das Epístolas escritas pelos apóstolos Paulo e de Tiago, entendi o quanto temos sido negligentes com a nossa sociedade. Jesus comparou o Reino dos Céus ao fermento que uma mulher lança sobre uma massa e a faz crescer grandiosamente (Mateus 13.33). Nesta parábola Ele nos faz entender que apesar de sermos pequenos (fermento) ante a grandeza do mundo (massa), devemos influenciar (levedar) toda a massa, devemos estar presentes tanto na esfera espiritual, como na esfera física! Infelizmente muitos preferem fingir que possuem uma espiritualidade exagera, eximindo-se de suas obrigações sociais com o próximo. Não é isto que Jesus nos ensina. Ele nos mostra que o amor ao próximo é tão importante quanto o amor que devemos dispensar a Deus (Marcos 12.33; Lucas 10.27,28). Neste sentido o apóstolo João completa e nos diz: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”(1 João 4.20)

Eis outro questionamento: Quem é meu próximo para que possa ajudá-lo? Alguns dirão que são meus familiares, irmãos de fé, ou simplesmente aqueles que são simpáticos às minhas idéias. Errado! É claro que estas pessoas merecem nossa atenção e devem ser prioridade em nossas vidas (1 Timóteo 5.8), contudo não se restringe a este grupo. Quando o Mestre Jesus nos ensina sobre o próximo (Lucas 10.30), ele cita o exemplo de jovem judeu que sofreu um assalto, foi espancado e ficou jogando no caminho que ia para Jerusalém. Nesta parábola, vários religiosos passam, mas não ajudam aquele jovem, contudo o mais improvável de todos estende a mão, alguém que por questões culturais não se dirigia aos judeus, era um homem samaritano. Ele não se deteve em questões de língua, religião, diferenças sociais, ele olhou para um ser humano precisando de ajuda. Aquele jovem samaritano cuidou do homem que precisava de ajuda e Jesus ressaltou que aquela era uma atitude de amor ao próximo (Lucas 10.37).

Mas quem se disponibiliza a cuidar do social, a fazer doações aqueles que necessitam? Como cristãos que se dizem salvos, conseguem não cuidar dos que precisam? Deixo as palavras do Apóstolo Tiago: De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia. E um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2.14-17). Paulo nos faz perceber esta necessidade ao dizer que somos salvos para praticarmos boas obras, vejamos: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2.10)”. Portanto, se você é cristão, salvo pela graça de Deus, entenda isto: VOCÊ DEVE AJUDAR O PRÓXIMO, você precisa demonstrar esta salvação, amando aqueles que necessitam, independente do credo religioso ou da condição social desta pessoa! Façamos a diferença e sejamos luz em meio as trevas (Mateus 5.16).


Piedosamente em Cristo,
Jefferson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!