sábado, 6 de agosto de 2011

Desconstruir para construir.



Texto base: “Jesus respondeu e disse-lhes: derribarei este templo e em três dias o levantarei” (João 2.19)

Não faz muitos dias que terminei uma reforma (reforma?) na minha casa. Meus amados, foi coisa de louco! Quebrava parede, erguia outras, quebrava piso, assentava novos, lixava massa, fixava colunas... Ufa! Fico cansado só em relembrar! E minhas anotações, livros, materiais? Não tinha nem idéia onde eles estavam. A casa estava de cabeça para baixo. Mas passado todo este sufoco, muita correria, muito nervosismo e algum tempo depois (confesso que parecia uma eternidade) posso hoje contemplar a reforma (ou construção) acabada. Para minhas condições financeiras (QUE NÃO SÃO AS MAIORES, DEVE SER PORQUE NÃO PARTICIPO DE NENHUMA FOGUEIRA DA PROSPERIDADE...OPS..FOI MAL) ficou maravilhosa minha casinha e só tenho que louvar a Deus por tudo que Ele me concedeu. Agora tudo está organizado, minhas coisas estão bem organizadas, tudo tem mais espaço e seu lugar específico, inclusive o quarto de minha filha ficou pronto e bem do jeito que minha esposa queria.

Você deve estar se perguntando, qual a ligação que esse fato tem com o texto base? Bem, pelo que os amados perceberam, eu passei por momentos bem desagradáveis para reconstruir minha casa. Na vida dos cristãos, iniciando pelo próprio Jesus, às vezes temos que enfrentar estas reformas, estas reconstruções, são momentos desagradáveis que pensamos realmente em desistir, pensamos: Ah se eu não tivesse feito esta escolha, talvez minha vida estaria mais tranqüila! Mas será que esta aparente tranqüilidade valeria apena?

Lembremos do próprio Mestre, se Jesus tivesse decidido ficar em sua posição de Deus, nos altos Céus, o que teria acontecido com nossa alma, ou com nossa divida para com Deus? Antes, Ele se fez homem e padeceu por todos nós (Felipenses 2.8). Foi um momento difícil, Jesus teve que enfrentar açoite, humilhação, rejeição e por fim a dura cruz(Mateus 27.26-56), tudo por amor a mim e a você. Parece fácil? Com certeza não! Mas Jesus sabia que o Pai tinha um propósito ainda maior com aquele sacrifício, pois “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”(Felipenses 2.10,11). Ele sabia que tudo aquilo que estava passando daria frutos excelentes, pois Ele mesmo já havia afirmado que [...] se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.”(João 12.24).

Jesus nos deu o exemplo! Às vezes podemos passar por momentos que parecem duros demais, difíceis demais. Momentos em que achamos que nossa vida está de pernas para o ar, não achamos mais a direção em que seguir. Entenda que para se obter uma “bela reforma” é preciso quebrar, mudar, transformar! É preciso reconstruir! Isto pode parecer doloroso, mas saiba que quando tudo está nas mãos do Eterno Criador (Salmos 139) a tarefa é bem mais fácil (Mateus 6:25-34). É necessário confiarmos no Senhor, esperar Nele, como diz o salmista “por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.”(Salmos 43:5). Saiba que Deus tem sempre o melhor para nós, podemos não compreender o motivo de estar passando por esta “loucura” em nossas vidas, mas de uma coisa tenha certeza é depois de uma grande desconstrução que podemos refazer, renovar e contemplar como a reforma divina em nossas vidas foi perfeita, assim diz o Senhor: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei paz[...]”(Ageu 2:9)

Em Cristo,

Jefferson Rodrigues.

5 comentários:

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!