terça-feira, 6 de setembro de 2011

PRÉ VESTIBULAR: Cana e trabalho escravo sustentaram o Brasil colônia


Dica do Professor Jefferson Rodrigues: Ai pessoal, vamos falar agora sobre Brasil e nada mais interessante para compreender a estrutura social e politica do país do que compreender seu modo de produção. No periodo colonial lembrem-se que a economia estava baseada no seguinte tripé: Monocultura, latunfundio e mão - de - obra escrava. Partindo desta idéia faça a leitura a seguir e responda varias questões! Agora é com vocês!


Na segunda metade do século 16, começaram a ficar evidentes os interesses e os objetivos de Portugal nas terras brasileiras.

As relações econômicas que vigoravam entre as nações européias baseavam-se no mercantilismo, cuja base eram o comércio internacional e a adoção de políticas econômicas protecionistas.

Cada nação procurava produzir e vender para o mercado consumidor internacional uma maior quantidade de produtos manufaturados, impondo pesadas taxas de impostos aos produtos importados. Asseguravam, desse modo, a manutenção de uma balança comercial favorável... PARA CONTUNUAR LENDO CLIQUE AQUI


Fonte: educação.uol.com.br

Um comentário:

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!