quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Se os tubarões fossem “líderes” religiosos modernos...



Recentemente tive acesso a um texto que há muito tempo não lia, chama-se “Se os tubarões fossem homens”. Esta obra foi escrita no início do século XX, pelo poeta alemão e comunista Bertold Brecht, onde o autor traça uma forte crítica a sociedade capitalista moderna. Quanto a crença religiosa do autor, em nada nos acrescentará, contudo o teor de sua crítica esta bem viva, não apenas em nossa sociedade, mas especialmente, em nossas Igrejas. Vejamos, a nossa humilde paráfrase do texto:

“Se os tubarões fossem “líderes” religiosos modernos...

Sem dúvidas eles criariam no fundo mar umas imensas caixas, que chamariam de templos, onde teriam ar condicionados, cadeiras confortáveis, símbolos judaícos, bandeiras de Israel e tudo que desse um “ar de sobrenatural” a estas caixas, para que os peixinhos que lá entrassem se sentissem encantados com toda a estrutura e nem percebessem que estavam sendo enganados pelos discursos dos tubarões e serviriam posteriormente como alimentos para eles.

Se os tubarões fossem “líderes” religiosos modernos....

Eles encantariam os peixinhos pelo seu tamanho e poder. Ensinariam a eles que quanto mais se entregassem em sacrifícios, mais eles seriam abençoados e chegariam a ser como os grandes tubarões. Mostraria que quanto mais eles fizessem um voto grandioso, esquecendo-se inclusive de suas famílias, eles teriam o tão invejado “poder” que foi entregue aos tubarões, e que somente eles, os tubarões, poderiam dar aos pobres peixinhos. Os tubarões diriam que somente na sua caixa os peixinhos encontrariam a verdade, pois receberão uma revelação “sobrenatural” e ninguém poderia julgá-los!

Se os tubarões fossem “líderes” religiosos modernos....

Criariam logo uma rede de rádio, TV e fundariam uma escola de formação de “lideres”, onde poderiam propagar para mais peixinhos que o melhor lugar para estarem era em suas caixas e que lá teriam poder e seriam semelhantes a eles. Muitos peixinhos desejosos em serem iguais aos tubarões iriam defendê-los e dizer que eles só querem o bem dos peixinhos, portanto, seguindo os tubarões seriam felizes.

Através de seus programas de TVs, encantariam mais peixinhos e arrebanhariam alguns outros peixes livres para as suas caixas e desta forma teriam “alimento” para um bom tempo. Nas escolas de formação deixariam vagas para alguns peixinhos, que se sentiriam lisonjeados e trabalhariam duro para encherem novas caixas para os tubarões.

Veríamos inclusive guerra entre grandes tubarões através de seus programas de rádio e TV. Se ofenderiam, trocariam acusações, defenderiam as suas verdades e acusariam o outro tubarão de desejar apenas se alimentar dos indefesos peixinhos. Contudo, no final de tudo todos os tubarões almejavam a mesma coisa: comer os peixinhos!

Se os tubarões fossem “líderes” religiosos modernos....

Os peixinhos não conseguiriam ver seu fim, pois já estavam fascinados com a possibilidade de ter poder, de serem iguais aos grandes tubarões. Mas nada disto, admiração, fidelidade e dedicação, livrariam os pobres peixinhos de servirem apenas para uma coisa: ALIMENTAR OS TUBARÕES!

Resumindo: Se os tubarões fossem "líderes" modernos, eles se auto proclamariam Patriarcas, Apóstolos, Bispos ou talvez semi-deuses!


Reflexivamente em Cristo,

Jefferson Rodrigues

2 comentários:

  1. meus parabéns!!!!!!!
    Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
    II coríntios 3:12
    meu amado continue com esse blogger ele é uma benção!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!