quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O espelho e a Bíblia: qual a semelhança?


O espelho é um objeto considerado quase sem importância nos dias de hoje. Mas a exemplo do vidro que já foi valiosíssimo, este objeto também já teve um alto valor na antiguidade, durante a Idade Média e início do período moderno. Por exemplo, durante o início da colonização do Brasil os ameríndios (indígenas brasileiros) trabalhavam arduamente em troca de vários presentinhos, entre eles o espelhos, demonstrando que este utensílio era uma espécie de Ipad dos tempos antigos.

Agora vejamos como este objeto pode se tornar seu pior inimigo ou seu melhor amigo. Como o espelho é um objeto que reflete a nossa imagem ele é capaz de monstrar nossas imperfeições físicas. Mostra por exemplo quando estamos gordos, magros, desarrumados ou elegantes. Desta forma, o espelho apresenta aquilo que menos gostamos em nós ao tempo que nos adverte onde podemos melhorar. Contudo, este objeto só terá a real utilidade, quando somos capazes de entender as imperfeições que ele reflete de nós e formos capazes de realizar mudanças em nosso visual.

Da mesma forma, a Bíblia sagrada funciona como um espelho para nós. De nada nos valerá ter uma Bíblia em casa, conhecer todo o sistema de símbolos e códigos lá existentes, decorar todos os versículos, se não formos capazes de nos ver na condição de alguém falho (Romanos 3.23), de uma pessoa que precisa da misericórdia e da infindável graça de Deus (Romanos 5.1). Muitos cristãos (cristãos?) não são capazes de reconhecer seus erros, suas limitações e por conta disto permanecem na sua pequenez espiritual e não conseguem crescer na Graça e no conhecimento do Senhor (2 Pedro 3.18). Você precisa mudar esta história! Não veja a Bíblia como um livro voltado apenas para as falhas dos outros, mas entenda-a como um espelho que reflete aquilo que em você deve ser melhorado.

Por fim, afirmo que nós precisamos melhorar, eu e você temos defeitos! Faça uma lista sobre aquilo que você precisa mudar e peça ajuda ao Senhor, pois o Espelho de Deus estará sempre nos mostrando o que podemos fazer para ser uma pessoa melhor até que “[...] todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4.13)

Desejoso em refletir a imagem de Cristo,

Jefferson Rodrigues

Um comentário:

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!