quinta-feira, 29 de março de 2012

DICAS PARA EBD, LIÇÃO 01 EM 01/04/12: AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE

 
  Pr. Ciro Sanches Zibordi
 
ESTUDO SOBRE AS IGREJAS DO APOCALIPSE

Leitura bíblica: Apocalipse 1.4,19

I. Considerações iniciais


1. O livro de Apocalipse é dirigido às sete igrejas da Ásia (1.4) e está dividido em três partes, contemplando passado, presente e futuro (1.19).

a) “Escreve as coisas que tens visto” — cap.1;

b) “e as que são” — caps.2-3;

c) “e as que depois destas hão de acontecer” — caps.4-22.


2. As cartas às sete igrejas da Ásia não aludem a períodos da História da Igreja, pois nelas se mencionam lugares e pessoas que realmente existiram. Elas também não foram organizadas da melhor para a pior igreja, nem da pior para a melhor.


3. Apesar de não sermos os destinatários originais dessas cartas, boa parte do que foi dito por Jesus àquelas igrejas é extensivo a nós: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2.7,11,17,29; 3.6,13,22; 13.9). A igreja nascente começou com os doze discípulos do Senhor Jesus, que ouviram ensinamentos que, em sua maioria, são válidos para hoje (Mt 5-7,24,25; Jo 13-17). Nós somos a continuação da igreja primitiva.

quarta-feira, 28 de março de 2012

"CASTELO FORTE É O NOSSO DEUS..."


Texto base: “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Salmo 18.2)

Quando miseráveis seres humanos, como você e eu, assumimos uma posição de liderança na Igreja, pela Graça de Deus, somos na maioria das vezes, vistos como alguém que tem sempre a oferecer, seja conforto, seja ensino ou talvez um bom conselho. Isto, sem dúvidas, é Graça do nosso Deus! Mas muitas vezes precisamos também destas expressões de conforto e sentimento. É neste ponto que muitos irmãos que estão em lideranças na Igreja acabam sofrendo, pois não conseguem compartilhar suas angustias com medo de serem considerados fracos e impotentes para exercerem a liderança.
Meus amados, quanta bobagem! Somos simplesmente poeira diante da grandiosidade de nosso Criador e mesmo assim queremos ser muita coisa. Paulo nos diz: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7.24), imagine que o Apóstolo dos Gentios se considerou miserável homem, e o que direi de mim?!! Sou também um trapo diante da majestade de Deus, o profeta Isaias falou: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; [...] (Isaias 64.6).

terça-feira, 27 de março de 2012

NÃO TROQUE O CORDEIRO (JESUS) PELO COELHINHO!


"Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."(1 Coríntios 5.7b)


segunda-feira, 26 de março de 2012

VALDOMIRO X EDIR MACEDO:O QUE PAULO DIRIA SOBRE ESTA DISPUTA?



Por Renato Vargens

“[...] Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." ( 1 Coríntios 5:1-13)

O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios demonstrou surpresa em saber que um homem, membro da igreja de Corinto, estava tendo relações sexuais com a mulher de seu pai. Ao saber dessa aberração  comportamental, Paulo manifestou sua perplexidade em perceber que os irmãos não haviam tomado qualquer tipo de providência quanto a este grave ato de imoralidade.  Vale a pena ressaltar que o estado de estupefação do apóstolo, se deveu também ao fato de que nem mesmo os gentios cometiam este tipo de pecado.   Paulo também demonstrou sua indignação quanto a passividade da igreja orientando os irmãos de Corinto a disciplinar com firmeza o transgressor, entregando o seu corpo a Satanás, até porque,  para Paulo, era inconcebível a ideia de um cristão cometer tamanha aberração.

sábado, 24 de março de 2012

MORRE CHICO ANYSIO. A VIDA PASSA PARA TODOS!


 
                 Por Jefferson  Rodrigues
Na esfera cultural/humorística o Brasil perdeu um de seus maiores ícones em humor, Chico Anysio aos 80 anos de idade. Segundo nota divulgada pelo Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde ele estava internado havia três meses, o humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Sempre quando vejo pessoas que fizeram parte, de alguma forma, de nossa vida morrer, reflito nas palavras de Salomão sobre a efemeridade da existência humana (Eclesiastes 2). Não importa se você é um “simples” cidadão ou se é um ícone na mídia mundial.

sexta-feira, 23 de março de 2012

MAIS PERTO DO 666? EUROPA SE PREPARA PARA ABOLIR O DINHEIRO


Em muitos países europeus, os cartões de débito e crédito e as transferências online já substituíram o dinheiro em espécie. Na Suécia, o debate é sobre quando será extinta a necessidade de se carregar dinheiro.
Um dos benefícios apontados é reduzir a delinquência, em especial os assaltos. “Se pudermos reduzir a quantidade de dinheiro que circula nos bancos e na sociedade, também reduziremos os roubos”, afirmou Marie Look, do sindicato dos bancários. “Quando abandonarmos totalmente o dinheiro, não haverá mais roubos, porque não fará sentido assaltar um banco que não tenha nada para ser levado”.
Desde 2010 há uma campanha pelo fim do dinheiro no país que conta, inclusive, com o apoio de famosos, como o ex-membro do grupo Abba, Bjorn Ulvaeus. Ele disse:  “Não há razão prática clara, até onde eu possa ver, para continuar usando notas e moedas. O que existe são óbvias vantagens de se desfazer delas. A Suécia poderia ser o primeiro país do mundo a adotar essa medida”.

quinta-feira, 22 de março de 2012

DICA PARA EBD/CPAD: PLANO DE AULA PARA A LIÇÃO 13, DO DIA 25/03/2012.


SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE.

Caro professor, chegamos ao final do primeiro trimestre e juntamente ao final de nossa lição. Aproveite para provocar a turma realizando alguns questionamentos que façam os educandos refletirem sobre as lições estudadas no trimestre. A orientação pedagógica da Revista traz três perguntas que podem ser utilizadas como ótimos pontos de contato, vejamos:
Ø “Qual lição vocês consideram mais relevante?” “Por quê?” “O que podemos extrair desta lição para nosso uso diário?”
Lembre-se, são apenas sugestões e que de acordo com o desenvolvimento de sua turma você poderá estender ou reduzir o tempo que será usado para esta discussão.
OBJETIVO GERAL DA LIÇÃO:
Ø Apresentar Jesus como a fonte da verdadeira prosperidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Entender que a vida abundante consiste no equilíbrio;
Ø Explicar quais são os erros acerca da pobreza;
Ø Conscientizar-se de que a vida abundante não superestima o corpo nem nega a alma.

quarta-feira, 21 de março de 2012

7 RAZÕES PORQUE OS EVANGÉLICOS ABANDONARAM AS ESCRITURAS


Por Renato Vargens

Parte da igreja evangélica brasileira encontra-se mergulhada nas mais incongruentes distorções teológicas. Basta olharmos para os nossos arraiais que percebemos a complicada situação vivenciada por aqueles que se dizem cristãos. De certa forma acredito  isso se deva ao fato de termos abandonado as Escrituras. 

É claro que a relativização da Bíblia não se deu de uma hora para outra. Na verdade, ouso afirmar que o abandono das Escrituras Sagradas se deu paulatinamente, proporcionando a longo prazo a miscigenação do evangelho.

Isto, posto, gostaria de elencar algumas razões porque os evangélicos abandonaram as Escrituras.

terça-feira, 20 de março de 2012

É CADA CAMPANHA!! QUAL SERÁ A PRÓXIMA??


Como diria o "filósofo" Kiko (aquele que é o tesouro da mamãe): "Que coisa não!" Qual será a proxima? Deixem sugestões!

Vi no genizahvirtual.com 

segunda-feira, 19 de março de 2012

10 COISAS QUE DECLARAMOS CRER, MAS PROVAVELMENTE NÃO CREMOS



Por Samuel Torralbo
1) Declaramos acreditar que, a Bíblia é a palavra de Deus – Mas quantas horas por dia passamos lendo, meditando e aprendendo com a Bíblia?
2) Declaramos acreditar na missão da Igreja – Mas quantas almas ganhamos para Cristo? – O que temos feito realmente por missões? – Quanto tempo passamos em oração pelas almas?
3) Declaramos acreditar que, buscando o Reino de Deus e a sua justiça, as demais coisas são acrescentadas – Mas porque a maioria dos cristãos passam a maior parte do tempo buscando as demais coisas?

domingo, 18 de março de 2012

TRÊS VERDADES BÍBLICAS SOBRE O AMOR.


Texto base: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 João 4.8)

Se existe um tema que a Igreja parece ter esquecido é o Amor. Cansei de ver alguns irmãos “torcerem” o rosto quando se anuncia que a mensagem que será pregada fala sobre Amor. Parece que tal temática está fora de moda, ou ainda não diz respeito a mensagem de Cristo. Ledo engano, esta é a própria mensagem do Senhor Jesus (João 3.16). O amor é cantado, falado e anunciado desde o Antigo Testamento e finda com a Revelação final do Senhor. Toda a Bíblia nos fala sobre amor, seja ele no sentido carnal, de desejo (Eros) ou no sentido pleno, espiritual (Ágape). Contudo, deixarei três verdades - poderiam ser mil ou mais - que a Palavra fala sobre o Amor (Ágape), vejamos:

sexta-feira, 16 de março de 2012

HUMOR: VOCÊ JA VIU UM CENTAURO? OS GREGOS TINHAM RAZÃO!...kkkk

Pérolas do Facebook by Bárbara Damaris - minha irmãzinha!

O QUE É UM BLOG APOLOGÉTICO? QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A FÉ CRISTA?

Por Renato Vargens
O Senhor pela sua graça tem levantado em nosso país inúmeros Blogs e Sites apologéticos. Poderia falar de inúmeros destes, no entanto, em virtude do espaço, gostaria de mencionar somente alguns, como o Púlpito Cristão, Norma Braga, O Temporas O Mores, Ciro Zibordi, Bereianos, Apenas, Voltemos o Evangelho, Márcio de Souza, Cantem as Escrituras entre tantos outros mais.

O Senhor pela sua bondade me concedeu o privilégio de escrever. Pela graça do Pai tenho escrito livros, artigos e crônicas pastorais, que nos últimos anos tem abençoado milhares de pessoas nos mais diferentes países.

Pois bem, ultimamente, em virtude da gritante apostasia evangélica, bem como as aberrações teológicas dos apóstolos da modernidade, tenho dedicado parte dos meus escritos a apologética, onde de forma séria tenho procurado defender a doutrina cristã. Entretanto, algumas pessoas ao longo dos últimos meses me têm escrito criticando a minha forma de defender a fé. Para estes, em nome do amor, eu não deveria apontar os desvios doutrinários das igrejas evangélicas e sim promover a unidade da Igreja de Cristo Jesus. Segundo estes irmãos, defender a fé não deve ser responsabilidade do cristão, até porque, somente o Senhor é quem possui poder para julgar os corações dos homens.

quinta-feira, 15 de março de 2012

PERGUNTE AO MISSIONÁRIO. SERÁ QUE ELE RESPONDE?


Nada mais comum, hoje em dia, do que ligar a TV em algum canal e nos deparar com programas ditos evangélicos. Na maioria dos casos, tais programas oferecem soluções mágicas para sua vida financeira, “olho gordo”, mal olhado, “espinhela caída” e tudo que está indo contra sua prosperidade material. Mas o que vemos é uma total falta de conhecimento da Palavra de Deus por parte dos bispos, missionários e apóstolos. Isto ficou ainda mais claro para mim ontem (14/03/2012), quando me deparei com um famoso missionário, respondendo a seguinte pergunta em seu programa de TV na Band: “Missionário, porque João Batista começou a batizar?”

terça-feira, 13 de março de 2012

BANDA DE FORRÓ "GOSPEL" PIAUIENSE GERA POLÊMICA NACIONAL.


No Brasil, o “gospel” abrange vários estilos, desde a música tocada pelas igrejas, passando pelo rock, samba e até o ritmo caracterítico dos nordestinos: o forró.
O Ministério Pedra de Esquina é do Piauí e existe há sete anos. Já gravou 3 CDs e 2 DVDs.
Methuzael, um dos vocalistas, comenta “Temos um trabalho diferenciado e temos uma mensagem de alegria, uma mensagem que tem encantado e transformado muitas vidas e isso não vem de nós é um Dom de Deus”.
Durante o lançamento do segundo DVD, “Quero Muito Mais”, o Ministério produziu seu primeiro clipe (assista a seguir), “Patricinha de Jesus”, que, segundo eles, está gerando polêmica.

HISTÓRIA: HARPA CRISTÃ COMEMORA 90 ANOS

    Todos que me conhecem sabem o apreço que tenho pelo hinário assembleiano, chamado Harpa Cristã. Agora em 2012 nosso hinário completará 90 anos de história e por conta disto a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), lança um vídeo contando a história deste hinário e de alguns belos hinos. Confira o breve documentário e aprenda mais sobre a história da Assembleia de Deus no Brasil!



segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANO DE AULA PARA LIÇÃO DA EBD Nº 12 EM 18/03/12: “O PROPOSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE”

“O PROPOSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE”


Caro professor, a seguir apresentarei uma sugestão de como o amado (a) irmão (a) poderá  guiar-se durante a lição de numero 12 da EBD/CPAD. Lembre-se que o plano de aula serve apenas para direcionar o professor, assim como a revista, você não deve estar preso ou engessado no plano ou na revista, pois afinal lidaremos com pessoas que divergem em seus posicionamentos e portanto, devemos aproveitar esta maleabilidade para enriquecer nossa aula.
OBJETIVO GERAL:
Ø Compreender que tudo que temos provém de Deus, portanto, deve servir para o crescimento do seu reino. (Romanos 11.36)
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Ø Compreender que Deus é a fonte de toda a prosperidade;
Ø Conscientizar-se de que todos têm carências e que estas podem ser supridas pelo Senhor;
Ø Explicar porque devemos ajudar os necessitados e carentes.
Metodologia:
Sugiro ao nobre professor (a) que faça uso das discussões em classe, especialmente através do método pergunta/resposta. Para isso estimule o aluno através de algumas perguntas básicas no inicio da aula, como por exemplo:

domingo, 11 de março de 2012

BEBIDA ALCOÓLICA: É LICITO AO CRISTÃO?

Nota do Historia com Cristo: Atendendo a solicitação de alguns irmãos, postaremos novamente este estudo. Façam bom proveito!



Texto base: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6.12)
 
No início de minha fé e com o pouco conhecimento que tinha sobre as diversas vertentes protestantes que existem, não passaria por minha mente algo similar à possibilidade de uma pessoa que se diz cristã consumir, mesmo que moderadamente em sua casa, bebida alcoólica. Mas o tempo se passou e pude conhecer (não concordar!) inúmeros irmãos, sinceros em Cristo, de Igrejas como Anglicana, Presbiterianas (algumas vertentes) e outras de origem reformada que fazem uso de bebidas alcoólicas em seus lares e aprendi um pouco mais do que a Palavra de Deus fala sobre o assunto. Neste ponto, em meio a diversas dúvidas sobre o assunto, apresentadas por irmãos que desejam seguir na vontade de Deus, decidi escrever este artigo, sem paixões a dogmas ou denominações religiosas, mas centrado na Bíblia e numa análise racional sobre os efeitos do álcool na vida de milhares de pessoas no mundo.
1. O que nos diz a Palavra de Deus?

sexta-feira, 9 de março de 2012

MISSÕES: AUMENTA O NÚMERO DE CRISTÃOS NA ÍNDIA


A Índia, uma superpotência econômica emergente com mais de um bilhão de pessoas,  é uma das nações mais pobres da terra. É também uma potência nuclear onde o gado anda pelas ruas e a democracia nega sistematicamente direitos humanos básicos a milhões de seus cidadãos, mostrando ser uma terra de grandes contrastes.
Mas algo surpreendente tem acontecido nos últimos 20 anos. Segundo o Charisma News, enormes cruzadas evangelísticas testemunharam milhões de indianos se voltando para Cristo. Em meados da década de 80, não havia mais do que um punhado de igrejas de mil pessoas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

SARAH SHEEVA NO "AGORA É TARDE"...COMO SEMPRE SARAH SHEEVA.

A cantora e pastora Sarah Sheeva concedeu entrevista ao apresentador Danilo Gentili, no programa Agora é Tarde, da Band. Na entrevista Sarah falou sobre sua infância, adolescência, trabalhos que desenvolve como pastora e sobre o “Culto das Princesas”, evento que promove em todo o Brasil, voltado às mulheres.
No começo do programa, a pastora presenteou Gentili com dois livros de sua autoria, dizendo ter autografado apenas um deles, que é voltado para pessoas solteiras. “Quando você me perguntou se eu era solteiro, achei que estava me cantando”, brincou Danilo. Sarah, sem perder o bom humor, respondeu que não: “É ruim, hein? Você não faz meu tipo!”.

terça-feira, 6 de março de 2012

DICAS PARA EBD, LIÇÃO 11 EM 11/03/12: COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE.


O trabalho e o Cristão
Texto base: Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Tessalonicenses 3.10)
Amados irmãos, devido à solicitação de alguns professores da Escola Dominical, procuraremos a partir de agora apresentar alguns temas que sejam pertinentes às lições propostas pela revista de EBD produzida pela CPAD. Neste subsídio, trataremos sobre o valor do trabalho, tendo como base o tema da lição de numero 11 (Como alcançar a verdadeira prosperidade).

segunda-feira, 5 de março de 2012

"CAIR NO ESPIRITO" TEM RESPALDO BIBLICO?


 Por Ciro Sanches
 
Muitos propagadores do “cair no Espírito” afirmam que, no dia de Pentecostes, o “mover de Deus” foi tão grande e espantoso que uma parte da multidão reunida em Jerusalém pensou que os cristãos estavam embriagados (At 2.13,16). Mas o contexto mostra que a zombaria dos incrédulos se deu em razão de os servos do Senhor terem falado nas línguas das pessoas de diferentes nacionalidades que ali estavam (vv.5-11). O culto a Deus deve ser controlado pelo Espírito Santo, que age em perfeita harmonia com a Palavra, para que tudo ocorra com decência e ordem (1 Co 14.20-40).

Na hierarquização feita pelo Senhor quanto a dons ministeriais, Ele priorizou os ministérios ligados à pregação e ao ensino (1 Co 12.28). Nas igrejas em que ocorre o “mover” em apreço, a exposição da Palavra torna-se secundária ou até “desnecessária”. Alguns defensores de manifestações não previstas em Marcos 16.15-18 citam 1 Coríntios 1.25 e afirmam: “Você acha esse mover estranho? Isso é a unção da loucura de Deus”. Entretanto, este termo não se refere à loucura proveniente de Deus. Trata-se de uma alusão eufêmica à superioridade da sabedoria do Senhor em relação à dos homens.


Daniel 10.8-9 e Apocalipse 1.17, em razão de mencionarem as quedas de Daniel e João, são passagens usadas em prol do “cair no Espírito”. O primeiro, sem forças para permanecer em pé, após ter jejuado por três semanas, caiu sobre o seu rosto, sendo imediatamente amparado por um enviado de Deus, que ordenou: “levanta-te sobre os teus pés” (v.11). O caso de João é semelhante (Ap 1.10-18). Nota-se que nenhum dos dois foi derrubado por sopros ou golpes de capas, tampouco perdeu a consciência. Ambos caíram prostrados sobre os seus rostos, diante da glória do Senhor.


Outra passagem muito citada na tentativa de avalizar o “cair no Espírito” é João 14.12: “aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas”. Aqui, o termo “obras” (gr. ergon) significa: “trabalho”, “ação”, “ato”. Exegeticamente, “obras maiores” são as mesmas realizadas por Jesus, mas em maior quantidade e alcance, e não em qualidade. O Senhor não aludiu a novos “moveres”, mas à pregação do Evangelho e à expansão do seu Reino na terra.


Finalmente, o texto mais citado pelos pregadores que ministram o “cair no Espírito” é 1 Reis 8.10-11. Mas esta passagem nada fala sobre essa manifestação. Ela relata que a nuvem da glória do SENHOR encheu a sua Casa e impediu os sacerdotes de ministrar: “não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem”. Eles se retiraram do local, pois “não puderam permanecer ali” (ARA). Em Atos dos Apóstolos não há referência que abone o “mover” em questão. À luz do Novo Testamento, são os demônios que lançam pessoas ao chão (Mc 9.17-27; Lc 4.35). Jesus jamais derrubou alguém mediante sopros, golpes de capa ou imposição de mãos. Em seu ministério terreno, Ele ensinava, pregava e curava os enfermos (Mt 4.23; At 10.38).


Fonte: Ciro Sanches Zibordi
- no Blog do Ciro
Artigo publicado no jornal Mensageiro da Paz de fevereiro de 2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

OS “OTÁRIOS” EVANGÉLICOS, O PADRE E O VÉU RASGADO!


Há alguns dias tinha visto o vídeo que mostraremos abaixo, porém, resolvi não publicá-lo por achar esta discussão entre católicos e protestantes, um tanto infrutífera, preferindo falar do Amor de Cristo. No entanto, diante de algumas solicitações darei uma resposta as colocações do nobre Pe. Paulo (nome bem sugestivo) e suas colocações agressivas sobre a crença de nós evangélicos em Cristo e a mediação em favor dos irmãos. CONFIRA O VÍDEO COMPLETO A SEGUIR:

Não farei menção direta a colocação feita pelo padre, onde diz que a “sua religião” é humilde, mas coloco um pergunta: Qual é a religião dele mesmo? Se for o cristianismo, realmente podemos dizer que é humilde. Todavia se for o catolicismo, já não é bem assim! Para isto veja o Vaticano com toda a sua riqueza e ostensividade, sua hierarquia rígida e alguém que se declara como o substituto de Cristo na Terra, no caso o Papa. Se isto é humildade, então preciso rever meus conceitos!
Outro ponto apresentado pelo nobre padre refere-se a suposta arrogância da parte dos evangélicos por se chegarem direto a Deus, chamando-nos inclusive de otários. Não compreendo onde este senhor encontra arrogância em cumprir as palavras do Mestre, ou seja, pedir ao Pai em nome do Filho: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”(João 14.13, 14) . O Senhor Jesus deixa-nos a orientação de buscá-lo diretamente e que não há necessidade de outro meio se não a fé em seu nome (Hebreus 11.1,6), ou seja, a fé em Sua ação e obra expiatória na cruz do Calvário. E foi no Calvário que Jesus nos permitiu ter acesso direto ao Pai, fato evidenciado pelo véu do Templo rasgado de alto a baixo na hora da morte de Cristo na cruz (Mateus 27.51). O véu do Templo simbolizava a separação entre o povo “comum” e a manifestação de Deus (Êxodo 26.31), podendo ter acesso ao interior deste véu, somente uma pessoa, uma vez ao ano, no caso, o sumo sacerdotes (Hebreus 9.7,8). O véu rasgado simbolizou o acesso de todos os homens direto ao Pai, sem necessidade de cerimônias, ou intercessores, mas “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. (Hebreus 9.15).
Neste sentindo, não consigo compreender como se torna necessário, para este padre, retornar aos sacrifícios ou mediadores para falar com nosso Pai. Percebemos claramente que em favor das tradições religiosas despreza-se uma das maiores bênçãos realizadas por nosso Senhor Jesus Cristo: a adoção de filhos por Deus (João 1.12; Romanos 8.14,15). E se somos filhos (ainda que seja adotivos) temos acesso direto ao nosso bondoso Pai, através de nosso Senhor e Salvador Jesus, pois “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. (Romanos 8.17).
Por fim amados irmãos, não desconsideramos o papel maravilhoso exercido pela nossa irmã Maria (VEJA AQUI NOSSA OPINIÃO), muito menos pelos apóstolos de Cristo ou ainda os vários mártires que deram a vida por Amor de Cristo. Mas entendemos que a Palavra de Deus não nos orienta, em hipótese nenhuma, a pedir a intercessão destes servos de Deus por nós (após sua morte, é claro), ao contrário, ela nos orienta que somente Jesus intercede por nós junto ao Pai (Romanos 8.27; 1 Timóteo 2.5; Hebreus 9.27). O que a Palavra de Deus nos orienta é a intercessão, enquanto estamos vivos, de uns pelos outros (Filipenses 4.6; Colossenses 4.2), como forma de cuidado e amor pelo nosso irmão, como bem nos mostra o Apóstolo Tiago, ao afirma: “Esta alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. (Tiago 5.14). E fazemos isto não por nós mesmos, mas através de nosso Senhor Jesus Cristo (João 14.13,14).
Em meio a tudo que foi exposto, afirmo que NÃO SOMOS OTÁRIOS, por acreditar que Jesus é nosso mediador, muito menos prepotentes, acreditando que não precisamos dos outros irmãos, pois entendemos que o Amor ao próximo é essencial e a vida em comunidade símbolo da Igreja verdadeira de Cristo (Lucas 10.47; Romanos 13.9; Gálatas 5.14) . Apenas somos seguidores do ensino de Jesus e concluímos afirmando: “Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7.25)

Confiantemente em Cristo,
Jefferson Rodrigues