domingo, 8 de janeiro de 2012

Razões para discordar da música “Sabor de mel



Texto base: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” (Mateus 5.44)

De início ressalto que toda música tem liberdade poética, portanto não precisa necessariamente estar presa a rusticidade das letras teológicas. Agora uma música que se propõe cristã deve, no mínimo, primar pelo princípio básico da Palavra de Deus de Amor ao próximo. Esclarecido este ponto, apresentarei algumas razões para discordar desta e de tantas outras músicas que se tornam modinhas gospel. CONFIRA LETRA COMPLETA AQUI

Em primeiro lugar destaco o antropocentrismo (o homem sendo o centro) desta canção. Perceba que a finalidade da música não é glorificar a Deus, mas antes ser “glorificado” por Deus. No início da música é destacado que “o agir de Deus é lindo...”, mas este agir está centrado na atuação de Deus dando a tão desejada “vitória” a um “escolhido”. Lembro aos irmãos que aos escolhidos verdadeiramente por Deus não está garantida vitória aqui, antes estão passíveis de serem provados (1 Corintios 10.13), de serem perseguidos (Mateus 5.11) e de passarem por aflições (João 16.33). A todos estes escolhidos está garantida a vitória Eterna (1 João 2.25), esta é a promessa que temos a vitória final sobre a morte (1 Coríntios 15.54-56), o repousar nos braços do Pai e não mais ter que enfrentar dor, choro, doenças ou qualquer outra provação (Apocalipse 21.4)

Outro ponto que me entristece profundamente, mas que infelizmente está enraizado no imaginário de muitos irmãos que se dizem pentecostais, é a exaltação, é considerar que Deus te dá algo para ser mais ou melhor que o seu irmão. Veja o que a letra da música fala: “quem te viu passar na prova e não te ajudou; Quando ver você na benção vão se arrepender; Vai estar na platéia e você no palco [...]”. MISERICÓRDIA!!! Onde ficam as palavras do Mestre Jesus, ao nos ensinar que devemos amar nossos inimigos (Mateus 5.43), e pior, muita gente utiliza esta letra para tripudiar não sobre o inimigo, mas sobre um irmão que por não conhecer a Palavra assim como ele, causa discordia provocando-lhe profunda mágoa. Meus queridos o único objetivo que o Senhor Jesus nos concede seu favor é para que sejamos úteis para o Reino de Deus! Devemos orar pelos nossos inimigos (Mateus 5.44), não para que sejam destruídos, mas para que o Senhor os alcance pela sua misericórdia. Não devemos esperar “estar no palco”, desfilando e nos aparecendo com a posição que Deus nos concedeu, mas antes devemos lembrar que “E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.” (Marcos 10. 44).

Por último, destaco o refrão da música que fala: Tem sabor de mel; Tem, sabor de mel; A minha vitória hoje; Tem sabor de mel.” Isto gruda na cabeça de quem ouve, porém, não condiz com Santa Palavra de Deus, pois o sabor de mel a que a música se refere é aquele apresentado no livro de Apocalipse 10.9, onde a mensagem dada a João teria um sabor na boca doce como mel, mas o final seria amargo para o ventre, ou seja, difícil de digerir, já que eram palavras duras. Não há qualquer referência a uma possível facilidade na vida, inclusive dos escolhidos de Israel (Apocalipse 7.1-8), pois estes enfrentariam duras provas durante a tribulação (Apocalipse 14), mas aos fiéis, o Senhor livrou suas almas de perecerem no inferno!

Para finalizar, respeito quem gosta desta canção, mas deixo claro que em nada lembra os ensinos de Jesus e para mim não passa de uma letra antropocêntrica que faz muito bem para o ego, mas tem pouco proveito para o crescimento cristão e para o florescimento do Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) na vida do cristão. Amém?


Em Cristo,

Jefferson Rodrigues

3 comentários:

  1. ...nossos conjuntos cantam ''músicas'' sem ter noção do que estão cantando, dizendo que estão adorando a Deus, mas não passam de vozes jogadas ao vento...Misericórdia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlyne Gomes obrigado pela sua contribuição. Infelizmente seguimos apenas determinado modismo e com isso não nos atentamos para a mensagem cristocentrica!
      Que o Senhor nos ajude,
      Jefferson Rodrigues

      Excluir
  2. A MUSICA FALA DO SALMO 27.

    ResponderExcluir

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!