segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ELES NÃO QUEREM PLANTAR ESTA SEMENTE!!



Texto base: “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (2 Coríntios 9.6)
Ultimamente este versículo de 2 Coríntios 9.6 tem sido o “carro chefe” de vários pregadores da Teologia da Prosperidade, no entanto, só fazem uso deste texto para pressionarem psicologicamente seus seguidores a contribuírem para suas empresas multinacionais crescerem cada vez mais! Faremos agora, de forma rápida, uma verdadeira explanação do que realmente o apóstolo Paulo ensinou aos coríntios aos escrever esta carta.
Para começarmos, é necessário entender que Paulo escreve esta carta com várias finalidades como advertir falsos ensinos (2 Coríntios 2.17), exortação bíblica à verdade (2 Coríntios 3.1 à 7.16), orientações a oferta (2 Coríntios 8.1 à 9.15), bem como a defesa de seu ministério apostólico (2 Coríntios 10.1 à 13.10). Tendo em mente esta divisão, encontramos o versículo base de nosso texto inserido nas orientações dadas por Paulo para que estes irmãos ofertassem com amor e dedicação. Vem então a pergunta: Se é assim, os “telepregadores” estão corretos em ensinar que devemos ofertar (plantar a semente) para ser restituído varias vezes mais por Deus (colher os frutos da plantação)?
Para responder esta questão faremos outras perguntas: Paulo ensinava aos cristãos a ofertarem para quem? Seria oferta ao seu ministério internacional? A resposta é um sonoro NÃOOOO! Claro que a idéia central do Apóstolo dos Gentios, não era o crescimento financeiro de seu ministério, pois ele mesmo declarou que não queria ser “pesado” aos irmãos e preferia trabalhar (2 Tessalonicense 3.8), como poderia agora incentivar aos irmãos em Corinto a “financiarem” seu ministério em troca de favores divinos? Paulo como imitador de Cristo (1 Coríntios 11.1) priorizava o Amor entre os irmãos (Romanos 13.9; 1 Coríntios 13) e amor deve ser expresso por ações e não apenas palavras! E aquele era o momento ideal para a Igreja em Corinto apresentar seu real amor aos irmãos que estavam necessitando em Jerusalém (Romanos 15.25-27). Paulo ensina que mesmo os irmãos pobres da Macedônia (onde ele estava) tinham contribuído em amor para o sustento dos irmãos de Jerusalém (2 Coríntios 8.1-5)   e orienta aos coríntios a fazerem o mesmo, não para que ficassem ricos, ou recebessem muito em troca desta “generosidade”, Paulo o faz simplesmente porque isto é uma forma agradável de amor e de retribuição àquilo que o Senhor tinha feito por eles, veja o que a Palavra nos diz: “No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade,”(2 Coríntios 8.14).A idéia em momento algum era que Deus fosse retribuir o as suas doações com um carro novo, uma empresa maior ou algo deste tipo, Paulo ensina que a demonstração de amor seria retribuída, caso houvesse necessidade, com outra da mesma forma, assim como foi ensina por Jesus (Lucas 6.21-38)!
Na continuação, Paulo demonstra o receio em ser considerado desonesto pelos irmãos, e para tanto, faz uso de um irmão escolhido por várias Igrejas, para ajudá-lo na distribuição das ofertas, que pelo contexto apresentado não se restringia a dinheiro apenas (2 Coríntios 8.19,20). Alguém já viu estes sementeiros televisivos realizando algo parecido? Suas economias milionárias são administradas sabe Deus de que maneira, e na maior cara de pau fazem um relatoriozinho na televisão ou em uma de suas revistas, apresentando onde foram investidos milhões de reais dos ofertantes. Procure quanto foi destinado a atender aqueles necessitados no Brasil, na África ou em qualquer outra parte do mundo. Você verá que foi muito pouco, ou até mesmo nada! Até mesmo aqueles que consideramos suas doutrinas hereges, como os Mórmons, desenvolvem um brilhante projeto social na África. E estes sementeiros???
Por fim, vemos como Deus retribui a contribuição generosa aos santos em Jerusalém (Romanos 15.25; 2 Coríntios 9.1), o Pai Celestial provém tudo o que precisamos, não para nosso proveito próprio, mas para que possamos continuar ajudando aos necessitados. Esta é a promessa de Deus, que se ajudamos ao próximo com amor, suprimos e dividimos o que temos com aqueles que necessitam, Deus há de prover e de nos abençoar cada vez mais, vejamos: “E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra” (2 Coríntios 9.8)
 Após esta breve análise, pergunto se algum destes “telepregadores” dividem seus milhões com aqueles necessitados? Por que eles não organizam uma campanha para plantar estas sementes de Amor, ensinada por Paulo? Eles não fazem isto por que não são imitadores de Paulo, muito menos de Cristo(1 Coríntios 11.1)! Antes preferem distorcer a Palavra de Deus para que a cada dia tenham mais dinheiro no bolso e nos cofres de suas “empresas/igreja”! Termino afirmando que sobre estes profetizou Paulo (2 Timóteo 3) e Jesus apresentou seu fim (Mateus 7.22). Podemos orar para que o Senhor liberte-os e faça com eles se arrependam e retornem para o primeiro Amor em Cristo!


Plantando a semente de Amor em Cristo,

Jefferson Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar e elogiar. Apenas peço que o façam com base na Palavra de Deus. Lembro a todos que os comentários que forem ofensivos serão removidos, pois nosso espaço é para reflexão e não agressão. No mais fiquem a vontade!